Casais que superam uma infidelidade: como conseguem?

Os casais que superam uma infidelidade são capazes de falar sobre o tema posteriormente sem rancores e se apoiam entre si para que sua relação possa continuar crescendo.

Os casais que superam uma infidelidade podem ser considerados uma minoria, já que a maioria das pessoas não são capazes de perdoar uma situação difícil.

A infidelidade tem diferentes graus. Não é a mesma coisa uma relação paralela, inclusive com filhos, e um encontro sexual com uma pessoa pontual. No entanto, isso depende da percepção de cada pessoa.

Os ciúmes e as inseguranças surgem e abrem caminho para o rancor e a impossibilidade de perdoar a outra pessoa.

Os casais que superam uma infidelidade escolhem ser felizes

Casal conversando após uma infidelidade

Os membros dos casais que superam uma infidelidade têm que conhecer muito bem a si mesmos e, também, conhecer e confiar no outro.

A comunicação é extremamente importante. Falamos de uma comunicação sincera, na qual não existem reprovações, e sim a expressão dos sentimentos e emoções que nos invadem.

Quando há uma infidelidade a tendência é ficar com raiva, criticar o outro e não lhe dar sequer uma oportunidade de falar.

Isso dói muito, não há dúvida, mas os casais que superam uma infidelidade conversaram, se comunicaram e encontraram soluções.

É muito provável que muitas pessoas acreditem que este tipo de casal engana a si mesmo, mas nada mais longe da realidade. Os casais que superam uma infidelidade são honestos consigo mesmos.

Uma vez que tenham tido uma conversa com o outro e expressado seus sentimentos, é o momento de tomar uma decisão e os dois membros fazem isso conscientemente.

Desejo continuar com esta pessoa? Vou ser capaz de perdoá-la? Eu acredito que estou livre de cometer um erro como este? Vou continuar confiando no meu parceiro?

Os casais que superam uma infidelidade são capazes de responder a estas perguntas com sinceridade. Não há uma resposta certa ou errada. Nem sempre podemos perdoar uma infidelidade e não há problema nisso.

O correto é sermos sinceros e tomarmos uma decisão. Porque muitas vezes, por medos e inseguranças, continuamos em relações repletas de rancor. E aqui só há duas opções: ou perdoamos de verdade ou não.

A infidelidade como uma oportunidade para crescer

Casal observando o por do sol

Os casais que superam uma infidelidade, além de terem segurança de que podem perdoar a outra pessoa, são capazes de ver esta situação como uma oportunidade para crescer.

Ressaltamos a importância da boa comunicação. Os casais que superam uma infidelidade se comunicam, e muito. Além disso, tratam a infidelidade sem temor e sem medo para poderem usá-la como uma oportunidade para crescer.

Estes casais conseguem ver os problemas, a falta de comunicação prévia e algumas ações que foram realizadas e precisam ser melhoradas.

Por exemplo, talvez houvesse um sentimento de posse, um medo de que a outra pessoa fosse infiel (o medo excessivo às vezes se torna realidade), a falta de sinceridade sobre o tipo de relação que desejam manter, etc.

Talvez a infidelidade derive em uma relação diferente da monogamia.  Talvez ajude a resolver estas pequenas inseguranças que fizeram com que tudo explodisse desta forma.

É preciso conversar sobre tudo e, se queremos uma espécie de relação aberta, por exemplo, ou acreditamos que a outra pessoa tenta nos culpar pelo que fez, então é melhor deixar a relação.

A importância de fazer terapia de casais

Terapia de casal

Os casais que superam uma infidelidade às vezes precisam da ajuda de um profissional que saiba guiá-los no bom caminho para não se perderem.

No entanto, como já falamos, entre estes casais não há rancor, recriminações, e menos ainda, falta de respeito.

Saber gerenciar as emoções da maneira adequada e, também, saber se comunicar de forma eficaz são elementos chave para os casais que superam uma infidelidade.

Nem todo mundo é capaz de superar uma traição.

As pessoas que são capazes de fazer isso podem encontrar também um indivíduo com o qual não possam construir novamente os alicerces de sua relação devido a determinados fatores.

O importante é não se enganar, ser sinceros e honestos com nós mesmos. Podemos e sabemos perdoar algo assim?

Recomendados para você