Café da manhã e jantar: 5 chaves efetivas e fáceis para perder peso

2 de fevereiro de 2017
Você sabia que evitar o café da manha ou o jantar pode desenvolver ansiedade e inclusive influenciar na lentidão de seu metabolismo? A chave não está em comer menos, mas sim comer bem.

Os cafés da manhã e jantares são momentos chave em sua alimentação. Se os pular, descuidar ou incluir neles alimentos pouco adequados, seu corpo e seu peso notarão.

Não podemos esquecer de que a melhor dieta é aquela que mantém o metabolismo ativo.

Portanto, pularmos um jantar ou um café da manhã faz com que, por exemplo, nosso pâncreas seja obrigado a produzir mais insulina.

O problema é que assim pode colapsar seu funcionamento até o ponto em que não chegue glicose o suficiente no sangue.

Assim, estamos diante dos instantes muito importantes na rotina de nossa alimentação, dos quais podemos e devemos tomar partido.

A seguir, explicamos como fazer para conseguir perder alguns quilos sem perder em nenhum momento a saúde.

Anime-se em cuidar um pouco mais de seu café da manhã e seu jantar, comece hoje mesmo!

1. Nenhum estudo tem demonstrado que evitar jantar ou tomar o café da manhã emagrece

Todos conhecem a alguém que já o fez: deixar de jantar para perder peso.

Ainda mais, pode ser que inclusive nós mesmos o tenhamos feito alguma vez com a típica desculpa de “tomo um suco ou um copo de leite e assim acostumo meu corpo a comer menos”.

É um erro. Nosso corpo não precisa comer menos, precisa comer bem.

  • O café da manhã ou o jantar são as refeições mais importantes do dia, porque entre elas se estende um longo intervalo de horas nas quais nosso organismo não recebe nenhum alimento.
  • Não tomar café da manhã supõe começar o dia sem nutrientes e energia para pôr nosso metabolismo em curso.
  • Ainda, o jejum prolongado pode nos levar à síndrome metabólica. Corremos o risco de desenvolver diabetes ou de aumentar o nosso nível de triglicerídeos no sangue.
  • Não cuidá-los como merecem ou evitar os cafés da manhã ou jantares, supõe também aumentar nossa carga de ansiedade.
  • Maior ansiedade, mais necessidade de ingerir alimentos ricos em gorduras para aumentar nossas dopaminas, para saciar um cérebro que passou muitas horas sem comer e que precisa de glicose, nutrientes.
  • Saltar o jantar ou o café da manhã deriva, pouco a pouco, em formar um metabolismo lento com mais dificuldade para processar as gorduras.

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2. Opções de cafés da manhã e jantares ricos em antioxidantes

Café da manhã para emagrecer

Se você quiser perder peso, cuidar de sua saúde cardiovascular e fortalecer seu sistema imunológico, faça-o: inclua neles alimentos ricos em antioxidantes.

  • Tanto no café da manhã quanto no jantar, seu organismo estará mais receptivo para este tipo de elementos.
  • A primeira e a última refeição do dia precisam de um teor alto de antioxidantes para cuidar do fígado, para favorecer a desintoxicação e a assimilação correta dos nutrientes.

Os antioxidantes beneficiam o nosso organismo por diversas razões:

  • Favorecem o metabolismo.
  • Combatem os radicais livres que afetam as nossas células.
  • Em nosso café da manhã e jantar, devemos consumir alimentos que contenham antioxidantes como a alicina, as antocianinas, as catequinas ou a capsaicina.

Anote os alimentos que não devem faltar no café da manhã e no jantar:

  • Café da manhã:
    • Fruta (uvas, maçãs, ameixas, bananadas, mirtilos, mangas, mamão).
    • Limão.
    • Alho.
    • Chá verde.
    • Chá branco.
    • Café.
  • Jantar:
    • Verduras (pimentão, couve de bruxelas, cenouras, tomates, alcachofras, berinjelas).
    • Um copinho de vinho tinto.

3. Café da manhã com mais fibras, jantar com proteína magra

A fibra é sempre melhor pela manhã: ajuda a regular o trânsito intestinal, permitirá eliminar melhor as gorduras e cuidará de nosso coração.

  • Os jantares devem ser variados, pouco abundantes e muito equilibrados. Se você é dos que janta uma tigela de cereais e uma frua, deve saber que esta opção é mais recomendável no café da manhã do que no jantar.
  • Seu café da manhã agradece alimentos com fécula tais como, por exemplo, o pão de centeio, as torradas, ou qualquer cereal como pode ser a aveia.
  • Seus jantares, por outro lado, devem incluir alguma proteína magra, como o peito de frango grelhado.
  • Considere que na hora de perder peso queremos também que nossos músculos estejam firmes e não flácidos e, neste caso, as proteínas nos ajudam nisso.

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4. O segredo também está na hora

Relógio

Que horas você toma café? E a que horas você janta? Fica claro, sem dúvidas, que a maioria das vezes não podemos escolher que horas tomar café ou jantar.

  • O trabalho e nossas responsabilidades nos impedem, às vezes, de levar uma vida mais harmônica com nosso organismo e suas necessidades.

Agora, na medida do possível, seria aconselhável seguir estas dicas com as quais cuidar de nossa saúde e de nosso peso:

  • Não é adequado tomar o café da manhã assim que levantamos.
  • O ideal é beber um copo de água morna assim que sair da cama e aguardar entre meia hora e quarenta e cinto minutos para iniciar o café da manhã.

Deste modo, seu corpo, durante esse instante, metaboliza melhor as gorduras armazenadas para poder queimá-las.

  • Jante duas horas antes de dormir.
  • Se cometer o erro de preparar um jantar pesado e ficar por alguns instantes dormindo no sofá, estará fazendo ao contrário: ganhando peso.

Que tal se procuramos ajustar nossos horários para seguir estas pautas? Vale a pena tentar!

5. Nem muito e nem pouco: cuidado com os estereótipos

Aveia para perder peso

Tomar o café da manhã como um rei e jantar como um mendigo tem matizes. Mais uma vez, precisamos ignorar o senso comum e dar lugar a uma alimentação consciente e sábia.

  • Tomar café como um rei não quer dizer que devamos incluir em nossa mesa absolutamente tudo: produtos de panificadora, frutas, sucos, café, proteína, um pote de aveia, torradas…
  • Significa comer várias coisas em poucas quantidades, mas de forma equilibrada. Por exemplo, podemos adicionar em nossa tigela aveia, meia maçã e algumas nozes.
  • Ainda, podemos adicionar à nossa torrada um pouco de óleo e uma fatia de presunto York. Se acompanhar de café, terá um café da manhã ideal.
  • O jantar do mendigo não é pôr uma batata no prato. É uma sopa, um pouco de salmão e alguma torrada, por exemplo.

A chave está, sem dúvidas, em saber comer, em escutar o nosso corpo e não as nossas emoções. Convidamos a pôr isso em prática.

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