Bullying nas crianças: sinais, tipos e ações a tomar
Escrito e verificado por o psicólogo Bernardo Peña
Infelizmente, o bullying nas crianças é uma realidade que requer observação em casa para que tenha um manuseio adequado. Em geral, é dada ênfase às vítimas, mas também é importante prestar atenção às medidas preventivas e às ações dos pais, bem como também ficar atento ao outro lado da moeda: o agressor.
Embora a situação seja sempre lamentável, deve-se levar em consideração que não há uma única vítima. Muitas vezes, o agressor é, por sua vez, vítima de outro. Portanto, ele procura repetir o comportamento para se posicionar diante dos outros e, por sua vez, recuperar o poder e a autoconfiança.
Compreender isso pode ajudar a corrigir o problema não apenas no momento, mas também a longo prazo.
Com isso não pretendendo diminuir a imagem do agressor. O que estamos advertindo é que você também precisa se concentrar no agressor, intervir com ele para evitar mais danos aos outros.
As crianças precisam de orientação e supervisão especiais. Além de começar com uma boa educação familiar, os professores também devem estar cientes dos possíveis sinais de bullying.
O bullying nas crianças: as partes
As vítimas são o bode expiatório dos agressores, que, por sua vez, são indivíduos com baixa autoestima e motivos ocultos para agredir outras pessoas.
Por trás de uma máscara de poder e bravura, os agressores buscam obter aceitação daqueles que se consideram superiores a eles. Eles também querem assumir o controle da situação para se sentirem bem. Isso ocorre devido a uma profunda carência que não foi atendida ou até mesmo detectada em seu ambiente direto.
Da mesma forma, este estudo da Universidade de Indiana (Estados Unidos) afirma que a raça pode ser relevante ao relatar esses casos. Por exemplo, crianças brancas e hispânicas geralmente sofrem mais agressões físicas e emocionais do que outras.
É sabido que as vítimas vivem em estado de angústia devido ao sentimento de desamparo gerado pela situação. Portanto, elas tendem a se afastar e desenvolver ansiedade, pois não conseguem encontrar uma maneira de resolver o problema. Muitas vezes tentam, sem sucesso, e isso as leva a se sentirem mal consigo mesmas.
Qualquer criança pode ser assediada no ambiente escolar por várias razões. No entanto, é surpreendente que as vítimas frequentemente mantenham o segredo do bullying.
Seja por vergonha, por medo de que não sejam ouvidas e valorizadas, por acreditarem que serão capazes de superar o problema sozinhas ou simplesmente devido à falta de sucesso nas tentativas anteriores de resolver o problema.
Visite este artigo: Bullying emocional: como reconhecê-lo e combatê-lo
Tipos de bullying nas crianças
- Físico. O agressor usa a força para causar danos à vítima. Isso pode variar de empurrões a golpes.
- Verbal. A vítima está sujeita a provocações e danos relacionados. Nesse sentido, chantagem e manipulação também representam uma forma de assédio verbal.
- Social. Pode ocorrer na forma de exclusão social ou intimidação. Em ambos os casos, a vítima é encurralada pelo agressor.
- Cibernético. Como afirma este estudo da Universidade Autônoma de Tamaulipas (México), a vítima está sujeita a todos os tipos de abuso e ameaças via redes sociais. Em geral, o agressor usa intimidação, chantagem e geração de conteúdo multimídia vergonhoso para intimidar sua vítima.
- Carnal. Embora não seja geralmente mencionado tanto quanto os outros tipos, existe esse tipo de bullying nas crianças. Como o nome indica, implica a invasão do espaço pessoal na esfera sexual.
Os sinais de alarme
- Mudanças no desempenho escolar.
- Sinais de violência ou agressão.
- Surgimento de doenças psicossomáticas.
- Problemas emocionais.
- Isolamento.
A importância de não ignorar o bullying nas crianças
Geralmente, apenas nos preocupamos com o bullying quando a vítima já sofreu mais de um ataque e já possui sequelas. O principal problema é que os pais tendem a banalizar o fato ou não resolver o problema.
Em vez disso, a primeira coisa que devemos fazer é dar importância à questão, sem culpar a vítima. As crianças precisam sentir o nosso apoio.
Devemos conversar com nossos filhos e criar um ambiente de confiança e comunhão. Também é necessário ir à escola e discutir o assunto com o professor e o diretor para criar uma estratégia de trabalho em equipe. Dessa maneira, os professores podem monitorar a situação de outro ângulo e ajudar a resolver o problema de maneira saudável.
A atitude de incitar os nossos filhos a retribuir a agressão ou falar para que eles se imponham sem fornecer o apoio necessário é devastadora para eles. Devemos acreditar em nossos filhos, ajudá-los a obter as ferramentas necessárias e intervir sempre que apropriado.
Por outro lado, se formos os pais do agressor, é necessário avaliar o que pode estar acontecendo em casa e procurar um psicólogo para ajudar a superar algo que não deixa de ser um problema emocional, como sugere este estudo realizado pela Universidade Autônoma do México.
Também é importante ensinar à criança que a agressão não é aceitável e que ela não precisa praticar a violência para se sentir bem.
Infelizmente, o bullying nas crianças é uma realidade que requer observação em casa para que tenha um manuseio adequado. Em geral, é dada ênfase às vítimas, mas também é importante prestar atenção às medidas preventivas e às ações dos pais, bem como também ficar atento ao outro lado da moeda: o agressor.
Embora a situação seja sempre lamentável, deve-se levar em consideração que não há uma única vítima. Muitas vezes, o agressor é, por sua vez, vítima de outro. Portanto, ele procura repetir o comportamento para se posicionar diante dos outros e, por sua vez, recuperar o poder e a autoconfiança.
Compreender isso pode ajudar a corrigir o problema não apenas no momento, mas também a longo prazo.
Com isso não pretendendo diminuir a imagem do agressor. O que estamos advertindo é que você também precisa se concentrar no agressor, intervir com ele para evitar mais danos aos outros.
As crianças precisam de orientação e supervisão especiais. Além de começar com uma boa educação familiar, os professores também devem estar cientes dos possíveis sinais de bullying.
O bullying nas crianças: as partes
As vítimas são o bode expiatório dos agressores, que, por sua vez, são indivíduos com baixa autoestima e motivos ocultos para agredir outras pessoas.
Por trás de uma máscara de poder e bravura, os agressores buscam obter aceitação daqueles que se consideram superiores a eles. Eles também querem assumir o controle da situação para se sentirem bem. Isso ocorre devido a uma profunda carência que não foi atendida ou até mesmo detectada em seu ambiente direto.
Da mesma forma, este estudo da Universidade de Indiana (Estados Unidos) afirma que a raça pode ser relevante ao relatar esses casos. Por exemplo, crianças brancas e hispânicas geralmente sofrem mais agressões físicas e emocionais do que outras.
É sabido que as vítimas vivem em estado de angústia devido ao sentimento de desamparo gerado pela situação. Portanto, elas tendem a se afastar e desenvolver ansiedade, pois não conseguem encontrar uma maneira de resolver o problema. Muitas vezes tentam, sem sucesso, e isso as leva a se sentirem mal consigo mesmas.
Qualquer criança pode ser assediada no ambiente escolar por várias razões. No entanto, é surpreendente que as vítimas frequentemente mantenham o segredo do bullying.
Seja por vergonha, por medo de que não sejam ouvidas e valorizadas, por acreditarem que serão capazes de superar o problema sozinhas ou simplesmente devido à falta de sucesso nas tentativas anteriores de resolver o problema.
Visite este artigo: Bullying emocional: como reconhecê-lo e combatê-lo
Tipos de bullying nas crianças
- Físico. O agressor usa a força para causar danos à vítima. Isso pode variar de empurrões a golpes.
- Verbal. A vítima está sujeita a provocações e danos relacionados. Nesse sentido, chantagem e manipulação também representam uma forma de assédio verbal.
- Social. Pode ocorrer na forma de exclusão social ou intimidação. Em ambos os casos, a vítima é encurralada pelo agressor.
- Cibernético. Como afirma este estudo da Universidade Autônoma de Tamaulipas (México), a vítima está sujeita a todos os tipos de abuso e ameaças via redes sociais. Em geral, o agressor usa intimidação, chantagem e geração de conteúdo multimídia vergonhoso para intimidar sua vítima.
- Carnal. Embora não seja geralmente mencionado tanto quanto os outros tipos, existe esse tipo de bullying nas crianças. Como o nome indica, implica a invasão do espaço pessoal na esfera sexual.
Os sinais de alarme
- Mudanças no desempenho escolar.
- Sinais de violência ou agressão.
- Surgimento de doenças psicossomáticas.
- Problemas emocionais.
- Isolamento.
A importância de não ignorar o bullying nas crianças
Geralmente, apenas nos preocupamos com o bullying quando a vítima já sofreu mais de um ataque e já possui sequelas. O principal problema é que os pais tendem a banalizar o fato ou não resolver o problema.
Em vez disso, a primeira coisa que devemos fazer é dar importância à questão, sem culpar a vítima. As crianças precisam sentir o nosso apoio.
Devemos conversar com nossos filhos e criar um ambiente de confiança e comunhão. Também é necessário ir à escola e discutir o assunto com o professor e o diretor para criar uma estratégia de trabalho em equipe. Dessa maneira, os professores podem monitorar a situação de outro ângulo e ajudar a resolver o problema de maneira saudável.
A atitude de incitar os nossos filhos a retribuir a agressão ou falar para que eles se imponham sem fornecer o apoio necessário é devastadora para eles. Devemos acreditar em nossos filhos, ajudá-los a obter as ferramentas necessárias e intervir sempre que apropriado.
Por outro lado, se formos os pais do agressor, é necessário avaliar o que pode estar acontecendo em casa e procurar um psicólogo para ajudar a superar algo que não deixa de ser um problema emocional, como sugere este estudo realizado pela Universidade Autônoma do México.
Também é importante ensinar à criança que a agressão não é aceitável e que ela não precisa praticar a violência para se sentir bem.
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- Smokowski, P. R., & Kopasz, K. H. (2005). Bullying in School: An Overview of Types, Effects, Family Characteristics, and Intervention Strategies. Children & Schools. https://doi.org/10.1093/cs/27.2.101
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- Mishna, F., Khoury-Kassabri, M., Gadalla, T., & Daciuk, J. (2012). Risk factors for involvement in cyber bullying: Victims, bullies and bully-victims. Children and Youth Services Review. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2011.08.032
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