Logo image
Logo image

Birras de acordo com a ciência: o que acontece no cérebro?

5 minutos
Para evitar birras em crianças e saber como reagir a elas, é preciso saber o que a ciência diz a respeito. Aqui nós lhe contamos as partes do cérebro envolvidas nas birras.
Birras de acordo com a ciência: o que acontece no cérebro?
Andrés Carrillo

Escrito e verificado por o psicólogo Andrés Carrillo

Última atualização: 10 novembro, 2022

É natural que todas as crianças chorem quando não sabem explicar uma situação. No entanto, em alguns casos, as birras se tornam uma constante. Para a ciência, os comportamentos das crianças são interessantes. Em particular, as birras segundo a ciência têm uma explicação multifatorial.

Nenhum pai ou cuidador de crianças pequenas pode escapar das birras. Este é um comportamento normal nas primeiras idades de desenvolvimento. Ainda assim, pesquisadores comportamentais se encarregaram de explicar por que as crianças fazem birras.

Qual é a origem das birras?

As birras podem vir de 2 fontes. Há um componente social, que determina em grande parte como as crianças se comportam por meio do que aprendem; por outro lado, o componente orgânico explica o comportamento de uma perspectiva biológica.

Para entender melhor o exposto, podemos resumir da seguinte forma: o componente social associado às birras nas crianças tem a ver com os comportamentos que elas aprendem e imitam dos adultos. Enquanto o componente orgânico está relacionado ao funcionamento das estruturas cerebrais.

As birras, segundo a ciência, são uma resposta natural que pode variar em intensidade e prevalência de acordo com as particularidades de cada criança. Quando há um mau funcionamento de algumas estruturas cerebrais, as birras e outros comportamentos hostis tornam-se mais intensos.

Por outro lado, algumas crianças apresentam sinais de comportamento hostil, mesmo quando não demonstram compromissos no nível orgânico. Isso ocorre porque os comportamentos aprendidos por meio da observação direta e da experiência do ambiente que os cerca os condicionaram a dar respostas desadaptativas.

As birras são esperadas, mas o que se avalia é sua intensidade e persistência ao longo do tempo.

Veja: As birras tem um lado positivo?

Áreas do cérebro envolvidas em birras de acordo com a ciência

Quando se trata do componente orgânico e das partes do cérebro envolvidas nas birras de acordo com a ciência, é importante estabelecer exatamente o que são. Para que possamos entender melhor como elas influenciam o comportamento das crianças.

1. Amígdala

A amígdala cerebral é a estrutura mais primitiva do cérebro humano e está localizada abaixo de todas as outras. Sua função é satisfazer as necessidades básicas, e é por isso que vêm esses impulsos para conseguir o que queremos a todo custo.

2. Hipotálamo

Esta parte do cérebro humano está localizada no centro do cérebro. Entre suas principais funções estão regular a temperatura corporal, a maturação sexual e a fome, entre outras.

3. Córtex pré-frontal

É a estrutura mais evoluída do cérebro humano e localiza-se ao nível da testa. O córtex pré-frontal desempenha funções de barragem para regular e controlar impulsos de outras estruturas menos evoluídas.

Por esse motivo, quando há danos no córtex pré-frontal, as pessoas tendem a ser mais agressivas.

Como a birra pode ser prevenida?

Em condições normais, o comportamento hostil das crianças pode ser evitado implementando limites significativas para elas, acompanhadas de uma explicação do porquê. É importante esclarecer que o castigo físico não é uma boa alternativa; na verdade, bater nela é contraproducente.

Uma punição significativa é aquela que cumpre a função de causar um aprendizado duradouro. Para que, no futuro, a criança aprenda a evitar tal punição. É um processo de condicionamento operante, no qual os pequenos aprendem quais são os comportamentos adequados.

Recompensas também são adicionadas a este método como um reforço de comportamentos positivos. Ou seja, quando se comportam adequadamente, o cuidador adulto os recompensa com algo que lhes é valioso.

Deve-se tomar cuidado para não tentar agradar as crianças quando elas estão fazendo birra. Aqueles pais que cometem o erro de dar ao filho o que ele pede para que ele pare de se comportar assim estão incentivando a repetição do comportamento indesejado.

Descubra: Restaurante não aceita crianças porque “os pais não podem controlá-las”

O que fazer quando meu filho faz birra?

Agora veremos uma lista com algumas recomendações específicas que podem ajudar os pais a dissipar as birras. Acordos prévios entre pais ou cuidadores são convenientes para evitar que a situação seja surpreendente para qualquer um.

1. Mantenha a calma

Para controlar a situação quando as crianças fazem birras, é importante aprender a manter a calma. Pensemos que, se reagimos impulsivamente, não estamos agindo de acordo com nosso papel de pais.

O ideal é não nos mostrarmos chateados na frente da criança. Nesse sentido, devemos ter paciência e esperar que se acalme.

2. Evitar repreensões públicas

No caso de estarmos em um local público, podemos pegar a criança e levá-la para um local onde ela possa ter a oportunidade de se acalmar conosco. Então você deve continuar a dar uma boa explicação de por que o comportamento delas não foi o melhor.

Punições significativas e não físicas são a melhor maneira de controlar as birras e prevenir ocorrências futuras.

3. Fazer o que dizemos

É importante que sejamos capazes de manter nossa palavra. Não faz sentido repreender a criança porque ela se comportou mal e colocar uma punição que não vamos cumprir depois. O ideal é evitar as raivas e trocá-las por um diálogo assertivo, mas sem flexibilizar as decisões.

Até que idade as punições são eficazes?

Punições e recompensas são uma forma de modelar o comportamento das crianças, porém, será necessário mudar o estilo parental à medida que crescem. À medida que os jovens entram na adolescência, o melhor método de impor o bom comportamento é a negociação.

Segundo a ciência, para as birras o método de punição só funciona na fase da infância, pois as crianças não são capazes de compreender as coisas como um adolescente. Após os 12 anos, é aconselhável conversar com os jovens sobre o que esperamos deles.

É natural que todas as crianças chorem quando não sabem explicar uma situação. No entanto, em alguns casos, as birras se tornam uma constante. Para a ciência, os comportamentos das crianças são interessantes. Em particular, as birras segundo a ciência têm uma explicação multifatorial.

Nenhum pai ou cuidador de crianças pequenas pode escapar das birras. Este é um comportamento normal nas primeiras idades de desenvolvimento. Ainda assim, pesquisadores comportamentais se encarregaram de explicar por que as crianças fazem birras.

Qual é a origem das birras?

As birras podem vir de 2 fontes. Há um componente social, que determina em grande parte como as crianças se comportam por meio do que aprendem; por outro lado, o componente orgânico explica o comportamento de uma perspectiva biológica.

Para entender melhor o exposto, podemos resumir da seguinte forma: o componente social associado às birras nas crianças tem a ver com os comportamentos que elas aprendem e imitam dos adultos. Enquanto o componente orgânico está relacionado ao funcionamento das estruturas cerebrais.

As birras, segundo a ciência, são uma resposta natural que pode variar em intensidade e prevalência de acordo com as particularidades de cada criança. Quando há um mau funcionamento de algumas estruturas cerebrais, as birras e outros comportamentos hostis tornam-se mais intensos.

Por outro lado, algumas crianças apresentam sinais de comportamento hostil, mesmo quando não demonstram compromissos no nível orgânico. Isso ocorre porque os comportamentos aprendidos por meio da observação direta e da experiência do ambiente que os cerca os condicionaram a dar respostas desadaptativas.

As birras são esperadas, mas o que se avalia é sua intensidade e persistência ao longo do tempo.

Veja: As birras tem um lado positivo?

Áreas do cérebro envolvidas em birras de acordo com a ciência

Quando se trata do componente orgânico e das partes do cérebro envolvidas nas birras de acordo com a ciência, é importante estabelecer exatamente o que são. Para que possamos entender melhor como elas influenciam o comportamento das crianças.

1. Amígdala

A amígdala cerebral é a estrutura mais primitiva do cérebro humano e está localizada abaixo de todas as outras. Sua função é satisfazer as necessidades básicas, e é por isso que vêm esses impulsos para conseguir o que queremos a todo custo.

2. Hipotálamo

Esta parte do cérebro humano está localizada no centro do cérebro. Entre suas principais funções estão regular a temperatura corporal, a maturação sexual e a fome, entre outras.

3. Córtex pré-frontal

É a estrutura mais evoluída do cérebro humano e localiza-se ao nível da testa. O córtex pré-frontal desempenha funções de barragem para regular e controlar impulsos de outras estruturas menos evoluídas.

Por esse motivo, quando há danos no córtex pré-frontal, as pessoas tendem a ser mais agressivas.

Como a birra pode ser prevenida?

Em condições normais, o comportamento hostil das crianças pode ser evitado implementando limites significativas para elas, acompanhadas de uma explicação do porquê. É importante esclarecer que o castigo físico não é uma boa alternativa; na verdade, bater nela é contraproducente.

Uma punição significativa é aquela que cumpre a função de causar um aprendizado duradouro. Para que, no futuro, a criança aprenda a evitar tal punição. É um processo de condicionamento operante, no qual os pequenos aprendem quais são os comportamentos adequados.

Recompensas também são adicionadas a este método como um reforço de comportamentos positivos. Ou seja, quando se comportam adequadamente, o cuidador adulto os recompensa com algo que lhes é valioso.

Deve-se tomar cuidado para não tentar agradar as crianças quando elas estão fazendo birra. Aqueles pais que cometem o erro de dar ao filho o que ele pede para que ele pare de se comportar assim estão incentivando a repetição do comportamento indesejado.

Descubra: Restaurante não aceita crianças porque “os pais não podem controlá-las”

O que fazer quando meu filho faz birra?

Agora veremos uma lista com algumas recomendações específicas que podem ajudar os pais a dissipar as birras. Acordos prévios entre pais ou cuidadores são convenientes para evitar que a situação seja surpreendente para qualquer um.

1. Mantenha a calma

Para controlar a situação quando as crianças fazem birras, é importante aprender a manter a calma. Pensemos que, se reagimos impulsivamente, não estamos agindo de acordo com nosso papel de pais.

O ideal é não nos mostrarmos chateados na frente da criança. Nesse sentido, devemos ter paciência e esperar que se acalme.

2. Evitar repreensões públicas

No caso de estarmos em um local público, podemos pegar a criança e levá-la para um local onde ela possa ter a oportunidade de se acalmar conosco. Então você deve continuar a dar uma boa explicação de por que o comportamento delas não foi o melhor.

Punições significativas e não físicas são a melhor maneira de controlar as birras e prevenir ocorrências futuras.

3. Fazer o que dizemos

É importante que sejamos capazes de manter nossa palavra. Não faz sentido repreender a criança porque ela se comportou mal e colocar uma punição que não vamos cumprir depois. O ideal é evitar as raivas e trocá-las por um diálogo assertivo, mas sem flexibilizar as decisões.

Até que idade as punições são eficazes?

Punições e recompensas são uma forma de modelar o comportamento das crianças, porém, será necessário mudar o estilo parental à medida que crescem. À medida que os jovens entram na adolescência, o melhor método de impor o bom comportamento é a negociação.

Segundo a ciência, para as birras o método de punição só funciona na fase da infância, pois as crianças não são capazes de compreender as coisas como um adolescente. Após os 12 anos, é aconselhável conversar com os jovens sobre o que esperamos deles.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Serrano Galarza, Vicenta Melania et al. “Como Controlar a Los Niños Hiperactivos Dentro Del Salón de Clase.” ConcienciaDigital 3.3.1 (2020): 88–94. ConcienciaDigital. Web.
  • Erro, R Afael F, C Armen V Ives, and Y L Ourdes A Scanio. “Aplicación De La Terapia De Interacción Padres-Hijos.” Revista de Psicopatología y Psicología Clínica 15 (2010): 205–214. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica. Web.
  • Villolas Delgado, Yadira Astrid, and Eduardo Andrés Sandoval Forero. “Paz Integral Para Atender Berrinches En El Aula de Educación Preescolar.” Revista CoPaLa, Construyendo Paz Latinoamericana Número 11.11 (2021): 38–53. Revista CoPaLa, Construyendo Paz Latinoamericana. Web.
  • Mireault, Gina, and Jessica Trahan. “Los berrinches y la ansiedad en los niños pequeños. Un estudio preliminar.” Clearinghouse on Early Education and Parenting. 14 (2) (2007).
  • Bilbao, Álvaro. El cerebro del niño explicado a los padres. Plataforma, 2015.
  • Pérez Ramos, Marisol, and Carlos Alvarado Martínez. “Los estilos parentales: su relación en la negociación y el conflicto entre padres y adolescentes.” Acta de investigación psicológica 5.2 (2015): 1972-1983.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.