Benefícios e propriedades da geleia real

Entre as propriedades da geleia real, além de combater o excesso de colesterol ou fortalecer o sistema imunológico, destaca-se também por melhorar a saúde mental, por isso é ideal em casos de depressão ou problemas similares.
Benefícios e propriedades da geleia real
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Solimar Cedeño

Última atualização: 23 agosto, 2022

As propriedades da geleia real fazem dela um milagre da natureza. É um suplemento natural que possui os componentes essenciais para manter o equilíbrio do corpo.

É uma substância rica em nutrientes, tem múltiplas aplicações terapêuticas, e é um revitalizante para crianças e adultos. Hoje vamos mostrar-lhe os benefícios e propriedades da geleia real.

O que é a geleia real?

Em primeiro lugar, a geleia real é uma substância 100% natural que é elaborada pelas abelhas. Serve como alimento para as larvas durante os primeiros dias de vida, e para a rainha adulta durante praticamente por toda a sua vida.

Além disso, este alimento garante não só a sobrevivência das abelhas, mas a possibilidade de alcançar um tamanho maior, e melhor vitalidade para a reprodução.

Abelhas fabricando geleia real

A geleia tem uma capacidade extraordinária para estimular o crescimento. Uma larva operária que se alimenta só por três dias com geleia real pode viver entre um mês ou um mês e meio, enquanto as rainhas vivem até cinco anos. Neste fato podemos confirmar sua grande concentração de nutrientes.

Ademais, é uma substância viscosa amarelada com um sabor levemente ácido, que contém muita água. É rica em proteínas e aminoácidos essenciais. Além disso, possui minerais e vitaminas A, C, D, E e, sobretudo, do grupo B (BA, B2, B5, B6, B8 e ácido fólico ).

Propriedades medicinais da geleia real

Muito se fala sobre o efeito estimulante da geleia real no sistema nervoso. Melhora a concentração, os níveis de energia, e seu conjunto de nutrientes exercem uma ação de reforço contra as agressões externas.

A vida sedentária, o excesso de tarefas no trabalho e em casa, o estresse e a insônia, podem causar problemas de saúde. Nesses casos, as propriedades da geleia real a tornam um grande aliado quando você precisa de um suprimento maior de energia.

O consumo de geleia real é recomendado para crianças, idosos, atletas, e todas as pessoas que precisam de mais nutrição.

Também é recomendado para aqueles que sofrem de estresse, e seus trabalhos exigem um maior esforço tanto físico como mental. Por exemplo, executivos, estudantes, e donas de casa.

Além de auxiliar na prevenção de diferentes deficiências nutricionais, tem entre seus principais benefícios e propriedades mais importantes as vantagens dietéticas, terapêuticas e nutricionais.

6 benefícios e propriedades da geleia real

Geleia real em recipiente

1. Estimula o sistema nervoso

Serve para nutrir os neurônios e neurotransmissores, para que o cérebro funcione corretamente. Aumenta a oxigenação cerebral, por isso melhora a concentração.

Também é usada para melhorar o ânimo. É muito útil em casos de depressão, fadiga ou fraqueza. Definitivamente, é um excelente remédio para melhorar a saúde mental.

2. Reforça o sistema imunológico

Entre as propriedades da geleia real destacam as antivirais, antibacterianas e antifúngicas, o que melhora as defesas. Essa qualidade é benéfica em casos de gripes, resfriados ou constipações.

Assim, consumir um pouco de geleia real irá mantê-lo protegido contra as infecções e os fungos. Do mesmo modo, possui propriedades curativas que ajudarão a curar feridas.

3. Estimula o crescimento

Tal como acontece com as abelhas, a geleia real também contribui para o crescimento dos seres humanos. Seu consumo é recomendado na fase de crescimento, tanto na infância, quanto na adolescência.

Este composto natural aumenta o apetite. Por isso é útil para crianças e adolescentes, que devem consumi-la de acordo com as exigências de seus organismos.

4. A geleia real ajuda a reduzir os níveis de colesterol

A geleia real ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Um dos benefícios e propriedades mais importantes da geleia real consiste no fato de ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue. Isso ocorre porque age como um estimulante da circulação sanguínea.

Entre essas gorduras se encontra o colesterol ruim (LDL). Quando os níveis deste são reduzidos, o risco de doença cardiovascular também se reduz. Da mesma forma, serve para melhorar os casos de hipotensão e hipertensão arterial.

5. Aumenta a energia

A geleia real contribui para o aumento de energia. É muito útil em casos de fadiga e anemia, porque ajuda a aumentar o apetite. Uma boa nutrição é vital para tratar o quadro anêmico e o cansaço extremo.

Além disso, por aumentar a oxigenação cerebral, o corpo também ganha energia e se sente preparado para fazer qualquer esforço físico e mental. Um pouco dessa dádiva da natureza será suficiente para você ter sua energia ao nível de 100%.

6. A geleia real ajuda tanto os homens como as mulheres

A geleia real ajuda tanto os homens como as mulheres

É um excelente tratamento coadjuvante para distúrbios hormonais em mulheres, como a menstruação e a menopausa. Com a ajuda da geleia, do mel, do pólen e de outros compostos produzidos pela abelha, os ovários femininos podem funcionar adequadamente durante a menopausa.

Nos homens, favorece naturalmente os casos de infertilidade e impotência. Isso ocorre porque a ingestão do composto aumenta os níveis de testosterona.

Em conclusão, os efeitos favoráveis ​​da geleia real são inúmeros para a saúde. Seja qual for o caso para o qual for consumida, trará uma agradável sensação de bem-estar.

Alguns especialistas sugerem seu uso com moderação, e tomá-la por períodos de até 6 meses. Sem dúvida, é um excelente tratamento natural que recomendamos que você incorpore em sua vida diária para alcançar uma saúde de ferro.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Barnutiu, L. I., Marghitas, L. Al, Dezmirean, D. S., Mihai, C. M., Bobis, O., Bărnuţiu, L. I., … Bobiş, O. (2011). Chemical Composition and Antimicrobial Activity of Royal Jelly – Review. Animal Science and Biotechnologies.
  • Mishima, S., Suzuki, K. M., Isohama, Y., Kuratsu, N., Araki, Y., Inoue, M., & Miyata, T. (2005). Royal jelly has estrogenic effects in vitro and in vivo. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2005.04.012
  • Morita, H., Ikeda, T., Kajita, K., Fujioka, K., Mori, I., Okada, H., … Ishizuka, T. (2012). Effect of royal jelly ingestion for six months on healthy volunteers. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-11-77

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.