Os benefícios do alho negro

Para maximizar os benefícios do alho negro, o mesmo deve ser consumido em jejum, mas também podemos incluí-lo em diferentes receitas. Devido às suas propriedades energizantes, não é recomendável consumi-lo antes de dormir.
Os benefícios do alho negro
Sofía Quintana Alonso

Revisado e aprovado por a fisioterapeuta Sofía Quintana Alonso.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 07 outubro, 2022

Se você já leu que comer um dente de alho em jejum é muito bom para a saúde, mas não quer passar o dia todo com aquele gosto característico na boca, temos uma excelente notícia. Você pode aproveitar os benefícios do alho negro!

Ele aumenta as nossas defesas, e não será necessário escovar os dentes logo depois de ingeri-lo.

O que se sabe sobre o alho negro?

Também conhecido como “alho envelhecido”, é conseguido depois de um processo de cozimento ou envelhecimento. Isso resulta em um vegetal escuro com maior concentração de nutrientes que o “convencional”.

É muito popular na Ásia, especialmente no Japão, onde é usado como tempero para aromatizar pratos.

O processo de elaboração do alho negro é simples: as cabeças são fermentadas em certas condições de temperatura (cerca de 70° C) e umidade (85 a 90%).

Não são adicionadas levedura ou bactérias. É um processo lento, mas o resultado é um remédio natural cada vez mais consumido na Europa e América.

  O sabor do alho negro é ligeiramente doce, embora um tanto ácido. Os dentes reduzem significativamente de tamanho, mas concentram mais propriedades curativas.

Ele também não tem um cheiro tão forte como o alho comum. Apesar de sua aparência carbonizada, sua textura é macia e cremosa, tornando-o ideal para untar, cozinhar ou comer sozinho em jejum.

Tornou-se um aliado das dietas, e um excelente complemento e superalimento que não pode faltar em nossos corpos diariamente.

Embora as origens do alho negro não sejam claras, acredita-se que surgiu do trabalho de um cientista japonês que queria tirar o cheiro forte do alho branco e o defumou por algumas horas.

Posteriormente, as propriedades deste “novo” ingrediente foram demonstradas e ele se espalhou para outros lugares.

Quais são os benefícios do alho negro?

São inúmeras as propriedades e benefícios do alho negro. Podemos destacar, por exemplo, seus poderes antibióticos, diuréticos, antioxidantes e digestivos, mas é claro que ele tem muitos mais.

  • Tem compostos de enxofre, ácido linolênico e polifenóis.
  • Fornece 18 dos 20 aminoácidos, e os 8 essenciais disponíveis na natureza.
  • Seus recursos são 10 vezes maiores do que os do alho comum.

Algumas das vantagens de consumi-lo são: 

Previne doenças cardiovasculares

É um grande aliado para o coração e a saúde circulatória, porque é um antioxidante e anti-hipertensivo (graças à sua contribuição de alicina).

Por sua vez, diminui a viscosidade do sangue, reduz a agregação de plaquetas, e reduz o risco de acidentes vasculares ou trombose.

É um grande diurético

Ao fornecer uma boa dose de potássio, este alho é recomendado para pessoas que sofrem de retenção de líquidos, edemas ou problemas renais.

Consumido em jejum, o alho negro elimina o excesso de água no corpo.

Aumenta o colágeno

Aqueles que têm problemas de pele (desde dermatite até acne, psoríase ou rosácea), bem como certas condições relacionadas com as articulações, devem consumir o alho cru.

Este alimento fornece compostos de enxofre (tiossulfatos), que favorecem a formação de colágeno. Também é recomendado para pacientes com artrite e dores musculares.

Melhora as defesas

Se você fica doente muito frequentemente, porque seu sistema imunológico está enfraquecido, não hesite em comer alho negro. É um poderoso remédio caseiro para melhorar as defesas e combater os vírus e bactérias. 

Combate a fadiga

O alho envelhecido é recomendado para atletas, ou aqueles que querem para melhorar sua resistência física. Ele também serve para combater os estados de fadiga crônica ou exaustão por excesso de trabalho ou falta de sono regular.

É um grande antioxidante

Sem dúvida, o alho negro é um grande aliado para prevenir o envelhecimento prematuro das células e eliminar o excesso de radicais livres, que podem causar várias doenças.

Trata problemas respiratórios

O alho envelhecido é muito bom para reduzir os quadros de asma ou de alergia, assim como para curar resfriados, faringite, laringite e outros problemas respiratórios comuns.

Acalma os nervos

Consumir alho negro pode ser um remédio natural para reduzir o estresseServe para aliviar a ansiedade, combater a insônia e reduzir a irritabilidade ou mau humor.

Outros efeitos do alho negro

Além dos mencionados acima, o alho negro combate a constipação, reduz o colesterol e tem propriedades anticancerígenas devido à contribuição de cisteína. 

Como o alho negro é consumido?

Como está “na moda”, é fácil obter uma cabeça de alho negro em lojas dietéticas ​ou casas de alimentos saudáveis.

Além de ser recomendado por nutricionistas e profissionais de saúde, é um ingrediente popular entre os  renomados chefs de restaurantes asiáticos, europeus e americanos.

  • É aconselhável consumir entre 1 e 3 dentes de alho envelhecido por dia, sempre em jejum.
  • Você também pode colocá-los em uma fatia de pão ou torrada no café da manhã.
  • É importante não ingeri-lo perto das horas de descanso, porque ele tem um efeito energético e pode causar insônia em algumas pessoas.

Os atletas optam por adicionar um dente de alho negro em suas vitaminas ou shakes antes dos exercícios, porque ele melhora o desempenho, mesmo em atletas de elite.

Se desejar, você pode adicioná-lo em suas refeições: em molhos, sopas, bolos, arroz ou massa; também é perfeito para acompanhar carne, peixe ou verduras.

Você já conhecia estes benefícios do alho negro? Você pode conservá-lo em temperatura ambiente numa bolsa plástica ou frasco de vidro por um ano, sem problemas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ryu JH, Kang D. Physicochemical Properties, Biological Activity, Health Benefits, and General Limitations of Aged Black Garlic: A Review. Molecules. 2017 Jun 1;22(6):919. doi: 10.3390/molecules22060919. PMID: 28587168; PMCID: PMC6152780.
  • Tsai JC, Chen YA, Wu JT, Cheng KC, Lai PS, Liu KF, Lin YK, Huang YT, Hsieh CW. Extracts from Fermented Black Garlic Exhibit a Hepatoprotective Effect on Acute Hepatic Injury. Molecules. 2019 Mar 20;24(6):1112. doi: 10.3390/molecules24061112. PMID: 30897831; PMCID: PMC6471182.
  • Jeong YY, Ryu JH, Shin JH, Kang MJ, Kang JR, Han J, Kang D. Comparison of Anti-Oxidant and Anti-Inflammatory Effects between Fresh and Aged Black Garlic Extracts. Molecules. 2016 Mar 30;21(4):430. doi: 10.3390/molecules21040430. PMID: 27043510; PMCID: PMC6274159.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.