As melhores ideias para decorar um terraço urbano

· 27 de fevereiro de 2019
Se você tiver um terraço em casa, não deixe de aproveitá-lo com uma bela decoração, digna de capa de revista. Descubra mais a seguir.

Em geral, quando mencionamos a palavra “terraço urbano”, imaginamos um espaço aberto em um apartamento, um andar alto ou em uma casa grande. Nossa referência é espacial e é muito comum que, ao ter um terraço pela primeira vez, não saibamos como decorá-lo.

De acordo com o Dicionário da Academia Real Espanhola, um terraço é um lugar onde se pode admirar a vista; é um lugar da casa onde não só é possível admirar o exterior, mas se “sentir” nele.

Em outras palavras, uma janela tem vista para o lado de fora, mas não é possível ficar do lado de fora dela. Por outro lado, um terraço permite que tenhamos um local para ficar em casa, mas com a sensação de estar fora dela.

Para começar, como você deseja aproveitar o seu terraço urbano?

A primeira coisa que você deve fazer na hora de “projetar” como deve ser o seu terraço urbano é determinar sua finalidade. O espaço pode ser pequeno, então, o mais importante a se fazer é decidir, desde o começo a como aproveitá-lo. 

Por exemplo, você quer o terraço para receber visitas? Qual é o momento do dia em que você mais gostaria de passar tempo no terraço?

Terraço urbano com flores

Se nossa intenção for, ao contrário, individualista, então temos que tornar o espaço o mais confortável possível, única e exclusivamente para nós.

Um terraço urbano “particular” ou “individualista” será muito bem personalizado. Destacará acima de tudo o hobby que queremos dedicar ao nosso terraço.

Leia também: Jardim no terraço, as melhores e mais fáceis ideias para fazer o seu

Ideias para um terraço urbano particular

  • Coloque uma mesa de centro pequena, assim, você não vai se limitar logo de cara quanto ao uso do espaço.
  • A poltrona escolhida deve ser confortável. Coloque também almofadas e uma manta para ficar mais acolhedora.
  • Evite colocar carpetes para interiores no seu terraço. Eles podem ser feitos de um material pouco resistente à chuva e, também, tendem a se sujar com facilidade. Em vez disso, prefira tapetes de fibras duras e, de preferência, antideslizantes e laváveis. As mais adequadas são as que imitam grama e sisal.
  • A decoração boêmia é um dos estilos que mais favorece um terraço particular, já que suas cores, desenhos e acabamentos fazem com que, com apenas alguns elementos, o lugar fique muito bem decorado. Com esse estilo, não há uma sensação de “vazio”.
  • A iluminação deve se adequar também à atividade que mais será realizada no terraço. Se você pretende ler, o mais aconselhável é acrescentar uma luminária de luz suave, que promova o relaxamento.
  • Use luminárias originais e bonitas. Lembre-se de que, se não for acrescentar muitos elementos, é importante que os que estiverem presentes sejam agradáveis.
  • Se quiser, adicione cortinas levemente transparentes para ter privacidade.
  • Você pode colocar um baú pequeno (daqueles para exteriores) se quiser guardar livros ou outros objetos.

Ideias de decoração para receber as pessoas

  • O estilo clássico inclui uma mesa grande e várias cadeiras, geralmente usadas para comer, jogar ou conversar. Se houver espaço, coloque também um sofá pequeno.
  • Outra opção consiste em decorar o terraço como se fosse uma sala, ou seja, com uma mesa de centro, um sofá e um conjunto de poltronas.
  • Se quiser seguir o estilo marroquino, você pode trocar os sofás por outros tipos de acessórios e tecidos para agregar comodidade e sofisticação. Esse é um estilo bem colorido, alegre e atraente.
  • Você também pode optar por um estilo minimalista para não sobrecarregar o ambiente e deixá-lo mais agradável para quando for receber visitas.
  • De modo geral, os terraços que serão compartilhados seguem uma iluminação suave e com tendência festiva. Sendo assim, inclua velas, lâmpadas coloridas de papel e outros acessórios para deixar o espaço bem alegre.
  • Você pode criar um espaço para jogos e aproveitar o tempo com as pessoas ao seu redor de maneira mais agradável e dinâmica. Uma boa ideia pode ser improvisar um campo de minigolfe ou colocar uma lousa para escrever mensagens divertidas.
  • O terraço também pode incluir uma churrasqueira. Assim, você terá uma desculpa para preparar uma refeição especial em conjunto, totalmente fora da rotina.

Não deixe de ler: 7 dicas para decorar sua casa ao estilo grego

Pessoas em um terraço urbano

Conclusão:

Algo que se deve levar em conta para qualquer terraço é que não é obrigatório ter plantas, embora elas sejam os elementos mais apropriados para esse ambiente, porque embelezam o local. As plantas proporcionam cor e frescor ao ambiente. 

E, sim, um vaso de flores sobre a mesa já é capaz de fazer uma grande diferença entre um terraço descuidado e um terraço acolhedor. Não se esqueça que as plantas são importantes para a decoração. Você pode criar um jardim xerófilo, um jardim aquático com ou sem fonte, um jardim floral, etc.