As melhores dicas para proteger o cabelo do sol

· 25 de abril de 2019
Uma boa hidratação capilar é essencial para evitar danos causados ​​pela exposição ao sol

Tomar banho de sol com precaução é muito saudável se seguirmos os passos necessários para combater o efeito negativo dos radicais livres. Quando o cabelo oxida, fica opaco, perdendo a cor e o brilho. Então, se você quiser mostrar uma cabeleira saudável, recomendamos as seguintes dicas. Tome nota!

Riscos de não proteger o cabelo

O cabelo emoldura nosso rosto e reflete a nossa personalidade. Por isso é tão importante protegê-lo tanto quanto for possível, principalmente do efeito negativo da exposição excessiva ao sol.

Certamente, as pessoas que não levam isso em conta, muitas vezes se queixam de cabelos muito secos e sem brilho e as costumeiras pontas duplas. No entanto, os cabelos pouco saudáveis podem ser evitados sem a necessidade de cortes ou tratamentos caros no salão de beleza.

Confira também: Cabelos secos: os 7 melhores tratamentos

Dicas para uma cabeleira perfeita

1. Protetor de óleo de jojoba e tangerina

Protetor de óleo de jojoba e tangerina para proteger o cabelo

A melhor maneira de proteger o cabelo é evitar danos. Para isso podemos preparar nosso próprio protetor de cabelo caseiro com dois ingredientes naturais. O óleo de jojoba nutre o cabelo e tem a textura semelhante à gordura natural dos fios, por isso vai não o deixar muito oleoso.

Por outro lado, o óleo de tangerina, além de seu aroma delicioso, proporciona brilho e revitaliza as fibras capilares. 

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba (60 ml)
  • 10 gotas de óleo essencial de tangerina puro

Preparação e aplicação:

  • Em primeiro lugar, misture os dois ingredientes.
  • Posteriormente, coloque a mistura em um frasco de spray. Neste caso, recomendamos adicionar também ½ copo de água (100 ml) para distribuir melhor o produto em todo o cabelo.
  • Você também pode armazená-lo em um frasco, espalhar um pouco na palma das nossas mãos e distribuí-lo por todo o cabelo como se estivéssemos penteando com os dedos.

2. Um chapéu estiloso

O método mais prático e simples para proteger o cabelo do sol é usar um chapéu, boné ou lenço. Hoje em dia podemos encontrar opções para todos os gostos que, além disso, nos trarão um estilo diferente e pessoal.

Outra alternativa é nos colocarmos sempre que possível sob um guarda-chuva. Embora os raios solares também possam nos afetar, será em um grau muito menor. Devemos também levar em conta o tempo: ao meio-dia, a radiação será muito mais intensa.

3. Cuidado com a água

Além do sol, devemos ter em mente que água do mar e da piscina também prejudicam a nossa saúde capilar, em muitos casos, até mesmo mais que o sol. Por essa razão, é aconselhável evitar molhar o cabelo excessivamente.

O ideal é lavar o cabelo com água doce após o banho de mar ou piscina sempre que possível. Dessa forma, vamos remover o excesso de sal, cloro ou qualquer outra substância e evitar que o dano seja maior.

4. Máscara caseira pré-lavagem para proteger o cabelo

Quando voltamos para casa, é hora de preparar uma máscara caseira simples que vamos aplicar antes de lavar nossos cabelos como de costume. Nosso cabelo absorverá melhor os nutrientes quando estiver seco.

Ingredientes

  • gema de ovo
  • 2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)

Preparação e aplicação

  • Em primeiro lugar, bata e emulsione bem os três ingredientes. Se quisermos que a máscara seja mais leve para facilitar a aplicação, podemos adicionar uma ou duas colheres de sopa de água.
  • Posteriormente, aplique a máscara em todos o cabelo seco e deixe por meia hora.
  • Finalmente, lave o cabelo regularmente.

Não deixe de ler: 7 dicas para parar a queda de cabelo

Máscara caseira pré-lavagem para proteger o cabelo

5. Um xampu hidratante natural para proteger o cabelo

Finalmente, para evitar a desidratação capilar que causa a exposição solar, devemos também rever o tipo de xampu que usamos. O ideal é escolher um que seja natural, feito a partir de ingredientes naturais como aloe vera, coco ou óleos e extratos vegetais e essenciais.

Os componentes mais secos são sulfatos e álcool, que geralmente estão entre os principais ingredientes. Ler o rótulo corretamente nos ajudará a escolher melhor. Além disso, em épocas de sol, devemos comprar xampus para cabelos secos ou danificados.