Aprenda a fechar os poros de forma natural

· 4 de novembro de 2016
Uma boa esfoliação é fundamental para limpar a pele e eliminar células mortas. Deste modo, evitamos a obstrução dos poros pela sujeira e o desenvolvimento de cravos ou da acne.

Os poros abertos podem surgir por diferentes motivos. Isso pode acontecer devido à falto de bons tratamentos esfoliantes, um cuidado inadequado com a pele, danos causados pelo sol, surgimento de cravos, dieta desequilibrada, etc. Neste artigo você aprenderá como fechar os poros de forma natural para ficar muito mais bonita.

Por mais que as modelos na televisão, no cinema ou em propagandas de publicidade tenham uma pele de porcelana, sem nenhuma imperfeição, pessoas de “carne e osso” costumam sofrer devido aos poros muito abertos, mas em alguns casos é possível fechá-los ou pelo menos minimizar o problema.

Existem diferentes remédios naturais que podem ajudar a modificar a aparência dos poros e da sua pele. Confira a seguir.

Rotina de beleza para os poros abertos

Siga o passo a passo dessa rotina para ir eliminando gradualmente a aparência feia que os poros abertos deixam.

Esfolie duas vezes por semana

Assim você evitará que as células mortas da pele, assim como a sujeira, obstruam os poros e causem acne ou cravos. Use um pano de algodão embebido em um pouco de água morna (úmido) e esfregue suavemente pela pele.

mascara-facial-contra-poros-abertos

Faça um banho de vapor uma vez por semana

Isto ajudará a abrir os poros, eliminar os resíduos, as impurezas e a gordura. Logo, os poros voltarão ao seu tamanho natural. Coloque uma panela com água para ferver e, quando entrar em ebulição, desligue o fogo e aproxime o rosto cobrindo a cabeça com uma toalha, assim como você faria se estivesse doente e fizesse vapores. Enxágue com água morna e seque cuidadosamente.

Aplique uma máscara facial

Depois que terminar o banho a vapor os poros estarão bem abertos, por isso todo tratamento que realizar  oferecerá resultados melhores. As mais recomendáveis são as máscaras de argila, porque eliminam a acne e absorvem o excesso de oleosidade, mas também reduzem o tamanho dos poros.

mascara-facial-contra-poros-abertos

Limpe seu rosto todas as manhãs

Quando se levantar, a primeira coisa que deve fazer é lavar o rosto com água morna e aplicar um limpador facial, de preferência caseiro. Para fazer o limpador basta misturar meia xícara de água, 1/4 de xícara de leite, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma clara de ovo. Estes ingredientes limparão sua pele profundamente e eliminarão as bactérias superficiais que poderiam obstruir os poros. Esfregue com suavidade e enxágue com água.

Hidrate com babosa

Esta planta tem muitas propriedades para o bem-estar e o cuidado da pele. A babosa ajudará a tonificar o rosto, controlar imperfeições e se proteger dos agentes externos. Você pode ter uma planta de babosa em casa, cortar uma folha e tirar o gel interno. Aplique esse gel no rosto e deixe que seque antes de enxaguar.

Lavar-o-rosto

Remédios caseiros para os poros abertos

Preste muita atenção nas seguintes receitas naturais para dar adeus aos poros abertos, principalmente no rosto:

Suco de limão

Este cítrico tem a capacidade de eliminar as manchas da pele, mas também de melhorar a aparência geral da derme. Para que o efeito seja ainda mais eficaz e os poros abertos sejam reduzidos, é recomendável combiná-lo com abacaxi. Os ingredientes são:

  • O suco de 1 limão
  • O suco de 1 abacaxi

Misture ambos e aplique no rosto já lavado com sabonete neutro. Se tiver a pele muito sensível será melhor usar um bom creme umectante. Lembre-se de que este remédio deve ser aplicado a noite e antes de dormir, porque o contato do ácido da fruta com o sol gera um efeito indesejável.

Iogurte

Este laticínio não serve apenas para regular o intestino, mas também tem ótimas aplicações externas para a estética. Neste caso, está comprovado que atua para fechar os poros. Uma vez por semana aplique uma máscara de iogurte no rosto. Deixe atuar por 15 minutos e enxágue com água morna.

Clara de ovo

São muitas as propriedades desta parte do ovo para a nossa beleza (por exemplo, para preparar uma máscara para o cabelo). Ela tonifica a derme e reduz aos poucos os poros alargados. Bata uma clara de ovo com um garfo e aplique uma camada fina no rosto. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água morna. Você pode repetir até 3 vezes por semana.

Suco de laranja

Trata-se de uma receita caseira econômica para atenuar a aparência feia que os poros abertos dão. O ácido cítrico desta fruta trabalhará como esfoliante natural e limpará os poros. A vitamina C reafirmará a pele. Esprema uma laranja e molhe um algodão no suco, depois aplique sobre a pele. Outra opção é cortar a laranja pela metade e passar no rosto. Em qualquer caso, deixe atuar cinco minutos e enxágue bem com água fria. Não faça esse tratamento durante o dia ou se for sair, porque o sol pode manchar o rosto. O melhor é que seja feito à noite.

Máscara de aveia

Coloque uma xícara de aveia em um processador de alimentos ou liquidificador. Moa até que vire pó. Coloque meia xícara de água morna e mexa bem até formar uma pasta. Aplique tudo no rosto e deixe até que seque por completo. Enxágue a pele com água morna.

aveia

Cubos de gelo

Pegue alguns cubos de gelo do congelador. Passe-os diretamente no rosto, não mais de 30 segundos para não queimar a pele. Você obterá um efeito tensor imediato. Ideal para fazer após o banho.

Bicarbonato de sódio

Faça uma pasta misturando bicarbonato e água morna em partes iguais. Com movimentos circulares, massageie o rosto por 30 segundos e enxague com água fria. Repita durante uma semana completa e na semana seguinte reduza para três vezes.