Como aliviar a dor nos joelhos naturalmente?
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
A maioria das pessoas considera a dor nos joelhos um sinal de velhice e fraqueza, e, por isso, muitos suportam a dor até o dano ficar maior. Sendo assim, como aliviar a dor nos joelhos de forma natural e sem muita intervenção?
Esta é uma condição comum que afeta a todos e, se não for tratada a tempo, pode ter como resultado um deslocamento permanente.
Por isso, é importante falarmos o que sentimos, independentemente do que os outros pensam e, quanto mais cedo reconhecermos que é um problema real, mais rapidamente será encontrada uma solução.
Operações caras são geralmente recomendadas para remediar esta condição, no entanto, existem soluções eficazes, mais baratas e menos invasivas. Dessa forma, serão propostos aqui 13 tratamentos naturais, mas antes é preciso saber:
Por que os joelhos doem?
O joelho é uma articulação complexa que une a coxa e a perna, dessa forma, ele é o ponto de contato entre a tíbia, o fêmur e a patela.
Os ossos são ligados por ligamentos e tendões, enquanto a cartilagem favorece o movimento. Também tem dois rolamentos chamados meniscos e bolsas sinoviais que reduzem o atrito e protegem a estrutura do joelho.
As pernas suportam o peso do nosso corpo e, portanto, é frequente o surgimento de lesões e inflamações graves nos joelhos, com dores persistentes na área afetada.
Muitas delas só podem ser tratadas cirurgicamente, no entanto, outras podem ser aliviadas através de cuidados domiciliares e tratamentos não convencionais. Veja a seguir as várias causas de dor no joelho, de acordo com o tipo de tratamento de que necessitam.
Afecções que precisam de cirurgias
- Lesões desportivas: ruptura de tendões, cartilagens e ligamentos provocados por mudanças bruscas de direção durante a execução do movimento, torções violentas e extensões forçadas. A cirurgia artroscópica normalmente permite que o paciente se recupere em duas semanas.
- Fraturas, luxações ou deslocamentos: Pode ensejar “rasgos”. São geralmente tratadas por osteossíntese e, sendo fraturas simples, não há danos permanentes.
- Artrite ou osteoartrite: é resultado de lesão, deformidade ou desgaste pela idade. As mais comuns são geno varo (joelho flexiona em forma de O) e vaxum genu (pernas arqueadas em forma de X). É diagnosticada por radiografia e tratada com abordagem artroscópica.
- Corpos livres: ou Rato Articular, lesão da cartilagem no limite osteocartilaginoso. Sem dúvida, muito difícil de diagnosticar.
- Tumores ósseos: raros.
Afecções que permitem tratamentos não convencionais
- Pancadas ou traumatismos diretos ou indiretos.
- Artrite ou inflamação aguda do joelho: entre as causas estão a má postura, o desgaste, as doenças reumáticas e as infecções.
- Tendinite: inflamação do tendão, pelo uso de calçados inadequados, repetição de exercícios errados ou má postura.
- Entorse ou tensão: Rasgo, inchaço ou estiramento excessivo de um ligamento após movimento brusco, queda, pancada ou forte torsão. Precisa, geralmente, de imobilização para a cura.
- Bursite: Inflamação das bolsas ou sacos do joelho, geralmente causada por laceração ou abrasão. Precisa de tratamento anti-inflamatório, repouso e curativos de pressão.
- Cisto de Baker (Medlineplus): protuberância fluídica na parte posterior do joelho. A inflamação pode levar a desconforto, dor e movimentos restritos.
- Doença de Osgood-Schlatter: inflamação da parte frontal e anterior do joelho.
Estas são as causas. Propomos a seguir treze tratamentos naturais de como aliviar a dor nos joelhos. Escolha o que você preferir e observe uma melhora na sua qualidade de vida.
Então, como aliviar a dor nos joelhos de forma natural?
Os médicos optam, cada vez mais, pela medicina natural como alternativa aos fortes produtos químicos e às cirurgias complexas realizadas hoje: então, por que não fazemos o mesmo?
Uma vez que a medicina natural é considerada como possível procedimento para curar as pessoas, apesar de sua eficácia não ter sido comprovada cientificamente, eis treze opções para aliviar a dor nos joelhos, então.
Sendo assim, caberá a você decidir se quer aliviar rapidamente a dor ou tratá-la a longo prazo para eliminá-la.
Tratamento #1: Compressas frias
Este tratamento é para torções e rasgos leves nos ligamentos.
Uma compressa fria durante 30 minutos duas ou três vezes por dia reduzirá a inflamação. Use também um saco de gelo envolto em pano para evitar o contato direto com a pele. Aliás, este tratamento é altamente recomendado nas primeiras 48 horas após a lesão.
Tratamento #2: Compressas quentes
O uso de compressas quentes alivia a dor e rigidez associadas a doenças como a artrite, por exemplo. Use um cobertor elétrico em temperatura baixa a média, uma bolsa para micro-ondas ou uma compressa quente na área afetada por 15 minutos, várias vezes ao dia.
Tratamento #3: Frio e quente
É simplesmente uma combinação dos dois anteriores, em que se alternam panos quentes e frios por 15 minutos para reativar a circulação e, assim, aliviar a dor.
Tratamento #4: Sálvia
Este tratamento é indicado caso você receba uma pancada no joelho saudável. Em primeiro lugar, envolva um punhado de folhas de sálvia num pano embebido em água morna. Aperte e friccione suavemente o joelho por 10 minutos até que as essências penetrem a pele.
Tratamento #5: Exercícios terapêuticos e alongamentos
Alongamentos e exercícios terapêuticos inegavelmente aliviam os joelhos. Para uma vida saudável, yoga e tai-chi podem ser uma excelente alternativa.
Tratamento #6: Massagens
Massagens contínuas na área afetada fortalecerão os músculos do joelho e, além disso, promoverão a recuperação e o relaxamento.
Tratamento #7: Acupuntura
A acupuntura é um exemplo ideal de como aliviar a dor nos joelhos e consiste na inserção e manipulação de agulhas no corpo para restaurar a saúde e o bem-estar.
Tratamento #8: Tecnologias sanitárias
Agentes físicos são usados como método de como aliviar a dor nos joelhos, de formas muitos eficazes e nada dolorosas: eletroterapia, ultrassonoterapia, hipertermia por contato, termoterapia, mecanoterapia, entre outros. Consultar um fisioterapeuta sobre o melhor método.
Remédios naturais
Tratamento # 9: Aloe vera (babosa)
É aconselhável plantar uma babosa em casa, pois ela tem muitos usos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da osteoartrite.
Descasque e corte em cubos um talo de babosa e bata-o no liquidificador com casca de laranja. Misture a pasta resultante com um pouco de mel e um pouco de argila vermelha. Aplique, então, uma camada dessa mistura todas as noites sobre os joelhos e deixe secar por 30 minutos. Remova com água fresca. Seus joelhos vão agradecer.
Tratamento # 10: Abacate
O abacate tem um alto valor nutritivo e sua polpa é uma rica fonte de proteínas, gorduras saudáveis e minerais, mas a princípio usaremos sua semente. No entanto, como aliviar a dor nos joelhos com abacate?
Coloque várias sementes de abacate em um lugar fresco e seco até secar e, em seguida, triture-as até obter um pó, que será misturado com mel quente até formar uma pasta. Aplique sobre a área afetada como uma pomada. Além disso, esse remédio também pode ser usado para aliviar dores musculares.
Proteja seu organismo com sementes de abacate.
Tratamento # 11: Goiaba contra inflamações
A goiaba é muito saudável e nutritiva, além disso, ela contém três vezes mais vitamina C do que a laranja.
Para eliminar dores nas articulações, corte quatro goiabas maduras e adicione um litro de água fervida. Deixe a mistura descansar por 3 horas e consuma como se fosse água. Repita o processo por 15-90 dias. Certamente os resultados serão surpreendentes.
Tratamento # 12: Limão mágico
Afinal, não é à toa que a chamam de fruta “multiuso”: o limão possui muitas propriedades curativas.
Se você tiver dor nos joelhos, basta cortar um limão ao meio e usá-lo para massagear a área afetada. Este tratamento alivia a inflamação nas articulações e as dores reumáticas. Entretanto, deve-se evitar a exposição posterior ao sol para não manchar a pele.
Tratamento # 13: Alimentação
Consumir proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais é tudo o que precisamos para manter um corpo vigoroso, flexível e saudável. No entanto, se priorizarmos os alimentos que contribuem para o fortalecimento dos ossos, os nossos joelhos agradecerão.
1. Consuma alimentos ricos em cálcio para combater a osteoporose e a artrose: amêndoas, nozes e leite.
2. Consuma diariamente um dente de alho em jejum para fortalecer os ossos.
3. Consuma dois cubinhos de babosa todas as manhã para evitar as dores nas articulações.
Quando é imprescindível ir ao médico?
Embora a medicina natural alivie a situação e ensine como aliviar a dor nos joelhos, precisamos prestar atenção a qualquer sinal alarmante.
Se apresentarmos qualquer dos seguintes sintomas, devemos esquecer nossas fobias e razões e consultar um especialista. Uma visita ao ortopedista pode prevenir doenças crônicas e melhorar nossa qualidade de vida.
- Não é possível suportar o peso no joelho.
- Dor intensa e constante mesmo sem apoiar a perna.
- O joelho se dobra, produz estalos ou não responde logo (pode indicar distúrbios relacionados com líquido sinovial).
- O joelho está desfigurado ou com inchaço marcado, vermelhidão ou alta temperatura na área afetada.
- Dores, inflamação, entorpecimento, formigamento ou cor azulada debaixo do joelho afetado.
- A dor persistir após três dias de tratamento em casa.
Dicas para evitar a dor nos joelhos
Você já têm todos os elementos necessários para curar as dores nos joelhos, pois você já sabe como aliviar a dor nos joelhos. Porém, não é velhice ou fraqueza, é importante ter atenção e tratar o problema. Aqui estão cinco dicas para preservar os joelhos:
- Mude de posição: Ficar muito tempo em pé ou sentado aumenta a pressão nos joelhos e afeta a circulação sanguínea. Mude de posição regularmente e mantenha-se ativo.
- Faça exercícios de baixo impacto e alongamentos: A vida sedentária prejudica as articulações. Por isso, faça 30 minutos de caminhada diariamente no seu próprio ritmo e pratique tai-chi ou yoga.
- Evite ficar ajoelhado: Nesta posição, todo o peso do corpo recai sobre o joelho, que pode ficar seriamente prejudicado se você permanecer por muito tempo nesta postura.
- Use sapatos baixos e confortáveis: Os saltos altos aumentam a pressão nos joelhos e devem ser apenas usados para momentos especiais.
- Perca alguns quilinhos: Se o peso for um problema, estabeleça metas realistas e divertidas. Emagrecer vai te tornar mais ágil e é uma forma saudável de como aliviar a dor nos joelhos.
A maioria das pessoas considera a dor nos joelhos um sinal de velhice e fraqueza, e, por isso, muitos suportam a dor até o dano ficar maior. Sendo assim, como aliviar a dor nos joelhos de forma natural e sem muita intervenção?
Esta é uma condição comum que afeta a todos e, se não for tratada a tempo, pode ter como resultado um deslocamento permanente.
Por isso, é importante falarmos o que sentimos, independentemente do que os outros pensam e, quanto mais cedo reconhecermos que é um problema real, mais rapidamente será encontrada uma solução.
Operações caras são geralmente recomendadas para remediar esta condição, no entanto, existem soluções eficazes, mais baratas e menos invasivas. Dessa forma, serão propostos aqui 13 tratamentos naturais, mas antes é preciso saber:
Por que os joelhos doem?
O joelho é uma articulação complexa que une a coxa e a perna, dessa forma, ele é o ponto de contato entre a tíbia, o fêmur e a patela.
Os ossos são ligados por ligamentos e tendões, enquanto a cartilagem favorece o movimento. Também tem dois rolamentos chamados meniscos e bolsas sinoviais que reduzem o atrito e protegem a estrutura do joelho.
As pernas suportam o peso do nosso corpo e, portanto, é frequente o surgimento de lesões e inflamações graves nos joelhos, com dores persistentes na área afetada.
Muitas delas só podem ser tratadas cirurgicamente, no entanto, outras podem ser aliviadas através de cuidados domiciliares e tratamentos não convencionais. Veja a seguir as várias causas de dor no joelho, de acordo com o tipo de tratamento de que necessitam.
Afecções que precisam de cirurgias
- Lesões desportivas: ruptura de tendões, cartilagens e ligamentos provocados por mudanças bruscas de direção durante a execução do movimento, torções violentas e extensões forçadas. A cirurgia artroscópica normalmente permite que o paciente se recupere em duas semanas.
- Fraturas, luxações ou deslocamentos: Pode ensejar “rasgos”. São geralmente tratadas por osteossíntese e, sendo fraturas simples, não há danos permanentes.
- Artrite ou osteoartrite: é resultado de lesão, deformidade ou desgaste pela idade. As mais comuns são geno varo (joelho flexiona em forma de O) e vaxum genu (pernas arqueadas em forma de X). É diagnosticada por radiografia e tratada com abordagem artroscópica.
- Corpos livres: ou Rato Articular, lesão da cartilagem no limite osteocartilaginoso. Sem dúvida, muito difícil de diagnosticar.
- Tumores ósseos: raros.
Afecções que permitem tratamentos não convencionais
- Pancadas ou traumatismos diretos ou indiretos.
- Artrite ou inflamação aguda do joelho: entre as causas estão a má postura, o desgaste, as doenças reumáticas e as infecções.
- Tendinite: inflamação do tendão, pelo uso de calçados inadequados, repetição de exercícios errados ou má postura.
- Entorse ou tensão: Rasgo, inchaço ou estiramento excessivo de um ligamento após movimento brusco, queda, pancada ou forte torsão. Precisa, geralmente, de imobilização para a cura.
- Bursite: Inflamação das bolsas ou sacos do joelho, geralmente causada por laceração ou abrasão. Precisa de tratamento anti-inflamatório, repouso e curativos de pressão.
- Cisto de Baker (Medlineplus): protuberância fluídica na parte posterior do joelho. A inflamação pode levar a desconforto, dor e movimentos restritos.
- Doença de Osgood-Schlatter: inflamação da parte frontal e anterior do joelho.
Estas são as causas. Propomos a seguir treze tratamentos naturais de como aliviar a dor nos joelhos. Escolha o que você preferir e observe uma melhora na sua qualidade de vida.
Então, como aliviar a dor nos joelhos de forma natural?
Os médicos optam, cada vez mais, pela medicina natural como alternativa aos fortes produtos químicos e às cirurgias complexas realizadas hoje: então, por que não fazemos o mesmo?
Uma vez que a medicina natural é considerada como possível procedimento para curar as pessoas, apesar de sua eficácia não ter sido comprovada cientificamente, eis treze opções para aliviar a dor nos joelhos, então.
Sendo assim, caberá a você decidir se quer aliviar rapidamente a dor ou tratá-la a longo prazo para eliminá-la.
Tratamento #1: Compressas frias
Este tratamento é para torções e rasgos leves nos ligamentos.
Uma compressa fria durante 30 minutos duas ou três vezes por dia reduzirá a inflamação. Use também um saco de gelo envolto em pano para evitar o contato direto com a pele. Aliás, este tratamento é altamente recomendado nas primeiras 48 horas após a lesão.
Tratamento #2: Compressas quentes
O uso de compressas quentes alivia a dor e rigidez associadas a doenças como a artrite, por exemplo. Use um cobertor elétrico em temperatura baixa a média, uma bolsa para micro-ondas ou uma compressa quente na área afetada por 15 minutos, várias vezes ao dia.
Tratamento #3: Frio e quente
É simplesmente uma combinação dos dois anteriores, em que se alternam panos quentes e frios por 15 minutos para reativar a circulação e, assim, aliviar a dor.
Tratamento #4: Sálvia
Este tratamento é indicado caso você receba uma pancada no joelho saudável. Em primeiro lugar, envolva um punhado de folhas de sálvia num pano embebido em água morna. Aperte e friccione suavemente o joelho por 10 minutos até que as essências penetrem a pele.
Tratamento #5: Exercícios terapêuticos e alongamentos
Alongamentos e exercícios terapêuticos inegavelmente aliviam os joelhos. Para uma vida saudável, yoga e tai-chi podem ser uma excelente alternativa.
Tratamento #6: Massagens
Massagens contínuas na área afetada fortalecerão os músculos do joelho e, além disso, promoverão a recuperação e o relaxamento.
Tratamento #7: Acupuntura
A acupuntura é um exemplo ideal de como aliviar a dor nos joelhos e consiste na inserção e manipulação de agulhas no corpo para restaurar a saúde e o bem-estar.
Tratamento #8: Tecnologias sanitárias
Agentes físicos são usados como método de como aliviar a dor nos joelhos, de formas muitos eficazes e nada dolorosas: eletroterapia, ultrassonoterapia, hipertermia por contato, termoterapia, mecanoterapia, entre outros. Consultar um fisioterapeuta sobre o melhor método.
Remédios naturais
Tratamento # 9: Aloe vera (babosa)
É aconselhável plantar uma babosa em casa, pois ela tem muitos usos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da osteoartrite.
Descasque e corte em cubos um talo de babosa e bata-o no liquidificador com casca de laranja. Misture a pasta resultante com um pouco de mel e um pouco de argila vermelha. Aplique, então, uma camada dessa mistura todas as noites sobre os joelhos e deixe secar por 30 minutos. Remova com água fresca. Seus joelhos vão agradecer.
Tratamento # 10: Abacate
O abacate tem um alto valor nutritivo e sua polpa é uma rica fonte de proteínas, gorduras saudáveis e minerais, mas a princípio usaremos sua semente. No entanto, como aliviar a dor nos joelhos com abacate?
Coloque várias sementes de abacate em um lugar fresco e seco até secar e, em seguida, triture-as até obter um pó, que será misturado com mel quente até formar uma pasta. Aplique sobre a área afetada como uma pomada. Além disso, esse remédio também pode ser usado para aliviar dores musculares.
Proteja seu organismo com sementes de abacate.
Tratamento # 11: Goiaba contra inflamações
A goiaba é muito saudável e nutritiva, além disso, ela contém três vezes mais vitamina C do que a laranja.
Para eliminar dores nas articulações, corte quatro goiabas maduras e adicione um litro de água fervida. Deixe a mistura descansar por 3 horas e consuma como se fosse água. Repita o processo por 15-90 dias. Certamente os resultados serão surpreendentes.
Tratamento # 12: Limão mágico
Afinal, não é à toa que a chamam de fruta “multiuso”: o limão possui muitas propriedades curativas.
Se você tiver dor nos joelhos, basta cortar um limão ao meio e usá-lo para massagear a área afetada. Este tratamento alivia a inflamação nas articulações e as dores reumáticas. Entretanto, deve-se evitar a exposição posterior ao sol para não manchar a pele.
Tratamento # 13: Alimentação
Consumir proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais é tudo o que precisamos para manter um corpo vigoroso, flexível e saudável. No entanto, se priorizarmos os alimentos que contribuem para o fortalecimento dos ossos, os nossos joelhos agradecerão.
1. Consuma alimentos ricos em cálcio para combater a osteoporose e a artrose: amêndoas, nozes e leite.
2. Consuma diariamente um dente de alho em jejum para fortalecer os ossos.
3. Consuma dois cubinhos de babosa todas as manhã para evitar as dores nas articulações.
Quando é imprescindível ir ao médico?
Embora a medicina natural alivie a situação e ensine como aliviar a dor nos joelhos, precisamos prestar atenção a qualquer sinal alarmante.
Se apresentarmos qualquer dos seguintes sintomas, devemos esquecer nossas fobias e razões e consultar um especialista. Uma visita ao ortopedista pode prevenir doenças crônicas e melhorar nossa qualidade de vida.
- Não é possível suportar o peso no joelho.
- Dor intensa e constante mesmo sem apoiar a perna.
- O joelho se dobra, produz estalos ou não responde logo (pode indicar distúrbios relacionados com líquido sinovial).
- O joelho está desfigurado ou com inchaço marcado, vermelhidão ou alta temperatura na área afetada.
- Dores, inflamação, entorpecimento, formigamento ou cor azulada debaixo do joelho afetado.
- A dor persistir após três dias de tratamento em casa.
Dicas para evitar a dor nos joelhos
Você já têm todos os elementos necessários para curar as dores nos joelhos, pois você já sabe como aliviar a dor nos joelhos. Porém, não é velhice ou fraqueza, é importante ter atenção e tratar o problema. Aqui estão cinco dicas para preservar os joelhos:
- Mude de posição: Ficar muito tempo em pé ou sentado aumenta a pressão nos joelhos e afeta a circulação sanguínea. Mude de posição regularmente e mantenha-se ativo.
- Faça exercícios de baixo impacto e alongamentos: A vida sedentária prejudica as articulações. Por isso, faça 30 minutos de caminhada diariamente no seu próprio ritmo e pratique tai-chi ou yoga.
- Evite ficar ajoelhado: Nesta posição, todo o peso do corpo recai sobre o joelho, que pode ficar seriamente prejudicado se você permanecer por muito tempo nesta postura.
- Use sapatos baixos e confortáveis: Os saltos altos aumentam a pressão nos joelhos e devem ser apenas usados para momentos especiais.
- Perca alguns quilinhos: Se o peso for um problema, estabeleça metas realistas e divertidas. Emagrecer vai te tornar mais ágil e é uma forma saudável de como aliviar a dor nos joelhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fransen, M., Mcconnell, S., Harmer, A. R., Van der Esch, M., Simic, M., & Bennell, K. L. (2015). Exercise for osteoarthritis of the knee. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD004376.pub3
- Yang, A. J., & Jain, N. B. (2017). Knee. In Pain Medicine: An Essential Review. https://doi.org/10.1007/978-3-319-43133-8_17
- Bumbaširevic, M., Lešic, A., & Bumbaširevic, V. (2010). Anterior knee pain. Orthopaedics and Trauma. https://doi.org/10.1016/j.mporth.2009.06.005
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.