Alimentos que potencializam a memória e conselhos para estimular a atividade cognitiva

20 de dezembro de 2017
Nossa saúde mental está intimamente relacionada com os alimentos que consumimos. Devemos adicionar à nossa dieta alimentos cujos componentes potencializem nossa função cognitiva, além de seguir práticas 100% saudáveis

A perda de memória é um problema que não respeita idade. Isso faz com que, desde jovens, devamos tomar ações que ajudam a manter nosso cérebro saudável. Consumir alimentos que potencializem a memória e a função cognitiva faz parte destas ações.

Mas, o que causa a perda de memória? É provocada pela ausência de vitaminas, especialmente as do complexo B, assim como de aminoácidos.

A alimentação é um fator fundamental na perda de memória e na piora da função cognitiva. É necessário consumir alimentos ricos em antioxidantes, proteínas e gorduras essenciais.

Alimentação que estimula a atividade cognitiva

Nosso cérebro tem em torno de 1 milhão de neurônios por cada milímetro cúbico.

Sua estrutura é cambiável e permanentemente estabelece novas conexões. Esta não é mais do que um conjunto de neurônios interconectados entre si que funcionam graças a substâncias químicas.

Uma dieta inadequada nos torna vulneráveis a sofrer transtornos mentais, assim como doenças degenerativas no sistema nervoso.

Uma alimentação balanceada potencializa a atividade cerebral e a memória, melhora a concentração, assim como pode ajudar a reduzir a depressão, a ansiedade e a agressividade.

Alimentos que potencializam a memória

A glicose dos alimentos serve de combustível para o cérebro, enquanto que as proteínas favorecem sua formação e funcionam como neurotransmissores.

Por outro lado, os ácidos graxos (os lipídios) ajudam a construir as membranas que protegem os neurônios.

É fundamental ingerir alimentos variados, comer entre 4 e 5 vezes por dia, sem pular refeições, e aumentar a ingestão de líquidos. Mas, principalmente, incluir na dieta alimentos que contenham:

1. Ômega 3

Alimentos ricos em ômega 3 para estimular a atividade cognitiva

São ácidos graxos poli-insaturados que o organismo precisa e que não tem a capacidade de reproduzir sozinho. Consumi-los de forma recorrente potencializa a saúde do cérebro.

Funcionam como uma camada protetora das membranas das células do cérebro. É um componente presente em alimentos que potencializam a memória, tais como:

  • As frutas
  • A sardinha
  • O atum
  • Os mariscos
  • Os frutos secos
  • A soja
  • Os óleos vegetais

2. Antioxidantes

Os antioxidantes estão presentes nos produtos de origem vegetal.

Encarregam-se de reduzir o dano que produzem os oxidantes das células e ajudam a melhorar a concentração mental.

Mesmo que nosso corpo seja capaz de gerar seus próprios antioxidantes, é bom incluí-los na alimentação.

Alguns alimentos que contém antioxidantes são:

  • As bagas
  • O brócolis
  • Os frutos secos
  • O chá verde
  • O alho
  • As cenouras

3. Vitamina E

Cápsulas de vitamina E para estimular a atividade cognitiva

A vitamina E faz parte do grupo de vitaminas lipossolúveis, as quais ajudam a reduzir os quadros de estresse oxidativo.

Alguns alimentos que potencializam a memória e que contém vitamina E são:

  • O amendoim
  • O tomate
  • Os aspargos
  • O kiwi
  • A abóbora

4. Polifenóis

São definidos como compostos sintetizados com um efeito antioxidante e são encontrados em alimentos de origem vegetal.

Alguns alimentos que contém polifenóis são:

  • As framboesas.
  • As cerejas.
  • O chá verde.
  • As uvas.

5. Vitamina B

Amêndoas estimulam a atividade cognitiva

Melhor conhecida como ácido fólico, ajuda a reduzir os níveis de homocisteína que pode causar risco vascular.

Também, contribui na reprodução celular, o que dá a oportunidade de formação de novos neurônios.

E a ausência desta vitamina causa ansiedade, transtornos nervosos e perda de memória.

Alguns dos alimentos que potencializam a memória e que tem vitamina B são:

  • As amêndoas.
  • A acelga.
  • O espinafre.
  • O repolho.
  • A avelã.
  • O abacate.

Alimentos que acentuam a perda de memória

Se você quiser evitar que sua memória piore e apareçam outros problemas, descarte de sua dieta diária os seguintes alimentos:

  • Açúcar, farinha e arroz branco: também podem alterar o sistema nervoso provocando hiperatividade.
  • Gorduras saturadas: além de afetar a memória, deixam lento o processo de digestão.
  • Produtos industrializados: alteram a capacidade de compreender e planificar, além da memória.

Conheça: 6 surpreendentes exercícios para o cérebro

Conselhos para estimular a atividade cognitiva

  • Leve uma dieta equilibrada que seja rica em nutrientes.
  • Faça as refeições em horários regulares.
  • Mantenha contato com a natureza, já que isso ajuda a conseguir um nível celular adequado.
  • Realize uma atividade física durante 30 minutos, 3 vezes por semana.
  • Cuide da pressão arterial e do colesterol.
  • Afaste-se de situações estressantes.
  • Evite ganhar peso, já que provoca deterioramento cognitivo e demência.
  • Realize atividades recreativas e saídas sociais que ajudem a relaxar a mente.
  • Durma, pelo menos, 8 horas por dia. Isso ajuda a manter o equilíbrio do sistema nervoso.
  • Beba 2 litros de água por dia.

Cuide de sua vida, cuide de seu cérebro hoje, alimentando-se de forma equilibrada e seguindo práticas que façam de seu estilo de vida 100% saudável.

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