Quais são os alimentos com efeito saciante?

O efeito saciante dos alimentos está muito relacionado com o momento do dia em que os consumimos. Se os ingerirmos no café da manhã o efeito se prolongará durante todo o dia.

Todos queremos uma fórmula mágica que nos permite sentir satisfeitos com o que comemos e perder peso. Porém, não acreditamos que este tipo de mágica exista.

Na verdade, podemos saber quais alimentos causam um efeito saciante. Assim aliviamos a fome por mais tempo e, por onde, comeremos menos.

Porque um alimento pode saciar mais do que o outro?

A saciedade é a satisfação completa de um desejo. No caso que nos ocupa, este desejo é o de continuar a comer.

Uma vez que nosso cérebro recebe o sinal de saciedade, deixa de precisar de alimentos. Se não existisse a sensação de saciedade estaríamos comendo constantemente, sem limite.

Quando os alimentos produzem um efeito saciante, precisamos de menos quantidade para nos sentirmos cheios. Desta forma consumimos menos calorias, o que nos beneficia quando queremos perder peso ou manter o peso que já temos.

Um alimento pode saciar mais do que o outro por várias razões e uma delas é a sua ação sobre os hormônios. Há alimentos que agem de forma direta sobre os hormônios da saciedade. Assim, inibem o apetite.

Os alimentos que aumentam seu volume ao serem ingeridos e com alto teor de fibra também produzem um efeito saciante. Eles fazem com que o tempo da digestão se prolongue e o estômago esvazie mais lentamente.

Também aqueles cujo volume é composto principalmente por água e ar, enchem mais do que os outros. Da mesma forma, os produtos menos processados e os de alto teor proteico saciarão mais ao serem ingeridos.

Conhecer quais alimentos causam um efeito saciante nos ajudará a nos alimentarmos adequadamente. Consumiremos as porções justas que satisfaçam nossas necessidades nutricionais e melhorará o funcionamento de nosso organismo.

Estes alimentos produzem um efeito saciante

Salada é um alimento com efeito saciante

Por seu grande teor de água e fibra, as frutas, assim como as verduras e hortaliças, aumentam a sensação de saciedade.

Não têm um alto teor calórico e, ao nos satisfazer, evitam que consumamos outros alimentos com mais calorias.

Sua grande variedade contribui para que não nos entediemos e mantenhamos seu consumo de forma constante:

  • Dentre as frutas que nos dão mais sensação de plenitude estão as maçãs. Elas contêm fibra solúvel que se incha ao chegar ao estômago, o que reduz o apetite.
  • O melão e os morangos têm poucas calorias e muito teor de água. Isso é ideal para nos dar sensação de estar cheio.

Não se deve esquecer, em matéria de sucos, que para maior saciedade é melhor consumir as frutas inteiras ao invés de sucos.

No que diz respeito aos vegetais:

  • O tomate conta com um grande teor de água.
  • As alcachofras gozam de níveis importantes de insulina, por isso estabilizam a glicose no sangue e diminuem o apetite.
  • As berinjelas também entram no grupo de alimentos saciantes. Tem poucas calorias, muita fibra e se digerem facilmente.
  • As batatas cozidas são dos alimentos que mais nos dão a sensação de estômago cheioSão saudáveis e de bom teor nutricional.

Além disso, têm fibra, o que favorece o trânsito intestinal. São pobres em gorduras e contêm uma proteína que suprime o apetite.

Cafés da manhã saciantes com ovo e aveia

A aveia é um alimento com efeito saciante

Outro alimento que causa um efeito saciante é o ovo. Por seu grande teor proteico, desjejuar ovos diminui o consumo de calorias diário.

Foi comprovado que este hábito contribui para a perda de peso. O ovo, além disso, é digerido de uma forma mais complexa, por isso demora mais a abandonar o estômago.

Outra opção que encontramos ao investigar quais alimentos causam um efeito saciante é a aveia. Pobre em calorias e rica em fibras, é ideal para aplacar a fome e nos saciar.

Desjejuar com aveia nos permite chegar na hora do almoço com menos fome, por isso ingerimos menos alimentos.

Uma boa sopa para a alma… e legumes também

A sopa é um alimento com efeito saciante

Ainda que a lógica possa nos dizer que por ser líquida não nos tirará muito a fome, isso não é verdade.

De acordo com as pesquisas sobre os alimentos que causam um efeito saciante, a sopa tem um papel importante. Seja grossa ou suave, a sopa permanece por mais tempo no estômago, o que produz sensação de estar cheio.

Os legumes causam saciedade, nos proporcionam fibra para regular o trânsito intestinal e seu conteúdo calórico não é alto.

Além de nos fazer sentir cheios, os feijões, as lentilhas e as ervilhas têm um grande valor nutritivo.

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