Alimentos processados ​​que você pode incluir em sua dieta

· 24 de fevereiro de 2019
Existem alguns alimentos processados ​​que você pode incluir em sua dieta diária. Aqui nós os apresentamos a você.

O termo alimentos processados ​​refere-se àqueles que foram submetidos a algum tipo de processamento industrial. Ali, componentes químicos ou artificiais são adicionados antes que o indivíduo os consuma. Aqui estão incluídos os produtos que são embalados, enlatados, e plastificados nos supermercados.

Embora este tipo de alimento seja preparado com facilidade, recomenda-se um consumo moderado, pois as mudanças às quais estão sujeitos industrialmente tendem a diminuir sua composição nutricional (minerais, vitaminas, fibras, entre outros).

Nesse sentido, os ultra processados devem ser evitados ao máximo. São aqueles que passaram por diferentes estágios de processamento, e que requerem muitos aditivos para serem conservados. Talvez até seus próprios componentes sejam artificiais.

No entanto, existe um seleto grupo de tais alimentos processados ​​que ainda se enquadram na faixa saudável e podem ser incluídos em uma dieta balanceada.

Alimentos processados ​​saudáveis

Produtos integrais

Consumir pães ou massas que contenham uma grande quantidade de grãos e farinha integral contribui para uma dieta saudável. Sua composição principal é baseada em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam o corpo a manter um baixo índice glicêmico.

Alimentos processados ​​que você pode incluir em sua dieta: Produtos integrais

Da mesma forma, estes melhoram a constipação, diminuem o colesterol e produzem uma sensação de saciedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, recomenda o consumo de pão integral, pois 100 gramas deste representa apenas 243 calorias, enquanto que 100 gramas de pão branco normal, equivale a 290 calorias.

Recomendamos que leia também: Por que devemos evitar os alimentos processados?

Frutas congeladas, legumes e verduras

É preferível que o consumo de frutas, legumes e verduras seja o mais fresco possível.

No entanto, se estamos em um supermercado, podemos optar por comprar aquelas que se encontram embaladas e congeladas.

A razão? Este método é normalmente usado para manter o produto conservado por um pouco mais de tempo. Agora, somente se estes produtos não estão sujeitos a nenhum processo químico, que possa alterar sua composição.

Leite

Este produto, que originalmente vem da vaca, deve ser pasteurizado e processado para evitar a proliferação de bactérias. No entanto, este processo industrial não elimina completamente suas propriedades proteicas, cálcio e vitaminas.

No entanto, o caso é totalmente diferente quando se trata de leite com açúcar adicionado, ou leite desnatado. Neste caso, alguns especialistas recomendam evitá-los.

Nesse sentido, Aitor Sánchez, nutricionista e autor do livro “Minha dieta já não funciona”, acredita que “não se justifica cientificamente que devemos priorizar o desnatado em relação ao integral. Isso é um mito. Na verdade, os produtos de leite desnatado dão menos saciedade, e a fome volta mais cedo.”

Alimentos processados ​​que você pode incluir em sua dieta: leite

Outro tipo de leite recomendado é o de coco ou amêndoas, em cujo processo de embalagem não se altera a composição nutricional de seu produto natural.

Iogurte

O consumo de iogurte traz vários benefícios ao nosso organismo, embora seja um produto processado que provém da fermentação do leite.

Entre seus benefícios se encontra a estabilização da flora intestinal, o favorecimento da assimilação de nutrientes, e ainda contém cálcio, fósforo, magnésio e outros minerais.

No entanto, para garantir que o iogurte que vamos consumir seja o mais saudável, devemos garantir que o leite e os produtos lácteos fermentados estejam entre os seus ingredientes.

Recomenda-se a ingestão de iogurte que não contenha edulcorantes nem adoçantes. Um dos mais naturais é o grego.

Você estaria interessado em ler:  Máscara de iogurte e mel: conheça seus benefícios para a pele e o cabelo

Queijo

O queijo é outro produto derivado de produtos lácteos obtidos através de um processo industrial. Ali, o leite é fermentado, coalhado, e conservado em sal. Por causa de sua composição nutricional, o queijo é uma fonte de proteína, cálcio e potássio, para o nosso corpo.

Alimentos processados ​​que você pode incluir em sua dieta: queijo

No entanto, os especialistas recomendam consumir menos de 120 gramas por dia, devido à grande quantidade de gordura e carboidratos que contém.

Gorduras

Entre as gorduras saudáveis, a primeira que é recomendada é o azeite extravirgem. Isso porque não possui nenhum tipo de aditivo, pois é obtido diretamente da extração da azeitona. O consumo deste tipo de azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, e regula o processo digestivo.

Chocolate

Recomenda-se também o consumo de chocolate puro, com pouco açúcar e 85% de cacau. Este produto pode fornecer múltiplos benefícios para o nosso organismo, como a redução da pressão arterial e uma contribuição nutricional de potássio, cálcio e magnésio.

Em conclusão, você tem muitas opções saudáveis ​​de alimentos processados ​​para incluir em sua dieta. Lembre-se de complementá-la com exercícios. Em caso de dúvida, consulte um especialista para obter melhores informações sobre este assunto.

 

  • Slavin JL, Lloyd B. Health Benefits of Fruits and Vegetables. Adv Nutr An Int Rev J. 2012;
  • Lisko D, Johnston G, Johnston C. Effects of Dietary Yogurt on the Healthy Human Gastrointestinal (GI) Microbiome. Microorganisms. 2017;
  • Visioli F, Strata A. Milk, Dairy Products, and Their Functional Effects in Humans: A Narrative Review of Recent Evidence. Adv Nutr An Int Rev J. 2014;
  • Magrone T, Russo MA, Jirillo E. Cocoa and dark chocolate polyphenols: From biology to clinical applications. Frontiers in Immunology. 2017.
  • Nocella C, Cammisotto V, Fianchini L, D’Amico A, Novo M, Castellani V, et al. Extra Virgin Olive Oil and Cardiovascular Diseases: Benefits for Human Health. Endocrine, Metab Immune Disord - Drug Targets. 2017;