Acelere o alívio da enxaqueca com 6 soluções alternativas

Pode parecer impossível obter um alívio da enxaqueca com soluções naturais, especialmente quando os analgésicos ajudam bastante. No entanto alternativas caseiras podem complementar o tratamento.
Acelere o alívio da enxaqueca com 6 soluções alternativas

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 25 maio, 2022

A dor de cabeça é uma das piores que existem, já que não nos permite fazer qualquer outra atividade além de dormir em um quarto escuro e silencioso.

Se você estiver procurando por um alívio da enxaqueca, nesse artigo daremos algumas soluções alternativas aos famosos analgésicos. Esses remédios caseiros podem servir como complemento ao tratamento médico que você segue.

Por que a enxaqueca ocorre?

Existem diferentes tipos de dores de cabeça, e a enxaqueca é uma delas. Neste caso, há uma dor pulsante e latejante em apenas um lado do crânio. A origem é desconhecida, e a única maneira de os sintomas diminuírem é deitar-se em um quarto escuro ou muito quieto.

Em algumas pessoas a enxaqueca apresenta problemas de visão ou fala, e até mesmo vômitos e náuseas. O quadro pode piorar se realizar qualquer atividade física ou movimento súbito. Também se intensifica em lugares cheios, ensolarados ou barulhentos.

Ao contrário da cefaleia tensional ou da cefaleia “comum”, a enxaqueca ocorre após a liberação de substâncias inflamatórias, que causam dor nos nervos e vasos sanguíneos da cabeça e do pescoço. Pode durar de horas a dias, e a frequência com que os episódios aparecem é de apenas algumas semanas entre elas.

Remédios caseiros para o alívio da enxaqueca

Se a sua cabeça doer de um lado e a dor se intensificar com a luz ou o ruído, preste atenção aos seguintes remédios naturais para o alívio da enxaqueca:

1. Cubos de gelo

Remédios caseiros para o alívio da enxaqueca

É uma opção mais do que eficaz, e ao mesmo tempo acessível. É muito simples, já que você só tem que colocar alguns cubos de gelo em um saco plástico, e em seguida cobrir com um pano fino.

O que você deve fazer?

  • Aplique na área que dói, e deixe agir por 20 minutos enquanto você está deitado de costas no sofá ou na cama.
  • Você pode repetir à cada hora aproximadamente, várias vezes ao dia. O frio fará os vasos sanguíneos se contraírem e sua cabeça doerá menos.

2. Chá de gengibre

Esta raiz tem muitos benefícios para a saúde, porque pode aumentar a temperatura, fortalecer o sistema imunológico, e melhorar a circulação sanguínea. Também é anti-inflamatório! Para aproveitar as suas propriedades podemos preparar um chá.

Ingredientes

  • 1 fatia de raiz de gengibre, ou 1 colher de sopa de raiz ralada (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Mel a gosto (opcional)

Preparação

  • Para preparar o chá de gengibre, basta adicionar uma fatia da raiz em uma xícara de água fervente.
  • Deixe repousar por 10 minutos e adoçar com uma colher de chá de mel (opcional).
  • Beba o mais quente possível enquanto estiver deitado na cama.

3. Vinagre de maçã

Este remédio é útil para o alívio da enxaqueca, mas também para a sua prevenção. No primeiro caso, umedeça um pano com um pouco de vinagre e aplique na área da cabeça onde dói. Para evitar episódios de dor, prepare o próximo remédio.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (30 ml)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

  • Adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água fresca e misture bem.
  • Tome duas ou três vezes por semana antes de ir dormir.
  • Desta forma, você pode desintoxicar o corpo e reduzir a pressão arterial. Ambos os fatores que podem interferir em suas enxaquecas.

4. Chá de camomila

Por possuir propriedades calmantes e anti-inflamatórias a camomila é uma planta mais do que recomendada, se a sua cabeça doer muito. Ela também serve como um tratamento para a insônia ou para os nervos, e para o estresse. Embora você possa comprar os saquinhos de chá de camomila, recomendamos que mesmo o prepare comprando as flores em uma loja de produtos naturais.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de camomila (45 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • Mel (a gosto)
  • O suco de ½ limão (opcional)

Preparação

  • Aqueça a água, e quando ferver adicione a camomila.
  • Deixe descansar, filtre, adoce com mel, e adicione um pouco de suco de limão antes de consumir.

5. Óleo essencial de lavanda

Esta planta é escolhida em muitos tratamentos devido às suas propriedades medicinais. Por exemplo, algumas pessoas optam por colocar ramalhetes de lavanda no travesseiro para que seu aroma os ajude a dormir melhor. Como um remédio para o alívio da enxaqueca devemos usar o óleo essencial, também para prevenir a dor.

O que você deve fazer?

Alívio da enxaqueca com soluções alternativas: Óleo essencial de lavanda
  • Despeje algumas gotas em seus dedos, e esfregue levemente com movimentos circulares onde dói.
  • Você também pode espalhar um pouco sobre a toalha que você usa para se secar após o banho, ou em lenços ou certas roupas.

O óleo de lavanda é bem conhecido por suas propriedades sedativas, mas não é o único que podemos usar se nossa cabeça doer muito. Outras opções são o manjericão, a camomila, o eucalipto, o tomilho, e o sândalo. E claro o azeite de oliva!

6. Batata

Este tubérculo tem uma boa quantidade de água na sua composição, razão pela qual é utilizado para hidratar a pele. Mas além da batata, o pepino ou a melancia, podem ser de muita ajuda se sofrermos de enxaqueca.

O que você deve fazer?

  • É tão simples quanto cortar várias fatias e colocá-las na testa ou nas têmporas. Prenda-as com um lenço e descanse.
  • Troque as rodelas quando perceber que estão quentes ou secas.

Se você sofre de enxaqueca de forma frequente recomendamos que consulte um médico. Desta forma você saberá qual a sua causa e, acima de tudo, qual é o tratamento mais adequado para o seu problema.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.