8 infusões de ervas para desintoxicar o corpo

· 2 de janeiro de 2016
Graças às suas propriedades diuréticas, as folhas de framboesa nos ajudam a eliminar toxinas enquanto reduzem os níveis de ácido úrico.

O chá não é somente uma bebida para nos aquecer ou nos alimentar, mas também nos ajuda a eliminar as impurezas e tudo aquilo “que não serve”. No seguinte artigo você conhecerá 8 infusões de ervas para desintoxicar o corpo. Você não pode perder!

Fígado limpo, organismo feliz

Esse poderia ser um slogan de qualquer medicamento para a saúde hepática, mas não é. No entanto, é uma frase que se pode memorizar. Quando o fígado se encontra em boas condições, traz como consequência a boa saúde.

Certamente, esse órgão é um dos mais importantes, mas nem todos dão a devida atenção a ele. Ele tem o objetivo de filtrar o sangue, depurar hormônios, microrganismos, medicamentos, bactérias e também toxinas.

Mas, além disso, é o encarregado de manter as proporções de glicose, gorduras e proteínas nos níveis adequados.

Se o fígado estiver doente, pode provocar os seguintes problemas:

  • Gases
  • Má digestão
  • Dor de cabeça
  • Depressão
  • Tonturas
  • Incapacidade para se concentrar
  • Urticária
  • Mau humor
  • Erupções cutâneas
  • Mau hálito pelas manhãs
  • Hipoglicemia
  • Asma
  • Necessidade de comer coisas doces

De que maneira podemos cuidar do fígado?

  • Tendo uma dieta baixa em gorduras.
  • Deixando de consumir farinhas refinadas.
  • Fazendo exercício.
  • Descansando o suficiente.
  • Reduzindo os níveis de estresse.
  • Aproveitando os benefícios da medicina tradicional e das infusões de ervas naturais.

As 8 melhores infusões de ervas para desintoxicar o corpoInfusões de ervas para desintoxicar

É muito importante que mantenhamos o organismo livre do que pode causar doenças. Por isso, além de levar uma vida saudável, é bom que sejam consumidos alguns remédios naturais.

Para desintoxicar nosso organismo não precisamos ir à farmácia, mas à casa de produtos naturais mais próxima.

É bom que antes ou depois das comidas bebamos uma infusão de erva apropriada para o organismo e para depurar o fígado. Entretanto, sempre é necessário deixar passar uns 30 minutos.

Outra opção é bebê-las em jejum todas as manhãs ou antes de ir para a cama. As melhores infusões de ervas para desintoxicar o corpo são:

1. Cardo marianoInfusões de ervas para desintoxicar

Esta erva é conhecida como o “guardião do fígado”. Não somente se consome como chá, mas também em saladas (crua). O cardo mariano limpa o fígado e a vesícula, reduz as inflamações, repara tecidos danificados e elimina impurezas através da urina.

Ela evita que substâncias danosas se acumulem no organismo e é um potente antioxidante. Além disso, diminui o “mau” colesterol, equilibra os níveis de glicose no sangue e estimula as funções vitais.

2. Dente de leão

O dente de leão serve como depurador sanguíneo, descongestionador do fígado e também é um tônico maravilhoso para o organismo. Além disso possui propriedades anti-inflamatórias, reparadoras e laxantes.

É muito boa para a vesícula e para eliminar as toxinas que se acumulam. No entanto, as infusões de ervas de dente de leão deve ser ingerida sempre 30 minutos depois de comer e não se deve beber mais de 3 xícaras por dia.

3. AlcachofraChá de alcachofra para desintoxicar

Esta é outra da planta com a qualidade de cuidar da saúde do fígado e eliminar as impurezas.

A alcachofra possui propriedades hepáticas protetoras e regenerativas, melhora a digestão e combate todos os sintomas do funcionamento incorreto do fígado citados anteriormente.

Está comprovado que o chá de alcachofra também previne a hepatite, a diabetes, o sobrepeso e a insuficiência hepática, além de eliminar o colesterol e reduzir o açúcar no sangue.

Leia também: 5 infusões de ervas para desintoxicar o sistema digestivo

4. Rabo de cavalo

O rabo de cavalo possui muitas propriedades que nos ajudam a depurar o organismo. Pode-se fazer um chá com uma colher de sopa desta planta e uma de hortelã, menta ou funcho.

Além disso, a infusões de ervas rabo de cavalo limpa os pulmões das mucosidades e das fleumas, previne resfriados e favorece a digestão.

5. Tomilho

O chá de tomilho é recomendado para as pessoas com má digestão e nervosismo. Também é muito bom para melhorar o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, então nos ajuda a eliminar as impurezas do organismo através da urina.

Ainda podemos aumentar os benefícios desta infusão de tomilho se o misturarmos em uma xícara de água fervente em partes iguais com erva cidreira ou tília. Beba até 3 xícaras ao dia.

6. Folhas de morangoChá de morango para desintoxicar

Essas folhas têm a capacidade de eliminar as toxinas que vão se acumulando no organismo. Dessa forma, reduzem os níveis de ácido úrico.

Para aumentar seus benefícios, aconselha-se misturar partes iguais de folhas de morango com folhas de menta ou folhas de oxicocos. É uma bebida com efeitos diuréticos. Recomenda-se beber uma xícara por dia.

7. Sabugueiro

As folhas do sabugueiro são muito usadas por suas propriedades diuréticas e depurativas. Além de eliminar as toxinas, também acalmam os nervos e melhoram a digestão.

Consuma uma infusão com uma parte de folhas de sabugueiro e uma parte de maçã, sálvia ou anis verde. Podem-se consumir até 3 xícaras diárias.

Leia também: As melhores infusões para os 13 tipos mais comuns de mal-estar

8. Chá verdeInfusões para desintoxicar

Certamente, as propriedades do chá verde para emagrecer e queimar gorduras são conhecidas. Mas você sabia que, além disso, ele pode eliminar as impurezas do organismo? É um poderoso antioxidante graças ao seu conteúdo de isoflavonas.

Também é um grande aliado na luta contra o envelhecimento, pois evita o endurecimento das paredes arteriais e colabora com a circulação.

Algumas investigações indicam que, além disso, estas infusões de ervas verdes são anticancerígenas e reduzem a acumulação de gordura no fígado.

Como se não fosse suficiente, o chá verde é um bom agente de termogênese (regula a temperatura corporal), estimulante que ajuda a concentração e o trabalho mental.

Não se recomenda consumi-lo em casos de problemas de sono ou nervosismo crônico. Se quisermos, podemos consumi-lo pela manhã, mas não depois das 6 da tarde.