8 alimentos que podem aumentar a melatonina e melhorar a qualidade do sono

· 3 de fevereiro de 2016
Ainda que muitas pessoas ignorem isso, o sono tem uma estreita relação com a saúde, devido ao papel que desempenha para o bom funcionamento de corpo. E a melatonina é um hormônio fundamental para regulá-lo.

Quando uma pessoa não consegue dormir bem, ou precisa diminuir suas horas de sono por alguma razão, pouco a pouco, aparecem efeitos secundários que se tornam evidentes no nível físico e mental (cansaço crônico, falta de concentração, etc.). Por isso, é preciso aumentar a secreção de melatonina.

Portanto, é essencial respeitar os horários do sono e adotar hábitos que permitam melhorar sua qualidade.

Alimentos que estimulam a secreção de melatonina são um apoio para conseguir dormir bem e evitar, assim, transtornos de sono.

A melatonina é um hormônio relacionado com o controle dos ciclos circadianos, responsáveis por preparar o corpo para realizar diferentes atividades diárias, como, por exemplo, dormir.

O inconveniente é que, com o passar do tempo, a secreção natural dessa substância pelo corpo se reduz, devido ao estresse, ao envelhecimento, a má alimentação, entre outros fatores.

No entanto, começando a ingerir certos alimentos, pode-se estimular a produção de melatonina, evitando transtornos do sono e até prevenindo o envelhecimento precoce. Você tem interesse em conhecê-los?

1. Abacaxi

O abacaxi ajuda na secreção de melatonina

Por seu teor de triptofano, o abacaxi é uma fruta que ajuda o organismo a produzir serotonina.

A saber, a serotonina é um neurotransmissor que se encarrega de transmitir sinais nervosos através dos neurônios.

Já que esse hormônio está associado, principalmente, com o bem-estar e com o bom-humor, quando seus níveis estão baixos, dificulta a secreção de melatonina e o relaxamento do corpo para poder descansar adequadamente.

Além disso, o abacaxi é delicioso e ainda contém vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que trazem benefícios à saúde, ao melhorar a digestão e combater os radicais livres.

2. Bananas para aumentar a secreção de melatonina

As bananas têm um efeito sedativo natural para o cérebro e ajudam a relaxar os músculos após um dia cansativo. Contém potássio e triptofano, que favorecem processos celulares e a produção de melatonina, além de ajudar a dormir melhor.

Dessa forma, você pode consumir a banana pura ou em vitaminas, mas o mais importante é comê-la crua.

3. Aveia

A aveia ajuda na secreção de melatonina

Considerada o cereal mais completo que existe, a aveia é um dos melhores alimentos para melhorar a qualidade do sono, pois contém altas doses de triptofano, aminoácido a partir do qual a nossa glândula pineal secreta a melatonina .

Além disso, a aveia faz bem ao sistema digestivo, como também ajuda a controlar a ansiedade e favorece o funcionamento do sistema nervoso para relaxar o corpo antes de dormir. Sendo assim, é aconselhável consumir a aveia no início da manhã, assim como no lanche da tarde.

Leia também: 4 receitas de aveia imprescindíveis

4. Aspargos

Os aspargos são ricos em ácido fólico e vitamina C, necessários para uma absorção adequada do triptofano, aminoácido essencial para conciliar o sono de maneira adequada.

Durante a noite, ajudam na queima de gorduas armazenadas pelo corpo e, além disso, melhoram o funcionamento do sistema digestivo.

5. Nozes

As nozes ajudam na secreção de melatonina

As nozes e frutas secas contêm quantidades importantes de triptofano, por isso, consumi-las à noite pode ajudar no sono. Seus ácidos graxos ômega 3 as tornam muito boas para a saúde cardiovascular e outras funções dos sistemas mais importantes do corpo.

No entanto, seu consumo deve ser moderado, pois são calóricas e podem engordar bastante. Além disso, também podem ter efeito laxante.

Leia também: As 10 incríveis propriedades das nozes

6. Cebola

A cebola é um dos vegetais mais saudáveis e versáteis que existe. Rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos essenciais, é uma das maravilhas que a natureza oferece.

A cebola tem propriedades diuréticas e purificadoras que estimulam a eliminação das toxinas do corpo, prevenindo, assim, várias doenças. Também favorece o relaxamento antes de dormir.

7. Sementes

Sementes que aumentam a secreção de melatonina

As sementes secas de algumas frutas e hortaliças são ricas em triptofano e antioxidantes que fortalecem o corpo, estimulando, ao mesmo tempo, seu descanso.

Algumas sementes, como as de linhaça e de gergelim, possuem ácidos graxos ômega 3 que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes.

Outras recomendações:

  • Sementes de abóbora;
  • Sementes de melancia;
  • Sementes de chia;
  • Sementes de uva.

8. Gengibre

O gengibre é conhecido em todo o mundo por ser um dos anti-inflamatórios e analgésicos naturais mais poderosos que existe.

Dessa forma, seu chá é um bom remédio para aliviar a dor e outros sintomas associados com a inflamação.

Além disso, o gengibre também contribui para a secreção de melatonina, por isso, seu consumo é recomendado para pessoas com distúrbios do sono.

Por fim, uma última sugestão: outro alimento riquíssimo em triptofano são as deliciosas cerejas frescas.

Se acaso você sofrer com dificuldades para dormir, pode incluir estes alimentos na dieta e conferir nossas dicas sobre bons hábitos que combatem a insônia.