7 remédios naturais para a dor de garganta

Para aliviar a dor de garganta e acelerar a recuperação é muito importante se manter corretamente hidratado. O chá de gengibre, além de nos hidratar, alivia a ardência e a congestão.
7 remédios naturais para a dor de garganta
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

A dor de garganta é um desconforto muito comum que, embora possa ser tratada principalmente com certos medicamentos, também pode ser aliviada com a ajuda de alguns remédios caseiros de maneira complementar.

A ideia de recorrer a remédios caseiros é complementar ao tratamento prescrito pelo médico, após uma avaliação. Você também pode usar remédios caseiros para evitar o excesso de medicação durante o dia e sentir-se mais confortável.

A dor de garganta geralmente é acompanhada de outros sintomas, como: sensação de febre na área, mal-estar, coceira e sensação de irritação ao engolir.

Remédios naturais para a dor de garganta

1. Gargarejos com água salgada

Remédios caseiros para a dor de garganta

O gargarejo é uma das maneiras mais simples e que dão mais resultados para aliviar a dor de garganta. O sal ajuda a eliminar as bactérias, aliviar a dor e prevenir as infecções do trato respiratório superior, de acordo com estudos como o publicado no Jornal Chileno de Infectologia.

Ingredientes

  • 1 copo de água morna (200 mL)
  • 1 colher de sal (5 g)

O que devo fazer?

  • Misture bem ambos os ingredientes e deixe que o sal se dissolva antes de fazer os gargarejos.
  • Faça duas a três vezes por dia.

2. Pastilhas

Existem várias pastilhas, sem analgésicos farmacológicos, que servem para aliviar a dor de garganta e estimular a produção de saliva.

Principalmente, elas combinam elementos como mel, ótimo anti-inflamatórios e curativo e ervas refrescantes, como:

  • Menta
  • Mentol
  • Eucalipto

3. Chá de camomila

Chá de camomila

Segundo estudos da Universidade de Ciências Médicas de Camagüey, a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas. Embora seja sempre melhor beber uma infusão de camomila preparada na hora, ela também pode ser tomada depois.

Após a infusão ser preparada e, ainda quente, um pano deve ser umedecido, espremido e colocado no pescoço como uma compressa. O procedimento pode ser repetido quantas vezes você desejar, para obter alívio.

4. Compressa quente na garganta

Como a dor de garganta inclui inflamação da área, acredita-se que a aplicação de uma compressa de calor na área ajuda a combatê-la. Nossos avós já recomendavam enrolar a garganta com lenços. O calor tem um efeito vasodilatador que relaxa os músculos e, portanto, alivia a dor.

5. Chá de gengibre

Chá de gengibre

O gengibre é outro ingrediente natural que pode ajudar a aliviar a dor de garganta. Isso ocorre porque essa raiz possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que combatem diretamente os agentes que causaram a infecção.

Vários remédios caseiros podem ser preparados com gengibre; no entanto, o seguinte é um dos mais fáceis de executar. Recomenda-se beber até 3 vezes ao dia, quando a dor de garganta estiver muito irritante.

Ingredientes

  • 1 colher de gengibre em pó ou duas colheres de raiz fresca ralada (15 g)
  • 1 xícara de água fervendo (250 mL)

O que devo fazer?

  • Descasque e rale um pedaço de gengibre.
  • Ferva um copo de água.
  • Adicione o gengibre e deixe repousar 5 minutos antes de coar.
  • Beba quente. Você ainda pode adicionar limão.

6. Mel com limão

O mel é rico em vitaminas e oligoelementosTem propriedades anti-inflamatórias, energéticas e antimicrobianas. O limão é rico em vitamina C e, de acordo com alguns estudos, também tem propriedades antibacterianas e antivirais.

A combinação destes dois produtos naturais é excelente para aliviar os incômodos da garganta.

Modo de preparo

  • 1 xícara de água (250 mL)
  • 2 colheres de mel (50 g)
  • O suco de 1/2 limão

O que devo fazer?

  • Ferva 1 xícara de água. Quando a água atingir o ponto de ebulição, adicione o mel.
  • Adicione o suco de meio limão quando a água estiver quente, para não perder suas propriedades.
  • Misture bem e beba.

7. Cravo-da-Índia

Cravo-da-Índia

O cravo-da-índia contém uma substância chamada eugenol que, por sua vez, possui propriedades anestésicas, antifúngicas, bactericidas e antivirais, que ajudam a combater infecções e, consequentemente, dor de garganta.

O que devo fazer?

  • Simplesmente coloque em sua boca um ou dois cravos e suavize com sua saliva. Você pode mastigá-los e depois pode engolir ou cuspir. É eficaz das duas maneiras.

Importante

Remédios naturais são uma ajuda complementar, não uma cura como tal. Portanto, eles devem ser usados em paralelo ao tratamento prescrito pelo médico.

Por outro lado, o mais aconselhável é tomar um único remédio e não vários, pois pode ser contraproducente.

Finalmente, se a dor de garganta não desaparecer ou for acompanhada de febre, linfonodos inchados ou erupções cutâneas, consulte um médico imediatamente.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pelucchi, C., Grigoryan, L., Galeone, C., Esposito, S., Huovinen, P., Little, P., & Verheij, T. (2012). Guideline for management of acute sore throat. Clinical Microbiology and Infection. https://doi.org/10.1111/j.1469-0691.2012.03766.x
  • Srivastava, J. K., Shankar, E., & Gupta, S. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with a bright future (review). Molecular Medicine Reports. https://doi.org/10.3892/mmr.2010.377
  • Chan, E. W. C., Lim, Y. Y., Wong, S. K., Lim, K. K., Tan, S. P., Lianto, F. S., & Yong, M. Y. (2009). Effects of different drying methods on the antioxidant properties of leaves and tea of ginger species. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2008.07.090

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.