7 razões pelas quais você pode sofrer de gastroenterite

· 24 de fevereiro de 2018
A gastroenterite é uma inflamação do estômago e do intestino delgado, cujos sintomas incluem perda de apetite, diarreia, náuseas e vômitos. No entanto, são muitas as causas que podem provocá-la. Conheça quais são e como evitá-las.

Sofrer de gastroenterite é algo realmente incômodo e irritante. Trata-se de uma doença que causa a perda de apetite, diarreia, náuseas e vômitos. No entanto, são muitas as causas que podem provocá-la. Você sabe quais são e como evitá-las?

A gastroenterite é uma inflamação tanto das paredes gástricas, quanto das do intestino delgado, especificamente do duodeno. Esta doença pode ser causada pelo consumo de alimentos contaminados por certos microrganismos.

Vírus, bactérias e causas não infecciosas podem levar a um quadro de gastroenterite. Você deve prestar bastante atenção para prevenir esta doença. Além de ser dolorosa, tende a incapacitar o paciente, de qualquer idade.

Você sabe quais as principais causas da gastroenterite?

  • Infecção por:
    – Vírus
    – Bactérias
  • Toxinas
  • Parasitas
  • Medicamentos
  • Substâncias nocivas
  • Intolerância à lactose

Vírus

Vírus da gastroenterite

Dentre os vírus mais frequentes associados à gastroenterite causada por contaminação dos alimentos, encontramos o rotavírus. Este, geralmente, afeta bebês que não tenham sido vacinados contra o mesmo.

Por outro lado, o adenovírus e o astrovírus são os causadores de episódios de diarreia em crianças, além de náuseas e vômitos por inflamação. Têm uma incidência de mais de 70% nos casos da diarreia de origem infecciosa, e afetam sobretudo crianças que entre 2 e 7 anos de idade, expostas a alimentos contaminados.

Bactérias

Uma longa lista de bactérias pode levar a um quadro de gastroenterite. A principal é a bactéria chamada Campylobacter jejuni, seguida da Salmonela e pela Escherichia Coli, que é a que se encontra em exposição direta com as fezes.

A maioria das bactérias encontrada nos alimentos provém da carne de aves. Já que estas são mantidas à temperatura ambiente até mesmo algumas horas depois de mortas, isso permite que as bactérias possam aderir à carne com facilidade e se proliferar.

Toxinas

Bactérias da gastroenterite

As toxinas produzidas por bactérias como a Clostridium difficile são outras das razões pelas quais se pode sofrer de gastroenterite. Isso pode ocorrer em questão de poucas horas, pois são uma importante causa de diarreia após consumir alimentos armazenados por vários dias, sem proteção.

Recomendamos ler: Problemas que surgem quando as bactérias intestinais fogem do controle

Parasitas

Os parasitas também desempenham um papel importante nas causas de gastroenterite. Neste sentido, considera-se como “a mãe de todas as infecções”, a Entamoeba histolytica, seguida pela Giardia lamblia, pois são espécies que sobrevivem devido à má higiene dos alimentos.

A Giardia lamblia é o parasita que provoca gastroenterite grave em pessoas que costumam viajar para países ou lugares onde esta infecção é bastante comum. Ao contrário da Giardia, a Entamoeba histolytica é o parasita popularmente conhecido como ameba, e causadora dos quadros graves de gastroenterite e diarreia.

Se você suspeita que algo não vai bem em seu estômago, o melhor é consultar um médico
e examinar se você está sofrendo com parasitas intestinais.

Sofrer de gastroenterite também influencia o estilo de vida

Laticínios

Menino com intolerância à lactose e gastroenterite

Muitas pessoas são intolerantes à lactose e o problema se manifesta após o consumo de qualquer produto lácteo, entre eles o leite, o queijo, a manteiga e o iogurte.

Qualquer um desses alimentos com lactose provoca a inflamação do trato gastrointestinal, que causa uma cólica intensa. Essa dor só é aliviada após as evacuações, quando se elimina todo o conteúdo lácteo do corpo.

Medicamentos

Vários medicamentos podem produzir efeitos adversos. Entre eles, estão os sintomas gastrointestinais, como: diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos.

Muitas vezes, isso ocorre por causa da interação do medicamento com o ácido clorídrico do estômago. Entre os medicamentos que mais provocam reações estão os anti-inflamatórios não esteróides (AINES).

Álcool

Álcool pode causar gastroenterite

São muitos os efeitos imediatos do álcool, pois, além da embriaguez, também pode deixar outras sequelas no corpo. Inflama a mucosa gástrica e, portanto, causa quadros de gastroenterite não infecciosa, que se manifesta como dor abdominal e diarreia.

Tanto a dor quanto a diarreia cedem uma vez que todo o álcool tenha sido eliminado do organismo.