7 razões pelas quais o cabelo cai e como deter a queda

28 de dezembro de 2017
O cabelo geralmente cai devido a vários fatores. Para deter essa queda, mostramos os motivos mais comuns e como solucioná-los.

Você sofre de queda de cabelo e não sabe como acabar com esse processo? Trazemos as dez razões mais comuns pelas quais ele tende a cair, e lhe dizemos como você deve detê-lo.

Certamente, se você seguir estes passos, tudo será muito mais simples.

1. Problemas de tireoide podem influenciar na queda de cabelo

Mulher com queda de cabelo por problemas na tireoide

Uma das razões pelas quais o cabelo cai de deve a problemas de tireoide. Quando isso acontece, é porque nosso corpo experimenta um desequilíbrio hormonal que pode aparecer pela menopausa, por problemas no sistema endócrino ou pela diabetes.

Como solucioná-lo?

Se você suspeitar que a perda de cabelo possa se dever a um problema desse tipo, você terá que ir a um endocrinologista para fazer os exames necessários e obter o tratamento adequado.

Leia também: Você quer acelerar o crescimento do seu cabelo? Descubra 7 truques interessantes

2. Por seguir uma dieta muito radical

Às vezes, fazemos dietas tão radicais que só prejudicamos nossa saúde. Tenha em mente que se perdermos muito peso em um curto período de tempo, isso não será bom para o nosso corpo,  e enfraquecerá nosso sistema imunológico.

Tudo isso resultará em queda de cabelo. No caso de você também ter doenças respiratórias e infecções, o corpo irá se recuperar mais tarde.

Como solucioná-lo?

Em vez de optar por dietas rigorosas, faça exercícios regularmente.

3. Estresse crônico

Mulher que deve tratar o estresse para deter a queda de cabelo

O estresse crônico também pode causar perda de cabelo, pois afeta o fluxo sanguíneo, que atinge o couro cabeludo. A boa notícia é que se o cabelo cai devido ao estresse, essa perda se recupera rapidamente.

Como solucioná-lo?

Certifique-se de descansar algumas horas por dia e encontre uma maneira de relaxar. No caso de você ter problemas emocionais e não souber como solucioná-los, deve ir a um psicólogo.

4. Tratamento incorreto do couro capilar

Executar um tratamento incorreto no couro cabeludo também leva sua cota. Uma vez que existe uma série de produtos que precisam ser usados ​​de forma muito esporádica, e não fazer uso deles frequentemente. Entre estes encontramos: secador de cabelo, modelador de cachos ou a chapinha.

Como solucioná-lo?

Tente limitar o uso do secador, chapinha e produtos químicos, e também consulte um profissional para obter o tratamento e os produtos para o penteado que lhe façam bem.

Embora se afirme que os sulfatos são ruins para o cabelo, não há evidência de que eles causem a queda de cabelo.

5. Por consumir certos medicamentos

Medicamentos para deter a queda de cabelo

O fato de consumir certos medicamentos também pode causar perda de cabelo. Entre estes, encontramos alguns destinados a pessoas com hipertensão arterial.

Aqui, também estariam incluídos os antidepressivos, que geralmente causam um efeito colateral, que é precisamente a perda de cabelo.

Como solucioná-lo?

Se você parar de tomá-los verá como seu couro cabeludo é restaurado. No entanto, em nenhum caso, pare de tomar este tipo de medicamento sem consultar o seu médico.

Veja também: 6 ervas e especiarias que promovem o crescimento do cabelo

6. Anemia

A anemia causa queda de cabelo. Isso acontece porque o fluxo sanguíneo no couro cabeludo é afetado pela falta de ferro.

Para saber se você pode sofrer de anemia terá que detectar uma série de sintomas como: sonolência, fraqueza geral, ou apatia. Se você perceber que possui esses sinais, deve saber que é hora de verificar o nível de hemoglobina em seu sangue.

Como solucioná-lo?

Se após um exame de sangue for confirmado que você tem anemia, terá que adicionar mais alimentos que contenham ferro à sua dieta. Entre estes alimentos estão: as romãs, as carnes e maçãs.

No caso de não melhorar, você terá que tomar algum tipo de suplemento de ferro que seu médico lhe dirá.

7. Avitaminose

Vitaminas para deter a queda de cabelo

Você também deve ter em mente que pode sofrer queda de cabelo porque tem deficiência de microelementos e vitaminas.

É essencial que você verifique se tem deficiência de vitamina C, porque esta é essencial na absorção de ferro, e estimula a produção de colágeno que fortalece o couro cabeludo. Isso também tornará seu cabelo mais frágil se você tiver deficiência de vitamina B.

Como solucioná-lo?

Inclua em sua dieta alimentos ricos em vitaminas C, B e outros microelementos saudáveis.

 

Recomendados para você