7 objetos tóxicos que existem em sua casa

9 de dezembro de 2017
Ainda que não possamos eliminar todos os materiais perigosos de nossa casa, podemos tentar diminuir ao máximo seu uso, para nos expor menos.

É preciso ter cuidado com certos objetos tóxicos que podemos encontrar em quase qualquer lar sem nos darmos conta de seus efeitos. Conheça alguns deles a seguir!

Objetos tóxicos que podem estar presentes em seu lar

1. Produtos feitos com compensado

Por que são perigosos para saúde?

As lascas que contêm madeira e serragem podem estar coladas com resinas de ureia formaldeído, ou seja, um tipo de veneno que afeta diretamente as vias respiratórias e os olhos.

Além disso, também pode causar problemas nos animais de estimação que temos em casa.

Esse risco aumenta se os móveis são velhos, já que os novos são regulados por normas mais modernas e nem todos usam esses produtos.

O que você pode fazer?

  • Para saber se seu móvel é seguro, você terá que verificar os certificados do produto em função das normas brasileiras, os materiais com os quais foi produzido, etc.
  • É preciso lembrar que devem ter uma classe de emissão que não seja superior a E1.

2. Tapetes

Mulher passando aspirador de pó no tapete

Por que são perigosos?

Os tapetes contêm diferentes tipos de adesivos e tintas. Esses produtos liberam compostos orgânicos voláteis que podem causar desde dores de cabeça a alergias e fadiga.

O carpete é especialmente nocivo porque, diferente dos tapetes, cobre todo chão e se gruda nele. Isso dificulta a eliminação dos ácaros e da poeira, que podem causar alergia e asma.

O que você pode fazer?

  • Se seu tapete é muito velho, o que você pode fazer é comprar um que seja feito com materiais naturais ou não tratados com substâncias químicas.
  • É recomendável evitar tamanhos grandes de tapetes, porque é mais complicado limpá-los.

3. Impressoras a laser

As impressoras a laser emitem no ar partículas minúsculas que se formam por causa do pó da impressão. Essas partículas penetram nos pulmões e isso pode causar uma série de doenças pulmonares e cardiovasculares.

O que fazer?

  • O melhor é colocar sua impressora a laser num cômodo bem ventilado da casa.

4. Mamadeiras

Bebê tomando leite na mamadeira

As mamadeiras podem ter sido feitas com plástico de policarbonato. Esse tipo plástico contém um produto químico conhecido sob o nome de bisfenol A (BPA).

  • Trata-se de um tipo de plástico com uma estrutura muito parecida com o estrogênio, e se conhece como “destruidor hormonal”. Ele causa um transtorno hormonal grave na criança.

O que fazer?

O melhor que você pode fazer é buscar uma alternativa que tenha sido fabricada com materiais seguros e ler sua composição no rótulo antes de comprar.

5. Colchões

Muitos colchões podem ser considerados objetos tóxicos pois apresentam um alto nível de difenil éter polibromado, uma substância que causa problemas de saúde.

  • Entre esses danos, podemos citar desde problemas cerebrais até uma diminuição da função reprodutiva, e até problemas na glândula tireoide.
  • Esse material é especialmente perigoso para as crianças.

O que fazer?

Os colchonetes antigos são os que provavelmente mais contêm essas substâncias. No caso de você não ter trocado seu colchão durante muito tempo, é melhor trocá-lo por um feito de produtos naturais.

6. Tupperwares

Tupperwares com alimentos

Os recipientes da marca Tupperware são feitos com plástico. Ou seja, feitos à base de um material que tem, por sua vez, vários produtos químicos, os ftalatos.

Essa substância pode afetar o sistema endócrino, reprodutivo e causar hipertensão, assim como resistência à insulina.

O que fazer?

  • Na medida do possível, substitua os potes de plástico por recipientes de vidro ou de cerâmica. Se não achar, prefira potes feitos à base de polietileno ou polipropileno.
  • Não se esqueça de que nunca devemos aquecer no micro-ondas os alimentos no interior de um recipiente feito à base de plástico fino.

7. Amaciante de roupa

Os amaciantes de roupa deixam as peças mais macias, mas na verdade estão recobrindo-as com uma fina camada de produtos químicos tóxicos.

Eles podem causar irritação na pele, problemas respiratórios e dores de cabeça.

O que fazer?

Se não forem usados além da conta, são seguros, mas o melhor é evitar utilizá-los nas roupas das crianças.

Sempre que puder, opte por algum amaciante natural para melhorar o cheiro da roupa, sem ter que se preocupar com toxinas.

Você já tinha parado para pensar que poderia ter objetos tóxicos em sua casa? Agora que já os conhece, faça o máximo para evitá-los e proteger a sua saúde.

Recomendados para você