7 hábitos que o ajudam a combater a insônia naturalmente

23 de novembro de 2017
Manter um horário fixo para ir para a cama fará com que nosso corpo se acostume e adapte nossos ritmos circadianos para evitar a insônia e dormir as horas necessárias

A insônia tornou-se um dos males modernos e, apesar de muitos a ignorarem, ela está relacionada ao aparecimento de outros distúrbios de saúde física e emocional.

Ela aparece quando a pessoa tem dificuldade em adormecer, ou quando sofre interrupções durante o período de descanso.

Devido ao fato de que o organismo não consegue cumprir bem as funções realizadas durante esse período, são apresentadas algumas reações que, pouco a pouco, reduzem a qualidade de vida.

O mais preocupante é que muitos ignoram os efeitos negativos que isso implica e, embora sofram com isso de forma recorrente, eles não tomam medidas de controle até sentirem consequências significativas.

Embora seja verdade que muitos casos são leves e esporádicos, é essencial prestar atenção para evitar que a situação piore.

Felizmente, a insônia pode ser combatida naturalmente, uma vez que a prática diária de alguns hábitos pode influenciar positivamente na qualidade do sono.

1. Coma um jantar leve para combater a insônia

Mulher olhando dentro da geladeira

O consumo diário de um jantar leve, uma ou duas horas antes de ir para a cama, é essencial para evitar interrupções durante o período de descanso.

  • Pular esta refeição principal pode causar desconforto digestivo e uma sensação de fome, que afeta o descanso.
  • Por outro lado, comer pratos grandes produz acidez e refluxo ácido, o que também prejudica o sono.

2. Evite o consumo de cafeína ou estimulantes

As bebidas estimulantes, como energéticos ou café, contêm cafeína e outros compostos químicos que podem causar dificuldade em adormecer no momento certo.

  • Essas substâncias mantêm o cérebro ativo e, portanto, inibem a ação de neurotransmissores que permitem o descanso.
  • É essencial limitar o seu consumo tanto quanto possível, principalmente à noite.
  • Em lugar disso, devemos consumir sucos naturais, chás ou leite quente.

3. Mantenha um horário fixo

Mulher que não consegue combater a insônia

Manter um horário de sono fixo é um dos hábitos que podem facilitar o controle da insônia, principalmente quando ela tende a ser recorrente.

Desta forma, podemos acostumar o corpo a manter seu ritmo circadiano e, portanto, vamos sentir vontade de dormir sempre na mesma hora.

  • Seu cronograma deve ser ajustado de forma que ele atinja o tempo de sono adequado (não menos de 7 horas sem interrupções).
  • Isso também implica evitar mudanças abruptas de horário em feriados ou dias de descanso.

4. Faça exercícios regulares

A prática regular do exercício físico nos ajuda a manter uma boa produção de serotonina, um neurotransmissor que influencia a qualidade do sono.

Além de sua capacidade de aliviar o estresse e a depressão, é ideal para o alívio dos episódios de insônia.

  • É aconselhável dedicar ao menos 30 minutos por dia, 3 ou 4 vezes por semana.
  • Você pode caminhar ou fazer algum exercício cardiovascular.
  • Você também se beneficiará da prática de treinamento combinado e de alto impacto.

5. Crie um ambiente de sono apropriado

Ambiente adequado para combater a insônia

O ambiente em que dormimos tem muito a ver com a qualidade do sono. Embora tenhamos muitas atividades em nossa casa, o ideal é deixar o quarto exclusivamente para descansar.

Ou seja, se você costuma trabalhar ou fazer outras atividades neste cômodo, é melhor começar a procurar outras alternativas.

  • Computadores, televisores e outros elementos que produzam distração devem ser mantidos em outros lugares da casa.
  • É importante verificar o ambiente do local, garantindo que a temperatura seja agradável e que seja silencioso e escuro.
  • Também temos que garantir que a cama seja limpa e confortável.

6. Medite

A meditação antes de dormir é uma prática reflexiva que, além de controlar a ansiedade e o estresse, contribui para alcançar uma melhor qualidade de sono.

Esta terapia é recomendada principalmente quando a insônia tem a ver com distúrbios emocionais ou nervosos.

  • Para a sua prática, é importante ter um ambiente silencioso e longe de qualquer coisa que possa distraí-lo.
  • O ideal é combiná-lo com exercícios de respiração para obter ainda mais benefícios.

7. Tome chás que facilitem o sono

Chá para combater a insônia

Existe uma grande variedade de plantas que, por suas propriedades, ajudam a relaxar o corpo e a mente para garantir um sono repousante e profundo.

Estas, em geral, são preparadas em chás e são um tratamento alternativo para alguns medicamentos contra a insônia.

Algumas recomendadas são:

  • Valeriana
  • Camomila
  • Tília
  • Melissa
  • Manjerona
  • Boldo
  • Hortelã
  • Lavanda

Você está tendo dificuldade para dormir? Você não consegue descansar no tempo correto? Se ultimamente estiver se revirando na cama e não consegue adormecer, coloque em prática os hábitos recomendados e diga adeus a esse problema.

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