7 estratégias de manipulação usadas pelas pessoas que maltratam

· 7 de fevereiro de 2018
O mal feitor vai introduzindo pouco a pouco e de maneira sutil suas estratégias de manipulação para que a vítima não seja consciente até que já esteja perdida.

Porque, após uma agressão, voltamos para a pessoa que nos maltratou? A resposta se encontra nas diversas estratégias de manipulação que essa pessoa utiliza.

Elas são muito sutis e se aproveitam dos momentos de confusão e desespero que nos abordam. Esses em que estamos mais frágeis do que nunca e mais manipuláveis.

Hoje descobriremos algumas estratégias de manipulação das quais podemos ser vítimas. Às vezes, nós mesmos as usamos sem perceber.

Isso acontece porque dentro de nós desejamos que, o que queremos, tenha determinado fim.

1. As palavras podem ser usadas como estratégia de manipulação

Abusador manipulando vítima com ameaças

Quando a outra pessoa se sente ofendida ou encurralada, pois não pode argumentar nada sobre o que está dizendo, ela opta por se enfurecer.

Desta forma, vira o jogo e faz com que o outro envolvido se sinta culpado pela situação. Assim, conseguirá que ele se desculpe e não volte a agir dessa maneira.

Sem se dar conta, estará submetendo o outro para que fique vulnerável.

2. Você não está certa, eu não disse isso!

Uma das estratégias de manipulação mais dolorosas e que causa confusão na vítima. Frases como “eu não disse isso” ou “você não se lembra que foi você quem começou?”, pode fazer a pessoa duvidar de sua própria realidade.

A pessoa que maltrata tenta fazer que o outro duvide de si mesmo e que acabe cedendo diante de seus desejos.

Isso acontece em muitas ocasiões, por isso algumas pessoas tentam falar com diversos amigos pedindo que eles deem sem próprio ponto de vista da situação. Desta maneira, corroboram se é ou não fruto de sua imaginação.

3. Eu fiz isso porque… te amo?

Maltratador usando estratégias de manipulação sobre a vítima

Cuidado com esta forma de justificar um tapa, uma porrada ou qualquer insulto que seja sinal de maus tratos.

Se uma pessoa levantar a mão para você, tentar manipulá-la, controlar você, evita que você se mova com liberdade, mostra ciúmes constantes, a humilhar, cuidado… isso não é amor!

Amar a alguém não tem condições e não é compatível com um controle obsessivo. Quando amamos de verdade, não importa se a outra pessoa está ou não conosco.

A única coisa que desejamos é que ela seja feliz.

4. Se você fizer isso, já sabe quais serão as consequências

“Se você não fizer isso, acontecerá aquilo”, “se você não voltar comigo eu me mato”, todas estas frases fazem referência à famosa chantagem emocional.

Com isso, tenta fazer com que a vítima se sinta culpada, ainda que, na realidade, o que diz seja uma verdadeira nuvem de fumaça, ou seja, uma mentira.

 O maltratador tenta amedrontar à outra pessoa para que volte com ele; para que não faça o que ela quer, mas sim o que ele deseja.

5. Juro que não voltarei a fazer isso

Homem agarrando mulher

Se seu parceiro a maltratar, machucar e lhe prometer que vai mudar, acredite, isso não vai acontecer.

Quando alguém levanta a mão no relacionamento e tenta controlar e manipular o outro, a confiança, o amor e o respeito já saíram pela porta.

É bonito pensar que as pessoas podem mudar, mas bastante irreal neste caso. Se ele já a machucou, o que evitará que ele o faça de novo?

6. Você tem que me dar uma resposta agora!

Todo maltratador tenta evitar que você tenha tempo de penar e raciocinar sobre situação. Desta maneira, assegura a sua vitória.

Por isso, é importante que se afaste e que lute por esse espaço que você merece para poder observar a circunstância com perspectiva.

A pessoa que maltrata insistirá e em todo momento vai querer que você decida logo. Não é mais do que uma de suas novas estratégias de manipulação.

7. Seus amigos não são bons para você

Mulher com medo por causa da manipulação do parceiro

Uma pessoa que manipula sabe que os amigos e os entes queridos são indivíduos que devem ser evitados, pois podem fazer com que a vítima escape.

Por isso, evitará que fique com aqueles que mais ama, lançando comentários pejorativos contra essas pessoas e mudando sua visão sobre elas.

De repente, começará a dizer que seus amigos não são bons para você, que ele é o único no qual você deve centrar e que, na verdade, os outros não são tão importantes.

Cuidado… você está sob o julgo de um verdadeiro manipulador!

O mais destacável de tudo que foi dito antes é que você não perceberá o que está acontecendo até que seja muito tarde. Isso acontece porque a pessoa que manipula sabe que não deve fazê-lo de uma vez, mas sim progressivamente.

Desta maneira, começará, pouco a pouco, a introduzir a raiva, a dúvida, os “eu te amo” e demais para que você vá caindo em sua rede.

Quanto antes você abrir os olhos, melhor!