7 coisas que você deve evitar fazer em jejum

Embora muitos de nós estejamos acostumados a fazê-lo e possa parecer inofensivo para nós, consumir café com o estômago vazio, mesmo que seja descafeinado, pode favorecer o aparecimento de azia e refluxo ácido. Veja outras coisas que você deve evitar fazer em jejum!
7 coisas que você deve evitar fazer em jejum
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli.

Última atualização: 23 agosto, 2022

A maneira como começamos o dia pode nos ajudar a manter a sensação de energia e vitalidade ao longo do dia. Por isso devemos evitar fazer em jejum certas coisas.

Às vezes adotamos hábitos que, longe de nos dar benefícios, podem causar efeitos indesejáveis, física e emocionalmente.

Embora muitas dessas práticas façam parte de nossa rotina, ou pareçam “inofensivas”, na realidade, a longo do tempo, elas podem afetar nosso bem-estar .

Por esta razão, hoje queremos dedicar esse espaço a 7 coisas que, por razões de saúdeé melhor evitar fazer em jejum.

Descubra!

1. Tomar anti-inflamatórios

Deve evitar ingerir medicamentos em jejum

Medicamentos como a aspirina, o paracetamol e, em geral, os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) não devem ser tomados com o estômago vazio, pois isso pode provocar um desconforto digestivo severo.

Seus compostos podem causar um desequilíbrio inflamatório no revestimento do estômago e, em casos graves, produzem sangramento gástrico.

Recomendações

  • Para minimizar os efeitos negativos dos AINEs, o consumo de leite é aconselhado.
  • Se você não tiver leite à mão, tome-os com muita água.

2. Beba café

Algumas pessoas têm o hábito de “recarregar energias” no início do dia com uma xícara de café, ignorando possíveis efeitos colaterais.

Embora não possamos negar que é uma bebida energética, com muitos nutrientes e benefícios, em jejum pode ser prejudicial.

Mesmo em suas apresentações descafeinadas, aumenta a produção de ácido no estômago e pode causar queima e refluxo.

Recomendações

  • Se você não consegue parar de beber café para acordar pela manhã, consuma-o com creme ou leite. A gordura desses ingredientes minimiza os efeitos negativos da bebida.
  • Se você puder, substitua-o por uma infusão ou um batido natural.

3. Ingerir bebidas alcoólicas

Deve evitar ingerir bebidas alcoolicas em jejum

Consumir bebidas alcoólicas com o estômago vazio pode ser potencialmente prejudicial para órgãos como fígado, coração e rins.

Sua absorção em jejum é duas vezes maior, o que é comparado com a introdução de álcool por via intravenosa.

Além disso, a eliminação de toxinas é mais lenta, o que causa um maior grau de intoxicação alcoólica e uma forte ressaca .

Recomendações

  • Se por qualquer motivo você consumiu bebidas alcoólicas com o estômago vazio, certifique-se de comer um sanduíche o mais rápido possível, que pelo menos contenha manteiga.
  • Evite combinar álcool com café ou refrigerantes gaseificados, pois o efeito pode ser pior.

4. Chiclete

Quando mastigamos chiclete, é produzida uma substância conhecida como ácido clorídrico que, se tivermos estômago vazio, pode causar efeitos colaterais indesejados.

Este mau hábito irrita o revestimento do estômago e, no longo prazo, pode causar problemas graves como gastrite.

Recomendações

  • Se você costuma mascar chiclete, opte por aquelas que têm edulcorantes naturais entre seus componentes.
  • Evite apresentações com açúcar, ciclamato ou aspartame.
  • Evite mascar chiclete por mais de 10 minutos, mesmo com o estômago cheio.

5. Fazer exercício intenso

Há muitos mitos sobre o exercício no início do dia. Algumas pessoas dizem que o treinamento em jejum ajuda a queimar mais calorias.

No entanto, é improvável que o estômago vazio influencie nisso e, pelo contrário, pode causar uma redução de massa muscular.

Deve-se lembrar que o corpo precisa de nutrientes para começar todas as manhãs e, tentando exercitá-lo com o estômago vazio, procurará manter suas reservas de energia.

Recomendações

  • Substitua rotinas de exercícios intensos por atividades aeróbicas de baixo impacto.
  • Tente comer, pelo menos uma fruta ou batido, antes de se exercitar.
  • Se você tem doenças digestivas, como gastrite, coma bem antes de se exercitar para evitar complicações.

6. Ingerir sucos cítricos

Os sucos cítricos estão cheios de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais importantes que conferem benefícios ao corpo.

Apesar disso, não é aconselhável consumir em jejum, uma vez que podem irritar a mucosa gástrica, especialmente quando você sofre de gastrite ou complicações digestivas.

Recomendações

  • Se você quiser consumir um suco cítrico com o estômago vazio, combine com partes iguais de água para evitar seus efeitos no estômago.
  • Escolha consumir estes sucos durante o café da manhã ou no meio da manhã.

7. Discutir

Deve evitar brigar em jejum

Cientistas dos Estados Unidos demonstraram que a sensação de fome aumenta nossa irritabilidade e, portanto, nos torna mais suscetíveis a argumentos.

O cérebro precisa de fontes de energia para começar e “autocontrole”, por isso não é conveniente manter o jejum por muito tempo. Essa é outra das coisas a evitar fazer em jejum.

Recomendações

  • Se você não quiser ser preenchido com más vibrações pela manhã, compartilhe uma infusão ou bebida saudável com seu parceiro ou familiares.
  • Tente tomar café da manhã na primeira hora depois de levantar-se.
  • Isso, sem dúvida, melhorará instantaneamente o humor.

Você identifica algum dos hábitos mencionados no seu caso? Agora que você conhece os efeitos negativos das coisas que deve evitar fazer em jejum, tome as medidas necessárias para corrigi-los antes que eles causem um problema.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Galarza, V., & Cabrera, G. (2008). Hábitos alimentarios saludables. Nutrición, Salud y Alimentos ….

  • Sarabia Maheli, M., Vázquez, L. A., & Espeso Nápoles, N. (2005). Estilos saludables de vida y su relevancia en la salud del individuo. Rev Hum Med.

  • ALVARADO, I., MONTENEGRO, L., & GARCIA, O. (2013). Formación de hábitos alimentarios y de estilos de vida saludables. Curriculum de Educación Inicial. https://doi.org/10.1111/apa.12203.</p>

  • MINISTERIO DE SALUD. (2015). Ministerio de Salud. Consejo Nacional de Seguridad Social En Salud. https://doi.org/10.1108/02634500910955254.</p>


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.