7 boas razões para incluir graviola na dieta

Graças ao seu teor de cálcio, fósforo e outros nutrientes, a graviola é uma fruta muito recomendada para as mulheres, assim como para pessoas da terceira idade e crianças.

Conheça algumas razões para incluir graviola na dieta, uma das frutas tropicais que se tornaram valiosas na medicina natural por serem um ótimo complemento para melhorar vários aspectos de nossa saúde.

Ela se destaca por seu alto teor de vitaminas, minerais e poderosos antioxidantes que, depois de serem assimilados no organismo, fortalecem o sistema imunológico e protegem as células.

Contêm fibra dietética e aminoácidos essenciais que, dentre outras coisas, ajudam a melhorar a saúde digestiva, metabólica e cardiovascular.

Apesar de a utilizarmos em muitas receitas por seu sabor particular, é bom sabermos que seu consumo também é muito benéfico para o nosso organismo.

Você conhece seus benefícios? Descubra a seguir 7 razões interessantes para incluir graviola na dieta com mais frequência.

Motivos para incluir graviola na dieta

1. É energética

Mulher feliz e cheia de energia

O consumo regular de graviola é uma solução efetiva contra o cansaço matinal, a fadiga e outros transtornos que ocorrem pelas quedas de energia.

  • Contém uma quantidade importante de frutose, uma variedade de açúcar natural que, depois de absorvida, serve como fonte de “combustível” para as células.
  • Oferece vitaminas e minerais que melhoram a circulação do sangue para manter um ótimo processo de oxigenação.
  • Graças ao seu teor de carboidratos complexos, ativa o metabolismo e ajuda a manter um bom rendimento físico e mental.

2. Protege o sistema nervoso

A graviola é uma fonte importante de ácido fólico, vitamina E e minerais essenciais que oferecem efeitos positivos para a saúde do sistema nervoso.

  • Seu significativo teor de vitaminas do complexo B melhora a circulação do sangue e ajuda a controlar os desequilíbrios nervosos.
  • Contém vitamina B2, necessária para relaxar os nervos e melhorar as funções cognitivas.
  • Ajuda a controlar a produção de hormônios do estresse e promove o bem-estar.

3. Fortalece os ossos

Ossos fortes

Por seu alto teor de cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, a graviola se tornou uma das frutas mais recomendadas para as mulheres, as crianças e as pessoas da terceira idade.

  • A absorção destes minerais essenciais ajuda a fortalecer os ossos e previne a perda de sua densidade.
  • É ideal para as etapas de crescimento dos ossos e, além disso, para evitar a deterioração causada pela idade.

4. Melhora a saúde digestiva

Há alguns anos recomenda-se o consumo de graviola como uma solução natural para aliviar as digestões lentas e a prisão de ventre.

  • Esta fruta oferece uma quantidade importante de fibra dietética, nutriente que restabelece o movimento intestinal para promover a eliminação dos rejeitos.
  • Seus efeitos prebióticos ajudam a fortalecer a flora bacteriana do intestino, o que previne o surgimento de transtornos digestivos e infecções.
  • Melhora o processo de absorção dos nutrientes e ajuda na digestão das proteínas e gorduras.

5. Previne a hipertensão

Medir a pressão arterial

Os pacientes com risco de hipertensão arterial podem obter muitos benefícios com o consumo regular de graviola.

  • A fibra dietética que oferece ao organismo diminui a acumulação de colesterol nas artérias, o que previne obstruções futuras.
  • Oferece potássio e magnésio, dois minerais que ajudam a regular os níveis de sódio para evitar a retenção de líquidos nos tecidos.
  • Melhora a circulação do sangue e oferece elasticidade às artérias.

6. Combate a dor

O suco natural desta fruta oferece efeitos analgésicos e anti-inflamatórios que podem facilitar o tratamento de várias doenças comuns.

  • Recomenda-se como solução contra as dores de cabeça e a tensão muscular, visto que melhora a circulação e reduz a severidade da dor.
  • Também é útil contra as câimbras e espasmos musculares, visto que seus minerais essenciais lhe conferem efeitos antiespasmódicos.
  • De fato, seu consumo regular poderia reduzir o risco de artrite, lesões musculares e outras doenças crônicas.

7. Fortalece a imunidade

Sistema imunológico forte

A grande quantidade de nutrientes essenciais contidos nesta fruta é um grande complemento para manter o sistema imunológico forte e ativo.

  • Uma porção de 100 gramas oferece até 20 mg de vitamina C, nutriente necessário para manter uma produção correta de anticorpos.
  • Contém ferro, ácido fólico e magnésio, todos necessários para responder ao ataque de agentes patogênicos.
  • É recomendada como alimento para prevenir e tratar vários tipos de infecções.

Como você pôde notar, há várias razões para incluir graviola na dieta regularmente. Não deixe de comê-la pura, como suco, ou adicionada em suas sobremesas, saladas e vitaminas.

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