As 7 armadilhas da dieta que impedem de perder peso

4 de abril de 2017
Se você quiser perder peso de forma saudável, deve seguir uma dieta equilibrada e não se deixar levar por falsos mitos sobre a alimentação que te impedirão de alcançar o seu objetivo.

Quando o assunto é perder peso, não é um segredo para ninguém que a alimentação desempenha um papel fundamental.

Apesar de existirem muitos métodos para combater o excesso de gordura, a dieta é fundamental para alcançar um peso equilibrado e saudável.

Apesar disto, durante anos existiram mitos e hábitos alimentares que, longe de ajudar, terminam sendo um impedimento para conseguir os resultados desejados.

Inclusive, muitos expõem o organismo a deficiências nutricionais e efeitos secundários que afetam de forma direta a saúde física e emocional.

Devido a isto é primordial conhecer as “armadilhas” que afetam a dieta e que nos impedem de perder peso de forma saudável e permanente.

Descubra-as!

1. Basear a dieta em alimentos “light”

Mulher escolhendo acomidapara perder peso

Os alimentos light são aqueles que contêm menos calorias ou carboidratos em relação à sua versão habitualmente consumida.

Estes, que não deixam de ter campanhas publicitárias enganosas, não só afetam a qualidade nutricional da dieta, como também podem nos impedir de perder peso.

Isto se deve ao fato de que muitos os consomem em grandes quantidades, só porque acreditam na ideia de que são muito saudáveis.

Somado a isto, muitos são processados e contêm aditivos químicos que, com o tempo, podem se relacionar com alguns problemas de saúde.

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2. Escolher uma dieta “milagrosa”

As populares dietas “milagrosas” são um tipo de alimentação pobre em nutrientes que, ainda que deem resultado em pouco tempo, podem originar graves efeitos secundários.

Visto que são extremamente hipocalóricas, implicam em uma diminuição notória nos níveis de nutrientes que o corpo requer para trabalhar em boas condições.

Por sua vez, junto à perda de gordura perde-se também massa muscular, necessária para manter o corpo forte e saudável.

Muitas, inclusive, causam alterações metabólicas que, com os dias, faz com que o peso perdido seja recuperado com facilidade.

3. Acreditar que todas as saladas são válidas

Alimentos para perder peso

O consumo de frutas e vegetais frescos através de algumas saladas é muito saudável para quem está tentando alcançar seu peso ideal.

Porém, uma armadilha muito comum é acreditar que todas as saladas são válidas quando se trata de perder peso.

A coisa é que muitas receitas contêm alimentos ricos em calorias e gorduras que podem afetar o metabolismo.

Os macarrões refinados, os temperos e outros aditivos industriais costumam ser má escolha quando a ideia é perder peso.

4. Eliminar as fontes de gordura

Os alimentos com altos teores de gordura costumam causar certos medos dentro do plano de alimentação daqueles que querem perder peso.

Porém, está comprovado que eliminá-los por completo pode causar reações negativas, tanto no metabolismo quanto na saúde geral.

Alguns tipos de gordura, como as monoinsaturas e poli-insaturadas oferecem ao corpo muitos benefícios sobre o controle das gorduras daninhas.

Seu consumo, por exemplo, através do azeite de oliva, o abacate ou o peixe, aumenta os níveis de energia, melhora a queima de gorduras e ajuda a perder peso.

Além disso, estas nutrem as células e ajudam a remover o excesso de colesterol mau e triglicerídeos.

5. Consumir só carboidratos

Aliemntos que não devemos consumir para perder peso

Consumir alimentos ricos em carboidratos é uma péssima decisão quando se quer alcançar um peso saudável e equilibrado.

Ainda que estes não devam ser totalmente eliminados do plano de alimentação, seu consumo deve ser moderado e, se possível, acompanhado com alguma fonte de proteínas e gorduras insaturadas.

Isto se deve ao fato de que os carboidratos em excesso disparam os níveis de açúcar no sangue, ao mesmo tempo em que retardam o metabolismo e aumentam a tendência de desenvolvermos sobrepeso.

6. Preparar pratos insípidos

Comer saudável não tem porque ser um sinônimo de consumir pratos insípidos, monótonos e pouco agradáveis ao paladar.

Uma alimentação balanceada inclui todos os tipos de nutrientes e, portanto, pode-se desfrutar de muitos pratos.

A questão é aprender a moderar as porções, e procurar fazer com que as frutas e vegetais ocupem a maior parte do prato.

Recomendamos também o artigo: Você tem fadiga? Pode ser falta destes nutrientes

7. Ignorar o café da manhã

Moça querendo perder peso

Pular o café da manhã continua sendo uma das piores armadilhas entre aqueles que procuram perder peso através da dieta.

A falsa ideia de que este hábito ajudará a “economizar” calorias é o que está impedindo muita gente de chegar ao seu peso ideal.

Você se identifica com alguma? Como pode ver, quanto à dieta há muitos erros que podem conduzir ao fracasso quando o que se quer é perder quilos.

Procure evitá-los ao máximo e adote um plano de alimentação saudável e completo.

 

 

 

 

 

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