7 alimentos que favorecem a conectividade neuronal

23 de novembro de 2016
Não duvide em incluir esses alimentos, de maneira regular em sua dieta para aprimorar sua conectividade neuronal, independente de sua idade. Também ajudarão a melhorar seu estado de ânimo

Entendemos a conectividade neuronal como essa união ou sinapses que se criam entre os neurônios ou células cerebrais. Quanto mais conectividade, mais forte será essa rede neurológica e tudo isso será capaz de melhorar nossos processos cognitivos

Fatores como a atenção ou a memória estão relacionados com esses processos. Agora bem, como já sabemos, hábitos adequados como a aprendizagem contínua, a leitura e os jogos mentais também são imprescindíveis para conseguirmos tudo isso.

Entretanto, há um aspecto que devemos levar em conta: nossa alimentação.

Nosso cérebro necessita de diferentes nutrientes que favorecem o impulso nervoso, melhoram a oxigenação e potencializam a circulação vascular de diferentes áreas cerebrais.

A seguir, explicaremos que alimentos você deveria incluir em sua dieta para favorecer a conectividade neuronal.

1. Melhore sua conectividade neuronal com a cúrcuma

Apesar da cúrcuma ser muito consumida apenas nos países orientais, cada dia que passa ela está sendo mais presente em nossas dietas.

Segundo diversos estudos realizados pela University of California (Universidade da Califórnia), nos Estados Unidos da América, a cúrcuma nos protege da aparição do Mal de Alzheimer.

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Além disso, graças a seu componente essencial, a curcumina, protege nosso cérebro de inflamações,estimula os impulsos nervosos e,inclusive, melhora nossa agilidade mental.

Você pode tomar até 500 mg ao dia, dividindo essa quantidade em três doses.

2. O chá verde, um presente para o nosso cérebro

Chá verde favorece a conectividade neuronal

Resulta incrível, mas o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo superando, inclusive, ao café. Agora bem, dentre todas as variedades, o chá verde é um dos mais benéficos.

  • Seus principais benefícios são graças a dois tipos de antioxidantes: as teaflavinas e as tearubiginas. São anti-inflamatórios e combatem a oxidação celular.
  • Igualmente, os polifenóis presentes no chá verde favorecem para se ter uma maior conectividade neuronal entre o córtex parietal e o frontal do cérebro.
  • Melhoramos nossa memória de curto prazo, a concentração e lutamos, inclusive, contra a aparição das demências.

Não duvide em tomar entre um ou dois copos de chá verde diariamente, e você verá que bem vai se sentir.

3. O chocolate preto, prazer saudável

Muitas vezes recomendamos em nossa página: consumir um pedaço (28 gr aproximadamente) de chocolate preto (estamos falando do meio amargo, chocolates com alto teor de cacau) é sinônimo de saúde e bem-estar, e o que é melhor, o cérebro adora.

  •  O chocolate amargo e sem açúcar é incrivelmente rico em antioxidantes.
  • Seus flavonoides favorecem a circulação sanguínea no cérebro, melhoram nossa concentração e, inclusive, estimulam nosso tempo de resposta: reagimos mais rapidamente diante dos estímulos.
  • Estudos, como o publicado pela revista Science Direct, explicam que o chocolate preto melhora o fluxo de sangue e dos vasos sanguíneos.
  • Tudo isso aprimora o aporte de oxigênio que chega ao cérebro e nos proporciona assim uma melhor capacidade cognitiva.

4. Sementes de abóbora contra o deterioramento cerebral

Sementes favorecem a conectividade neuronal

As sementes de abóbora dispõem de um tipo de mineral imprescindível para a melhora da conectividade neuronal: o zinco.

Descubra:  Sementes de abóbora e suas múltiplas propriedades

Também não podemos nos esquecer de que as sementes de abóbora estão cheias de magnésio e reduzem o estresse graças ao triptófano,  precursor da serotonina e componente dessa “neuroquímica” que melhora nosso estado de ânimo.

5. Diga sim ao brócolis

O brócolis é uma grande fonte de vitamina K. Esse componente,apesar de não ser tão conhecido, é responsável pela melhora de nossas funções cognitivas e por favorecer nossa capacidade intelectual.

  • A razão pela qual o brócolis é tão bom para nosso cérebro se deve aos glucosinalatos.
  • Esses compostos retardam o deterioramento cerebral graças à ação que exercem sobre a acetilcolina. Não podemos nos esquecer de que se esse componente diminui em nosso cérebro, aumentando o risco de aparição da doença de Alzheimer.

* Não duvide em fazer com que as crianças consumam o brócolis duas vezes por semana.

6. A sálvia melhora nossa concentração

Você pode preparar infusões de sálvia ou, inclusive, adicioná-las em suas saladas. Seus óleos essenciais melhoram nossa memória, a concentração e nossa conectividade neuronal.

E ainda, é fabulosa para a saúde da mulher!
Pode ir buscá-la nas lojas de produtos naturais.

 7. Coma mais nozes!

Nozes favorecem a conectividade neuronal

Temos certeza de que você já tinha a intuição de que as nozes iam aparecer nessa lista. Não podiam faltar. De fato, tanto os médicos como os nutricionais, recomendam seu consumo regular.

Segundo um estudo publicado na revista American Journal of Epidemiology (Jornal Americano de Epidemiologia), comer, por dia, de 3 a 5 nozes nos ajudará a prevenir o deterioramento cognitivo, graças à vitamina E presente nelas.

Outro dado que devemos levar em consideração é o referente ao ácido graxo ômega 3. Ele é um componente muito poderoso quando o assunto é a melhora do rendimento cognitivo e a desaceleração de deterioramento neuronal associado com a idade.

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Se você deseja aproveitar ao máximo os benefícios das nozes, coma, em jejum, quatro delas acompanhadas de uma colher de mel (25 gramas).

Para concluir, se você consumir de forma regular esses alimentos e, além disso, manter uma mente ativa e curiosa, seu cérebro vai agradecer.

Mesmo assim, não se esqueça de enfrentar o estresse cotidiano e gerenciar um pouco melhor suas emoções.

Essas chaves ofertarão uma melhor qualidade de vida.

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