6 sintomas das lombrigas intestinais

· 19 de novembro de 2017
Já que alguns sintomas também podem surgir por causa de outros problemas, no caso de apresentar mais de dois devemos consultar um especialista para verificar se é um caso de lombrigas intestinais.

Este pode ser um problema que desagrade ou até que assuste a muitas pessoas. No entanto, você não deve se envergonhar se estiver sofrendo com os sintomas das lombrigas intestinais.

Lembre-se de que as lombrigas são um problema bastante comum, e que não afeta apenas os países subdesenvolvidos.

Consulte seu médico e siga suas indicações para melhorar sua saúde rapidamente. A seguir, apresentaremos alguns sintomas que podem indicar a presença de parasitas em seu organismo.

O que são as lombrigas intestinais?

Os parasitas são organismos que vivem e se alimentam a partir de outro organismo. Assim, os parasitas intestinais são organismos cuja sobrevivência depende da nutrição e saúde do corpo humano.

Os parasitas intestinais podem começar a habitar seu corpo de várias maneiras. A forma mais comum pela qual nossos corpos podem ser infectados é através da boca.

As larvas podem se camuflar facilmente na carne de boi e de porco cruas. Também é possível que a água esteja contaminada, assim como frutas ou vegetais crus.

É muito fácil se contaminar com parasitas pelo contato com animais (inclusive domésticos, como gatos, cães e pássaros).

Existem muitos tipos de lombrigas intestinais, conhecidas por diferentes nomes coloquiais e científicos. Assim, podem apresentar diferentes tamanhos e formas e causar diferentes sintomas.

Sintomas das lombrigas intestinais

Diarreia

Mulher no vaso sanitário com diarreia

A diarreia é um sintoma comum em várias doenças, não indicando apenas uma infestação de lombrigas intestinais.

Pode aparecer por muitas razões, desde consumir alimentos em mau estado até problemas cardíacos ou respiratórios. A diarreia é um sintoma muito comum nos casos de parasitas intestinais unicelulares.

  • Esse tipo de parasitas às vezes são chamados de lombrigas, ainda que sejam imperceptíveis a olho nu.
  • No caso das lombrigas de tamanho grande, acima de uma polegada, a diarreia só aparece quando existe uma superpopulação no intestino.
  • Nesse caso, o paciente poderia chegar a observar as lombrigas nas fezes.

Dor abdominal

Muitos pacientes podem confundi-la com cólicas, pois a dor abdominal associada às lombrigas intestinais é intermitente e bastante forte.

Existem mulheres que ignoram esse sintoma de parasitas intestinais por sua semelhança com fortes dores menstruais.

  • A dor abdominal causada por lombrigas afeta a parte inferior do tronco, mais perto da virilha que do estômago.
  • Esse sintoma indica a presença de lombrigas grandes que se alimentam diretamente das paredes intestinais, o que irrita as terminações nervosas e causa fortes dores.

Crescimento lento

Pés de criança sentada no vaso sanitário

Esse sintoma é um dos mais comuns em crianças e jovens. Como já indicamos, por serem parasitas, as lombrigas se alimentam dos nutrientes do corpo do hospedeiro, nesse caso, o humano.

As lombrigas intestinais consomem uma grande quantidade de vitaminas e de minerais necessários para o crescimento.

As crianças que têm parasitas podem ser mais baixas e mais magras que a maioria. Além disso, podem apresentar pouca energia para enfrentar seu dia.

Se seu filho dorme muito durante o dia e acorda cansado, é possível que sofra com lombrigas. Consulte o médico para começar um tratamento.

Fadiga

A fadiga é um sintoma de possível desnutrição, mais que de lombrigas propriamente ditas.

Quando elas ingerem mais nutrientes que o corpo humano infectado, a pessoa pode se sentir fraca e sonolenta.

Se observar mudanças em seus níveis de energia, mantenha-se alerta diante do possível aparecimento de outros sintomas das lombrigas intestinais.

Tosse seca

Homem com cachecol tossindo

Existem vários tipos de lombrigas que moram no intestino humano na maior parte de seu ciclo de vida. No entanto, durante a primeira etapa, quando são apenas larvas, podem desenvolver-se em outras partes do corpo.

  • Alguns parasitas migram até os pulmões e o esôfago nas primeiras etapas de crescimento. Isso pode causar inflamação dos tecidos sensíveis.
  • A tosse seca que não se alivia com remédios antigripais ou para aliviar a garganta pode indicar parasitas.
  • Esse sintoma pode ser bastante incômodo e até doloroso.

Mudança no apetite

As lombrigas intestinais representam uma massa estranha alojada no corpo. Ainda que fisicamente você não sinta sua presença, seu corpo recebe estímulos nervosos do intestino constantemente.

Esses estímulos indicam ao cérebro que o intestino está cheio, ainda que evidentemente não possa identificar se é comida digerida ou lombrigas.

Assim, é possível que você sinta uma mudança repentina em seu apetite, comendo cada vez menos e sentindo-se satisfeito com uma menor quantidade de comida.

Por outra parte, existem alguns tipos de lombrigas que processam muitos nutrientes. Isso faz com que o corpo sofra um déficit nutricional.

Nesse caso, pode ser que você sinta fome muito mais frequentemente, e que aumente seu consumo de alimentos.

Devemos estar muito atentos a qualquer um desses sintomas das lombrigas intestinais. É pouco provável que apenas um deles indique de maneira direta a presença de parasitas no organismo.

No entanto, se você observar que dois ou mais sintomas aparecem ao mesmo tempo, é recomendável consultar um médico.