6 maneiras de perder peso sem sentir fome o tempo todo

3 de maio de 2018
Se você deseja perder peso sem sentir fome, deve distinguir entre fome e sede. Se sentir vontade de comer algo, beba um copo de água para ver se é realmente fome ou sede.

Neste artigo, oferecemos 6 estratégias simples que podem ajudá-lo a ter um melhor estilo de vida. Você vai descobrir que é possível perder peso sem sentir fome.

Muitos pensam que é preciso passar fome para emagrecer, mas a verdade é que a fome só vai fazer o metabolismo ficar mais lento a cada dia que passa, e assim promover o ganho de peso.

Dicas para perder peso sem sentir fome

1. Evite pular refeições

Mulher comendo folha de alface

Pular refeições coloca em ação os mecanismos de defesa do organismo. Ou seja, o corpo começa a diminuir o gasto de energia e a próxima refeição será muito mais farta devido à fome acumulada.

Além disso, seu corpo procurará economizar a energia ingerida, especialmente sob a forma de gordura, que será depositada no abdômen. Isso aumenta o risco de sofrer de fígado gorduroso e doenças cardiovasculares.

Por tudo isso, o resultado de pular refeições é engordar alguns quilos.

  • Uma estratégia para perder peso sem sentir fome é fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e um lanche entre elas.
  • Desta forma, você obtém os nutrientes de que precisa, evita as alterações metabólicas e mantém seu peso ideal.

2. Coma fibras

Vegetais e frutas fornecem fibra, o que irá forçá-lo a mastigar mais e ajudar seu cérebro a se sentir satisfeito com menos comida.

As fibras solúveis favorecem o esvaziamento gástrico no estômago e aumentam a distensão, prolongando a sensação de saciedade.

No intestino delgado, o tempo de trânsito do alimento é maior, uma vez que é formada uma camada viscosa que favorece a diminuição da absorção de glicose, lipídios e aminoácidos.

Finalmente, estimula a produção de sais biliares e provoca a diminuição dos níveis de colesterol.

Incluir fibra na dieta diária é essencial para perder peso sem passar fome. Você pode obtê-la em cereais integrais, vegetais e frutas.

3. Monitore a qualidade dos alimentos

Mulher comendo chocolate

O excesso de peso corporal é geralmente o resultado de escolhas pouco saudáveis no momento das refeições.

Se você consumir doces com açúcares refinados e um alto teor de gorduras saturadas, muitas vezes isso causará um aumento nas reservas de gordura do corpo. Isso afeta diretamente o peso e a saúde.

Portanto, é muito útil, para perder peso sem sentir fome, aprender a escolher as melhores opções, especialmente nos lanches. Inclua alimentos que são fontes de nutrientes, carboidratos e fibras de boa qualidade, tais como:

  • Frutas
  • Biscoitos integrais
  • Vegetais
  • Proteína magra como queijo, atum e iogurte
  • Infusões quentes como chá verde, camomila
  • Chocolate com pelo menos 70% de cacau
  • Oleaginosas e sementes

No caso de se sentir muito atraído e tentado por produtos doces ou muito salgados, opte por alternativas mais caseiras:

  • Use mel para adoçar.
  • Prepare seus lanches salgados em casa. Você pode adicionar um toque extra com especiarias que melhoram o sabor.
  • Use frutas para adoçar em vez de açúcar refinado.

4. Controle a ansiedade

Muitas vezes o grande obstáculo para perder peso é o terrível sentimento de ansiedade que aparece em determinados momentos do dia, especialmente à tarde.

A verdadeira causa da ansiedade por comer não é conhecida.

No entanto, os especialistas apresentam várias hipóteses relacionadas à ansiedade :

  • Conforto psicossomático.
  • Distração cognitiva.
  • Tentativa de ocultar outras emoções.

Embora controlar a ansiedade seja uma ação muito difícil, não é impossível. Para isso, é necessário ter força de vontade.

Uma boa estratégia para perder peso sem sentir fome é estabelecer metas fáceis de alcançar que envolvam deixar a sua zona de conforto. Lembre-se de que você come para viver, você não vive para comer.

5. Beba bastante água

Beber água

O corpo humano é composto por 70% de água, tornando-se um líquido essencial para a vida. No entanto, muitas vezes não consumimos nem metade da água necessária para que nosso corpo funcione corretamente.

É por isso que, em várias ocasiões, você pode estar confundindo a fome com a sede.

De acordo com alguns estudos, isso se deve ao fato de que os estímulos da fome são dados por mecanismos neurais iguais aos da sede, e esses mecanismos não são seletivos.

Para perder peso sem sentir fome, é muito importante beber água sempre que se sentir faminto. O ideal é beber entre 6 e 8 copos de água por dia.

6. Planeje suas refeições

Para perder peso sem sentir fome, você precisa planejar suas refeições a partir do momento em que vai ao supermercado. Tente planejar um cardápio semanal antes de fazer compras. Isso permitirá que você saiba os produtos e as quantidades de que precisa.

Desta forma, quando tiver que escolher seus alimentos, gastará menos tempo. Então, pode preparar a comida e deixá-la pronta para comer ou armazená-la no congelador e aquecê-la quando precisar.

O planejamento permite que você pense nas alternativas de alimentos que você gosta e na sua preparação para não enjoar.

Coloque estas estratégias simples em prática e você verá como, em pouco tempo, começará a perder peso sem sentir fome.

O melhor é que você evita o efeito sanfona, mantendo sua reserva muscular e favorecendo a perda de gordura.

Você se anima a aplicar essas 6 estratégias a partir de hoje?

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