6 formas de enfrentar a vida quando se sentir superado

2 de fevereiro de 2017
Se as situações o superaram e você não sabe muito bem que rumo tomar, tire um tempo para refletir sobre suas metas e prepara-se para consegui-las 

A vida nunca é fácil. Inclusive, nos melhores momentos você pode enfrentar períodos nos quais se sente superado.

O importante é não perder a objetividade nem permitir que o pessimismo se instale por completo. É natural, e inclusive saudável, se sentir triste, irritado ou depressivo. O que não é normal é permanecer neste estado.

Por isso, hoje queremos lhe dar algumas opções para enfrentar estes momentos e poder seguir em frente. Verá que não se tratam de fórmulas mágicas, e sim simples mudanças de atitude.

1. Seja generoso

Mulheres de bem com a vida

Já sabemos que quando você se sente superado o primeiro pensamento está relacionado com o que lhe falta e o que você precisa. No entanto, ser generoso é um alimento para a alma.

Ao invés de ficar parado pensando que falta tempo, dinheiro ou nos problemas que tem em casa, busque uma opção para ajudar outra pessoa.

Nossa recomendação é que você dê algo a um total desconhecido. Não necessita dar uma grande soma de dinheiro. E mais, nem sequer precisa ser dinheiro. Talvez você se depare com alguém que está carregando muito peso ou que não pode atravessar a rua.

Ajudar desta forma demonstra que, mesmo que a vida o supere, você sempre pode fazer algo pelos demais. A sensação que fica no final é fenomenal.

Quer conhecer mais? Leia: Existem pessoas com tão pouco: apenas muito dinheiro

2. Sente-se e observe as pessoas

Um dos maiores inconvenientes quando nos sentimos superados é que nos concentramos somente em nós e em nossos problemas. Da próxima vez que se sentir assim, tente ir a um parque ou café onde exista muito trânsito de pessoas.

Pegue um lugar e observe as pessoas. Mas cuidado, estamos falando de observar e não só ver. Ou seja, tire um tempo para fixar em uma pessoa e imaginar quem ela é. Veja seu rosto e pense como pode ser sua vida.

Este exercício o ajudará a se lembrar como as crianças sorriem e o que os faz felizes. Também poderá ver pessoas com expressões de tristeza ou irritação, inclusive é provável que seja testemunha de alguma situação desagradável e que não possa fazer nada.

Não precisa conversar com ninguém nem tentar resolver os problemas dos outros. Este exercício de simplesmente observar ajudará a estar mais consciente de seus limites, mas também de seus privilégios.

3. Vá para casa e relaxe

Mulher desfrutando a vida na banheira

O trabalho é o que te faz se sentir superado? A relação com seu filho já está insustentável e vocês levam três horas brigando? Sua mãe parece disposta a discutir sem mais nem menos? Nesse caso, saia da situação.

Não se trata de sair fugindo, somente tomar um tempo para ficar sozinho e acalmar os ânimos. Quanto mais tempo se manter nesta situação, mais provável é que alguém diga algo que não sente realmente.

Chegue em casa, prepare um chá ou um café e tire um cochilo ou um banho. Mais tarde poderá analisar o que aconteceu e analisá-lo. Isso serve para que os humores se acalmem e as coisas esfriem.

Verá que no dia seguinte tudo estará menos negativo e você poderá tomar as melhores decisões. 

4. Ame-se

Mulher lendo um livro sobre a vida

Você se sente superado por alguma relação que está causando dano? De repente parece que seus amigos decidiram que você não é bom o suficiente? Não precisa se preocupar. No final, é você a pessoa que deve demonstrar mais amor para si mesmo.

Tome um minuto para se amar de forma consciente. Desenvolva hábitos que ajudem:

  • Faça um diário de agradecimento no qual todos os dias você deverá escrever uma ou duas coisas que o fazem especial e pelas quais você se ama.
  • Dedique um tempo para si toda semana, para fazer uma massagem ou ler um livro.
  • Olhe-se no espelho toda noite antes de dormir e diga duas palavras mágicas: “te amo”

A falta de amor próprio pode levar a aceitar situações e condições que causam dano. Não caia nesse erro.

5. Eduque-se

Existem momentos nos quais você se sente superado por situações que não sabe manejar. Por exemplo, se por mais que você trabalhe não consegue chegar no fim do mês sem dívidas ou não consegue aquela promoção no trabalho.

Nestes casos é importante analisar se o problema realmente tem a ver com o emocional ou com as atitudes. Não caia no erro de acreditar que sabe de tudo.

Melhor buscar alternativas para adquirir essas habilidades que estão faltando.

A solução neste caso depende do que você precisa:

  • Um curso de finanças pessoais, caso você não saiba como administrar seu dinheiro.
  • Algumas aulas para adquirir uma habilidade que permita se destacar.
  • Terapia psicológica para identificar e resolver os problemas emocionais que o mantém em relações abusivas.

Lembre-se de que as soluções mágicas não existem e, às vezes, é imperativo parar e aprender o necessário. Uma vez que o faça, o caminho será mais fácil de ser transitado.

6. Inspire-se

Defina um lugar em sua casa onde reine o positivismo. É fácil se sentir superado e perder o caminho quando não tiramos um tempo para agradecer e tomar inspiração.

Quer viajar pela Ásia? Está trabalhando para poder comprar a casa que sonha? É muito fácil que no processo de alcançar estes, e qualquer outro sonho, você se perca caso não foque corretamente.

Em um caderno ou em um quarto tenha imagens, frases e coisas que o inspirem. 

Desta forma, quando se sentir superado, pode ir para este lugar e reorganizar suas ideias e atividades.

Recomendados para você