6 ervas e especiarias que estimulam o crescimento do cabelo

· 14 de outubro de 2017
A cavalinha é rica em silício, por isso, fornece ao cabelo maior força e resistência. Além disso, proporciona flexibilidade e evita a quebra de cabelo

O cabelo longo é uma tendência que nunca sai de moda. Muitas pessoas o consideram um elemento de beleza e elegância. Por isso, a queda de cabelo é uma das maiores preocupações atualmente. É aí que as ervas e as especiarias que estimulam o crescimento do cabelo podem ajudar.

Submetê-lo a tintas, secadores e produtos para alisá-lo geralmente deteriora os folículos capilares, provocando sua queda. Além disso, sofrer de problemas na tireoide, anemia, ter uma má alimentação ou a menopausa pode piorar a situação.

Realizar massagens no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea nessa área proporciona uma maior absorção de nutrientes e previne a fragilidade capilar. Também existem remédios naturais que fornecem nutrientes para as raízes do cabelo e, consequentemente, estimulam seu crescimento.

Ervas e especiarias que promovem o crescimento do cabelo

Os remédios a base de ervas e especiarias são cada vez mais populares devido à sua eficácia e ao seu baixo custo.

A seguir, deixamos algumas recomendações para ajudar seu cabelo a crescer saudável e forte.

1. Alecrim

Alecrim é uma das ervas que estimulam o crescimento do cabelo

Sem dúvida, o alecrim é uma das plantas mais recomendadas para estimular o crescimento do cabelo.

Durante décadas, foi usado na prevenção da queda de cabelo, fornecendo nutrientes e proporcionando força para o couro cabeludo. Também previne o aparecimento precoce de cabelos brancos.

Enxaguar a cabeça diariamente com água de alecrim dá mais vida aos cabelos mais escuros e adiciona volume a eles.

Leita também: Reduza o surgimento precoce dos cabelos brancos com estes 6 remédios caseiros

2. Cavalinha

Esta planta é muito conhecida pelo seu alto teor de silício, um mineral que proporciona força aos cabelos, às unhas unhas e aos ossos.

O silício hidrata e promove a elasticidade e a resistência capilar. Assim, ao ter mais resistência, o cabelo quebra menos.

Ele fornece nutrientes essenciais para as raízes dos cabelos, de modo que seu uso para reverter sua queda é indispensável. Proporciona força e previne os fios frágeis.

3. Urtiga

Urtiga para estimular o crescimento do cabelo

Esta erva é cheia de benefícios que estimulam o crescimento do cabelo. Não só impede sua queda, mas também serve para combater a seborreia e alguns tipos de caspa.

Seu alto teor de vitaminas (B, C e E) reduz os efeitos nocivos dos radicais livres. Também inibe a produção excessiva de gorduras e estimula a circulação do tecido capilar, proporcionando brilho e força.

Graças à sua ação de limpeza, tonifica as fibras do cabelo e, além disso, ajuda a oxigenar o couro cabeludo.

4. Hena

Ao secar e moer as folhas desta planta, obtém-se um corante vegetal, que é utilizado para revitalizar a cor avermelhada do cabelo de maneira menos agressiva do que a usada por tintas comerciais.

Também fornece benefícios antifúngicos e antibacterianos, por isso é ideal para tratar casos de caspa e seborreia persistente, que outros produtos não erradicam.

A hena se adere à fibra capilar, o que gera cabelos mais espessos. Ela também funciona de forma eficaz para alisar o cabelo de maneira natural.

5. Curry

O curry estimula o crescimento do cabelo

O curry é uma especiaria muito utilizada na gastronomia atualmente.

Suas folhas verdes são utilizadas para reparar danos gerados pelo uso indiscriminado de produtos comerciais, pela superexposição ao sol e pela poluição. Seus óleos essenciais e suas proteínas nutrem e revigoram o tecido do cabelo.

O curry tem um alto teor de betacaroteno, um nutriente que diminui a queda de cabelo e também estimula seu crescimento. Também é ideal para combater o envelhecimento precoce. Ele promove a produção de melanina, revestindo cada fibra capilar com pigmentos naturais, vitaminas, e minerais como o cobre, o ferro ou o zinco.

6. Canela

Esta especiaria, de sabor e odor característicos não serve apenas para temperar seus alimentos. Se você quer dar ao seu cabelo uma dose extra de força, este é o ingrediente que você precisa.

As propriedades antissépticas da canela previnem doenças do couro cabeludo e, além disso, eliminam bactérias e outros microrganismos que promovem a perda de cabelo.

É benéfica para clarear de maneira natural os cabelos castanhos. Também estimula a circulação de sangue nos folículos capilares, o que proporciona um cabelo volumoso, hidratado e com um brilho único.

Recomendamos que você leia: Como preparar em casa um creme nutritivo para ter cabelos saudáveis

A natureza nos proporciona infinitos remédios para estimular o crescimento do cabelo. Os mais populares são os de uso tópico, mas é de igual importância nutri-lo por dentro.

Alimentos como peixe, iogurte e aveia, quando consumidos regularmente, proporcionam o equilíbrio proteico necessário para garantir a saúde dos nossos cabelos.

Evite o uso excessivo de produtos químicos que enfraquecem os fios de cabelo. Dê ao seu cabelo o carinho e o cuidado que merece.