6 alimentos para melhorar o humor naturalmente

Você sabia que, graças à sua contribuição de ácido fólico, o espinafre ajuda a frear o estresse e a ansiedade e favorecer a liberação das endorfinas? 

O consumo de alimentos de alta qualidade nutricional é um dos hábitos que nos ajuda a manter um bom estado de ânimo. Felizmente, podemos ingerir alguns alimentos para melhorar o humor naturalmente.

Embora não nos demos conta, substâncias que alguns alimentos contêm participam da liberação dos hormônios do bem-estar, suprimindo o estresse.

O problema é que nos acostumamos a consumir alimentos carregados de gordura, açúcares e compostos artificiais, que produzem o efeito oposto.

Embora no momento sintamos satisfação, sua composição nutricional não é tão boa quanto a fornecida por alimentos orgânicos.

Por esta razão, hoje queremos compartilhar 6 alimentos para melhorar o humor, pobres em calorias, cujas propriedades nos ajudam a nos sentir melhor em momentos de estresse, depressão ou irritabilidade.

Não deixe de adicioná-los à sua dieta!

Alimentos para melhorar o humor

1. Chocolate amargo

O chocolate amargo, cuja composição é de pelo menos 60% de cacau, é um dos alimentos que, em quantidades moderadas, promove a sensação de bem-estar emocional.

  • Caracteriza-se pelo alto teor de antioxidantes, ácidos graxos e aminoácidos, que estimulam a atividade do cérebro e do sistema nervoso.
  • Recomenda-se para reduzir o estresse e os sintomas de depressão, uma vez que melhora a produção de endorfinas.

Nota : este alimento não é recomendado para pacientes com diabetes ou distúrbios metabólicos.

2. Leite e derivados

Leite e seus derivados são alimentos cheios de vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes importantes que dão benefícios ao corpo. Por isso entram na nossa lista de alimentos saudáveis ​​para melhorar o humor.

Embora eles não possam ser ingeridos por pessoas intolerantes à lactose, aqueles que não têm desconforto para ingeri-los podem considerá-los uma opção entre os alimentos para melhorar o humor.

  • Eles são principalmente conhecidos por seu conteúdo de triptofano, um aminoácido que reduz a tensão, irritabilidade e insônia.
  • Eles têm quantidades significativas de vitaminas A, B e D, além de minerais como cálcio e fósforo, todos adequados para manter o sistema nervoso em equilíbrio.

3. Chá verde

O chá verde foi listado como uma das plantas mais saudáveis ​​para o corpo, não só porque ajuda a perder peso, mas porque seus antioxidantes reduzem os efeitos do estresse oxidativo e do declínio cognitivo. Por isso é um dos melhores alimentos saudáveis ​​para melhorar o humor.

  • Ele contém catequinas e isoflavonas, ambos benéficos para melhorar a saúde emocional diante de desequilíbrios de origem hormonal.
  • Seu composto principal, conhecido como epigalocatequina-3-galato (EGCG), minimiza o impacto negativo dos radicais livres e protege a saúde do sistema cerebral e nervoso.
  • Fornece uma substância conhecida como L-teanina, que ajuda a bloquear a ação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

4. Espinafre

O espinafre foi destacado por seu alto teor de nutrientes essenciais e suas poucas calorias.

É um dos alimentos recomendados contra a depressão, uma vez que sua ingestão interfere com a química do cérebro , melhorando a liberação dos hormônios de bem-estar.

  • Os principais benefícios para o estado mental são atribuídos às suas contribuições de ácido fólico, um nutriente que freia o estresse, ansiedade e nervosismo.
  • Ele concentra poderosos antioxidantes que, depois de serem assimilados, promovem a eliminação de toxinas e atenuam o impacto dos radicais livres.

5. Banana

Elas são deliciosas, versáteis, e seus nutrientes essenciais fornecem benefícios importantes para a saúde física e mental. Por isso é um dos alimentos saudáveis ​​para melhorar o humor.

  • Seus açúcares naturais, facilmente assimilados, aumentam o nível de energia do corpo e reduzem a sensação de fadiga e depressão.
  • Contêm ácido fólico, vitamina C e fósforo, todos necessários para uma produção adequada de endorfinas e serotonina.
  • É uma fonte importante de triptofano, um aminoácido relacionado ao controle da depressão e insônia.

6. Mel

O mel é um ingrediente energético valorizado por sua alta concentração de nutrientes de alta qualidade, que proporcionam benefícios para a saúde física e emocional.

  • Seus açúcares naturais atuam como uma fonte de “combustível” para as células , ajudando a manter um bom desempenho físico e mental.
  • Contém enzimas e aminoácidos essenciais que, após serem absorvidos, fortalecem o sistema nervoso e a saúde do cérebro.
  • Suas vitaminas e minerais ajudam a melhorar a síntese da serotonina, também chamada de hormônio da felicidade .

Você está passando por uma dificuldade emocional? Você tende a se estressar facilmente? Se assim for, ou se você quiser evitar isso, inclua esses alimentos para melhorar o humor em sua dieta regular e descubra como eles são bons para manter seu bem-estar.

Claro, para obter bons resultados, você deve aumentar seu consumo de água e praticar técnicas de relaxamento e exercício físico.

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