5 maneiras de tornar suas conversas bem-sucedidas

Para conseguir conversas interessantes e bem-sucedidas, além de um tópico de conversação, devemos levar em consideração outros aspectos, como interagir com o nosso interlocutor e respeitar a vez de cada pessoa falar

Às vezes, precisamos que nossas conversas tenham um sucesso incrível.

No entanto, pensamos que isso tem a ver com o nosso público ou as pessoas que nos rodeiam. Será isso mesmo?

Para ter conversas enriquecedoras e interessantes, devemos seguir certas recomendações as quais normalmente não prestamos atenção.

Ou porque as consideramos óbvias ou porque nunca paramos para refletir sobre isso.

Hoje vamos dar algumas dicas sobre como enriquecer suas conversas ou melhorá-las. Você escolhe!

Como tornar suas conversas bem-sucedidas

Mulher lendo

Para melhorar suas conversas com as outras pessoas, a partir de agora você deve ter em mente que quanto mais você se enriquecer e aumentar seu conhecimento, melhor será o resultado.

A riqueza começa com a mente para depois você exteriorizá-la com os outros.

No entanto, isso não é tudo. Vamos dar algumas pequenas orientações que não exigem muito tempo e que você pode começar a praticar ainda hoje.

Vamos lá!

1. Fique rodeado de pessoas com quem você pode aprender

Se você quer que suas conversas sejam interessantes, é preciso se cercar de pessoas enriquecedoras, de quem você pode aprender e que possam estimulá-lo.

Nós sabemos que nem todas as pessoas são assim, mas também sabemos que você tem o poder de escolher as pessoas com quem você se relaciona.

Por que você não começa a escolher melhor suas companhias? Você verá o quanto pode aprender com essas pessoas. Depois, em algum momento, os outros poderão aprender com você.

2. Escute de verdade

Pessoas mantendo uma conversa bem-sucedida

Se você não ouvir com atenção, dificilmente poderá manter conversas interessantes, porque você sempre falará sobre si mesmo. Você quer ser o centro das atenções, e as outras pessoas vão acreditar que nada do que elas dizem é importante para você.

Em cada conversa deve haver reciprocidade. Deve haver um interesse no discurso do outro. Caso contrário, não faz sentido conversar.

Além disso, se você quiser levar a sério o primeiro ponto que discutimos, escutar será muito útil para aprender com os outros.

3. Siga os ritmos da conversa

Seguir o ritmo das conversas pode parecer simples, mas não é bem assim.

Uma pessoa pode acreditar que participou de um debate, quando na verdade ela ficou em silêncio na maior parte do tempo.

Você não sabe quando intervir? Você consegue acompanhar o tempo da conversa dos outros? Você fala demais quando é sua vez? Tudo isso deve ser levado em conta quando for intervir em uma conversa.

Estar ciente de onde você falha e ver o que pode melhorar irá ajudá-lo a aprender e tornar suas conversas muito melhores. Deve existir um equilíbrio!

4. A importância de se adaptar aos outros

Homens mantendo uma conversa bem-sucedida

Você pode estar falando sobre algo muito técnico e que outras pessoas não estão entendendo nada do que você diz. Você se colocou no lugar dela? Você percebeu o que está acontecendo?

Isso o ajudará a melhorar suas conversas.

Assim como você não pode ter uma conversa cheia de detalhes técnicos com uma criança de 6 anos, o mesmo vale para o nível de conhecimento que as pessoas que nos rodeiam têm sobre o que estamos falando.

Ser capaz de se concentrar nisso, colocar-se no lugar dos outros e adaptar nosso discurso de acordo com quem estamos falando, permitirá sermos mais acessíveis e enriquecer nossas conversas.

5. Fale sobre você se for necessário

Às vezes, temos medo de falar sobre nós mesmos, seja porque não gostamos de falar sobre nossa vida privada ou porque acreditamos que os outros não estarão interessados no que temos para contar.

No entanto, este não é o caso.

  • Se você acha que uma piada sobre um momento de sua vida pode dar um toque especial à conversa, não se segure.
  • As pessoas ao seu redor vão agradecer e, sem perceber, você estará melhorando a conversa.

Seja natural, ouça, adapte-se ao nível de conhecimento dos outros e aprenda a seguir sua vez de falar e de escutar. Com essas premissas, suas conversas vão melhorar, embora você sempre precise prestar atenção.

Mantenha os olhos abertos para perceber os sinais que os outros podem estar enviando sobre como você se expressa ou o que está dizendo.

Igualmente, também seria positivo que você fique aberto para conhecer novas pessoas interessantes que possam enriquecer suas conversas.

Recomendados para você