5 dicas para ter uma gravidez saudável

· 27 de outubro de 2018
Utilizar roupas confortáveis durante o período de gestação pode ajudar a prevenir problemas circulatórios e incômodos. Além disso, para ter uma gravidez saudável é essencial comer bem e descansar.

Para ter uma gravidez saudável é essencial melhorar o estilo de vida e adotar práticas que permitam manter o bem-estar geral. Ainda que os check-ups médicos regulares ajudem a monitorar o estado de saúde da mamãe e do feto, ter outras precauções é determinante para que não surjam complicações.

Inevitavelmente se trata de um período cheio de grandes mudanças tanto a nível físico quanto emocional. Por isso, tentar estar em harmonia com o corpo e ter clareza mental permite enfrentar tudo o que a gestação implica até o dia do parto. Deseja ter uma gravidez saudável e feliz?

Na realidade são muitos os hábitos que podem contribuir com o desfrute desta nova etapa. Mesmo que seja normal que em algum momento existam “quedas”, aplicar algumas recomendações servirá para superá-las.

Dicas para desfrutar de uma gravidez saudável

Assegurar uma gravidez saudável não só é preparar o corpo para quando chegue o momento de dar à luz. Dado que tanto a nutrição quanto a saúde mental intervêm em todo o processo de gestação, isso também incide na adequada formação e crescimento do bebê.

A boa alimentação é a chave para ter uma gravidez saudável

Mesmo que as recomendações possam variar em casa caso, em função do estado de saúde, peso e idade da mãe, existem algumas generalidades que todas podem aplicar. No seguinte espaço repassamos as mais importantes.

Leia mais: Gelatina na gravidez: podemos consumi-la?

1. Adotar uma alimentação saudável

Na etapa de gestação não temos que cair em nenhum extremo com relação à alimentação. Não se trata de comer por dois, e tampouco de se limitar nas refeições por medo de ganhar peso. Entendendo o papel que desempenha a nutrição, é essencial seguir uma dieta balanceada e completa.

Além disso, temos que assegurar um fornecimento significativo de nutrientes como o ácido fólico, ferro, vitamina D e cálcio, que são essenciais para o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe. Da mesma forma, recomenda-se limitar o consumo de processados e açúcares, que somam muitas calorias e aportam poucos nutrientes.

2. Consumir muita água

O consumo de água é um hábito essencial para ter uma gravidez saudável. Este líquido vital assegura a hidratação do corpo e previne a retenção de líquidos. Além disso, é chave para estimular a produção de leite materno e prevenir infecções urinárias.

Devido às necessidades desta etapa, o ideal é ingerir entre 8 a 10 copos por dia. É claro que é válido tomar infusões, caldos e sucos. Não se aconselha o consumo de bebidas açucaradas, refrigerantes e álcool.

3. Fazer exercício regular

Manter uma rotina de exercício físico de baixo impacto tem muitos benefícios durante a gravidez. Estas atividades não só incidem de forma positiva sobre o peso, como também promovem o bem-estar e preparam o corpo para quando tenha que enfrentar o trabalho de parto.

Faça exercício se quiser ter uma gravidez saudável

Por outro lado, ajuda a se desfazer das tensões próprias desta etapa e estimula a secreção do hormônio da felicidade. Assim que, praticar natação, caminhar ou fazer yoga ou pilates pode ser um excelente aliado para desfrutar de uma gravidez saudável e tranquila

4. Utilizar roupa adequada

Temos que saber aceitar que o corpo muda conforma a gravidez avança. Por isso, para estar confortável e evitar problemas circulatórios, é essencial escolher a roupa para a gestação. Estas roupas são desenvolvidas para se adaptarem ao corpo sem afetar os movimentos nem pressionar a pele.

Além disso, a maioria se adapta às tendências atuais, pois vestir bem favorece o bem-estar psíquico nestes momentos. E temos também que mudar os sapatos? A resposta é sim. Um calçado confortável reduz a dor nos pés e o risco de quedas.

5. Dormir bem

As dores nas costas, as preocupações pelas mudanças e o aumento do tamanho do ventre são fatores que incidem nos problemas de sono durante a gestação. No entanto, para ter uma gravidez saudável é essencial tentar descansar de forma adequada.

Leia também: 6 coisas que devemos fazer com o bebê antes do nascimento

O descanso é muito importante para ter uma gravidez saudável

Durante o período de sono são cumpridos processos que são determinantes para reduzir a fadiga, o estresse e os enjoos. Na verdade, uma boa qualidade de sono é benéfica para controlar o peso corporal e reduzir a fadiga.

Como pode ser difícil descansar sem interrupções, o ideal é praticar técnicas de relaxamento que ajudem a induzir o sono. Fazer exercícios de respiração, colocar uma música suave ou tomar duchas de água quente são algumas práticas que podem servir.

Para finalizar, não se esqueça que deve resolver qualquer dúvida com o médico encarregado dos controles pré-natais. Estes têm a experiência e as ferramentas necessárias para determinar como se está desenvolvendo o bebê e quais outros hábitos podem ajudar.

  • Satyapriya, M., Nagarathna, R., Padmalatha, V., & Nagendra, H. R. (2013). Effect of integrated yoga on anxiety, depression & well being in normal pregnancy. Complementary Therapies in Clinical Practice. https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2013.06.003
  • Wen, L. M., Flood, V. M., Simpson, J. M., Rissel, C., & Baur, L. A. (2010). Dietary behaviours during pregnancy: Findings from first-time mothers in southwest Sydney, Australia. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. https://doi.org/10.1186/1479-5868-7-13
  • Talaulikar, V., & Arulkumaran, S. (2013). Folic acid in pregnancy. Obstetrics, Gynaecology and Reproductive Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ogrm.2013.06.007