5 dicas para eliminar pelos encravados sem dor

O aparecimento de pelos encravados na pele não é apenas desagradável, mas também doloroso. Felizmente, existem várias recomendações para facilitar sua extração sem agredir a área afetada.
5 dicas para eliminar pelos encravados sem dor
Karla Henríquez

Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 30 junho, 2018

Existem alguns métodos eficazes para eliminar pelos encravados sem dor. Embora este problema possa ser bastante recorrente, principalmente após o barbear, existem soluções simples que ajudam a acelerar a recuperação para que não afetem a saúde da pele.

Sua aparição ocorre porque os pelos crescem abaixo da derme quando há uma obstrução dos folículos pilosos. Uma vez que as células mortas e os resíduos de gordura se acumulam na superfície, eles não conseguem sair.

A maioria das pessoas sofre desse problema pelo menos uma vez na vida. No entanto, são mais frequentes naquelas que não tomam os devidos cuidados antes e depois da depilação, ou cujos pelos são crespos e indisciplinados. Quais são as maneiras de eliminar pelos encravados sem dor?

Embora eles sejam considerados inofensivos, e muitos desaparecem por conta própria, é melhor usar algumas soluções para reduzir a inflamação e vermelhidão que eles causam. A seguir, vamos rever algumas das suas causas e 5 dicas práticas para lidar com elas.

Você também pode gostar de ler: 4 dicas para uma boa depilação

Por que os pelos encravados aparecem?

A aparição dos pelos encravados ocorre quando eles crescem na direção errada. Devido à obstrução que ocorre em alguns folículos da pele, o pelo cresce abaixo do tecido da derme sem encontrar uma maneira de sair.

Fatores relacionados

Existem vários gatilhos possíveis para os pelos encravados. No entanto, nem sempre afetam todas as pessoas. Aparentemente, existem alguns  tipos de pele  e pelos que são mais suscetíveis a esse problema. Algumas causas podem ser:

  • Uso frequente de máquinas e lâminas de barbear.
  • Depilação a seco.
  • Tencionar a pele durante o barbear.
  • Depilar com uma pinça.
  • Não hidratar a pele no final da depilação.

Quais são os sintomas dos pelos encravados?

Os pelos encravados podem aparecer quase em qualquer região de depilação contínua: a virilha, as pernas, as axilas ou a barba. Seu principal sintoma é uma pequena protuberância ou espinha que geralmente contém células mortas e gordura no interior. Outros desconfortos relacionados a esse problema podem incluir:

  • Vermelhidão e coceira na pele.
  • Lesões com pus, semelhantes a uma bolha.
  • Dor e sensibilidade na região afetada.
  • Aparecimento de manchas escuras na pele.

As 5 melhores dicas para eliminar pelos encravados sem dor

A primeira medida para eliminar o pelo encravado é identificar se o método atual de depilação tem a ver com a sua aparição. Para evitar que o problema piore, é melhor suspendê-lo por alguns dias.

Se a depilação estiver realmente influenciando essa condição, é melhor começar a experimentar métodos alternativos. Além disso, para facilitar sua eliminação sem sofrer dor, algumas dicas simples podem ser aplicadas.

1. Use um antisséptico

Hidratar a pele

A primeira medida para tratar um pelo encravado é aplicar uma loção antisséptica para que não ocorram infecções. De fato, seu uso é recomendado logo após a depilação, pois ajuda a proteger a pele antes que ela sofra os efeitos do barbear.

2. Aplique um esfoliante

O uso frequente de produtos esfoliantes é um dos melhores métodos para eliminar o pelo encravado sem dor. Este produto remove as impurezas que entopem os folículos pilosos, permitindo que o pelo saia sem dificuldades.

3. Use compressas quentes

A aplicação direta de uma compressa quente na área afetada pode ajudar a suavizar os tecidos para reduzir a inflamação e a vermelhidão causadas pelo pelo encravado. O calor permite expandir os poros para extrair os resíduos que geram o bloqueio.

4. Aplique água de hamamélis

A água de hamamélis é um dos melhores produtos para cuidar da pele quando ela está sensível. Visto que é antisséptico e calmante, é ideal para a limpeza da área afetada pelos pelos encravados. Seu uso hidrata o tecido e facilita a extração do pelo.

5. Evite roupas apertadas

Roupa apertada

Muitas pessoas pensam que as roupas não têm nada a ver com esse problema. No entanto, vestir roupas muito apertadas, principalmente após a depilação, pode influenciar as dificuldades de crescimento do pelo.

Isso ocorre porque a pele diminui sua capacidade de “respirar” normalmente, o que interfere no estado dos folículos pilosos. Quando uma obstrução ocorre devido à falta de oxigenação, os pelos tendem a crescer de forma errada.

Você tem medo de sentir dor ao tentar eliminar o pelo encravado? Não hesite em aplicar todas essas dicas. Evite usar pinças ou qualquer ferramenta que possa ferir a pele. Se você não conseguir removê-lo após aplicar o que foi recomendado, consulte seu dermatologista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gayá, V. (2016). LA DEPILACIÓN, NO SÓLO FEMENINA: Debe extremarse la precaución ante el riesgo de infecciones. El siglo de Europa, (1155), 34-35.
  • Machet, L., Martin, L., & Vaillant, L. (2018). Infecciones bacterianas cutáneas superficiales foliculares y no foliculares. EMC-Dermatología, 52(4), 1-9.
  • Ribera, M., Fernández-Chico, N., & Casals, M. (2010). Pseudofoliculitis de la barba. Actas dermo-sifiliograficas, 101(9), 749-757.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.