6 benefícios do óleo de peixe para a sua saúde

Entre as vantagens do óleo de peixe está a prevenção de doenças cardiovasculares, artrite, fortalecimento das habilidades psicomotoras da criança, evita a perda de cabelo, entre outros benefícios para a saúde.

Nos últimos anos, os benefícios do óleo de peixe vêm atraindo seguidores. A principal razão pela qual há mais e mais compradores deste produto, é devido à sua grande quantidade de ômega-3 e seus efeitos positivos sobre o corpo.

Este é um ácido graxo responsável por atacar e prevenir doenças em pessoas, como o colesterol, além de reduzir o nível de triglicerídeos.

A recomendação vinculada a este tipo de produtos é não consumi-lo em quantidades excessivas. Na verdade, uma dose de três gramas diárias é sensata e saudável. Se você levá-lo ao extremo, pode sentir tonturas e náuseas.

A apresentação principal do óleo de peixe é em cápsulas, que compreendem a dose recomendada para cada dia.

Sendo um produto extraído do animal, ele pode ser substituído por uma dieta rica em peixes, isto no caso de não ter as cápsulas. Entre eles, temos:

Listamos a seguir os principais benefícios do óleo de peixe:

Benefícios do óleo de peixe

1. É bom para o coração

Saúde do coração

O óleo de peixe ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, artrite e alguns tipos de câncer.

Vale ressaltar que diferentes estudos revelaram que, embora ajude o coração, o efeito direto do consumo de peixe é maior. No entanto, o óleo impede o desenvolvimento de doenças que afetam as artérias, bem como diminui as chances de sofrer ataques cardíacos.

2. Mantém o cérebro em perfeito estado

Quanto à sua influência no estado mental, também apresentou excelentes resultados. Um deles é manter a função ativa de hormônios, como serotonina e dopamina, cuja falta de atividade leva a condições como a demência e até a esquizofrenia, além da doença de Alzheimer.

No entanto, quando é uma condição já diagnosticada, é melhor consultar um médico para saber se é necessário usá-lo.

Ao manter o nível neuronal e também as artérias no melhor estado possível, é considerado muito útil.

3. É bom para as crianças

Benefícios do óleo de peixe

Para os pequenos, é um produto mais do que recomendado.

Um dos seus efeitos ocorre na gravidez. De acordo com a organização American Pregnancy,  as crianças nascidas de mães que consumiram óleo de peixe durante a gravidez possuem maior habilidade cognitiva do que aquelas que vêm de mães que não o tomaram.

A nível motor, demonstrou-se que os recém-nascidos que consomem suplementos com ômega-3 possuem melhores habilidades de coordenação em suas extremidades.

Além disso, eles são capazes de prestar atenção e se concentrar por mais tempo, situações que se refletem a médio prazo na inteligência da criança.

Para bebês prematuros, alguns especialistas recomendam o suplemento para ajudar a desenvolver o cérebro.

Outra situação que as crianças podem apresentar, quando o consumo de óleo de peixe é limitado, é transtorno do déficit de atenção.

Existem vários estudos e investigações que definiram o uso ideal do produto nesses casos, considerando suas propriedades em função do bom funcionamento do cérebro. O mesmo se aplica às pessoas com hiperatividade.

4. Evita a queda de cabelo

Como fornece nutrientes, é muito útil para o crescimento do cabelo, uma vez que mantém os folículos saudáveis. Ilumina os fios e aumenta o volume do cabelo.

Outra das vantagens do óleo de peixe é que previne a queda e consegue mantê-lo forte e saudável. Na pele ele também tem benefícios. Um deles é combater a secura, sem dúvida um dos seus fortes benefícios.

Seu uso para evitar queimaduras causadas pelo sol ainda é uma questão de debate, mas ainda é aconselhável.

Situações em que tem um impacto direto são sobre a acne ou alergias, além de outras condições de pele.

5. Ótimo para a gravidez

Mulher grávida

Enquanto a mulher está grávida, e como explicado acima, o consumo do suplemento é capaz de ter um efeito positivo sobre o bebê. No entanto, existem também outros benefícios diretos para as mulheres.

Se o passado não foi positivo e a mulher sofreu abortos, isso ajuda a prevenir partos prematuros ou mesmo abortos espontâneos.

6. Combate algumas alergias

Ao favorecer um ótimo funcionamento do sistema imunológico, o óleo de peixe é recomendado para evitar alergias.

Pode ser tomado como um tipo de tratamento se elas surgirem. No entanto, deve-se entender que serve como um tipo de complemento, e não como um único remédio para a condição.

Você já conhecia estes benefícios do óleo de peixe? Agora que já sabe o que ele pode fazer pela sua saúde, não deixe de consumi-lo regularmente para aproveitar suas propriedades.

Recomendados para você