5 alternativas para tratar varizes

Um dos problemas circulatórios mais comuns são as varizes, e elas podem ter origens muito diferentes. Descubra quais são as alternativas naturais para melhorar os desconfortos causados por elas.
5 alternativas para tratar varizes
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli.

Escrito por Katherine Flórez

Última atualização: 23 agosto, 2022

As varizes são dilatações dos vasos sanguíneos que dificultam o fluxo normal do sangue para as partes inferiores do corpo. Portanto, elas prejudicam o retorno do sangue ao coração. São um problema físico, mas também estético, portanto, quem tem varizes se preocupa em procurar formas de tratá-las.

Antes de falar mais sobre as alternativas de tratamento que existem, vamos falar um pouco mais sobre as causas mais comuns de varizes e outros aspectos relacionados.

Quais são as causas das varizes?

De acordo com o Dr. James Douketis, “a causa exata das varizes é desconhecida, mas provavelmente o principal problema é uma fraqueza nas paredes das veias superficiais (localizadas logo abaixo da pele), que pode ser hereditária”.

No entanto, na esfera popular costuma-se dizer que a origem das varizes é principalmente a má circulação sanguínea. No entanto, as varizes também podem ser causadas, direta ou indiretamente, por outros fatores, como:

  • Obesidade.
  • Sedentarismo.
  • Hipertensão.
  • Colesterol elevado.
  • Herança genética.

Outro fator influente a ter em conta é a falta de atenção dada à saúde cardiovascular. Por essa razão, é aconselhável fazer um check-up médico anual. Especialmente se houver um histórico familiar ou se você sofrer de algum tipo de doença cardiovascular.

Como tratar as varizes?

As varizes não têm apenas um tratamento médico. Geralmente, o que se recomenda é manter a prática regular de exercícios, bem como uma boa hidratação e alimentação, além de outros bons hábitos de vida.

Por outro lado, o médico pode instruir o paciente a utilizar meias de compressão ou tomar um suplemento com propriedades diuréticas para aliviar o desconforto.

Além disso, existe a cirurgia como tratamento, embora seja reservada para os casos mais graves.

Como você pode ver, embora o tratamento de varizes seja possível com algumas práticas muito simples, a melhor coisa que você pode fazer é preveni-las mantendo bons hábitos de vida.

Como prevenir as varizes?

A melhor coisa que podemos fazer para cuidar da nossa saúde é optar por hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida equilibrado. Isso inclui o seguinte:

  • Manter-se bem hidratado.
  • Fazer exercícios regularmente.
  • Comer de forma saudável.
  • Evitar ficar em pé ou sentado por longos períodos de tempo.

Além disso, é recomendável realizar as seguintes ações:

  • Utilizar calçados confortáveis diariamente.
  • Evitar usar roupas apertadas.
  • Fazer alongamentos a cada 2 horas.
  • Colocar os pés para cima de vez em quando, para que o retorno do sangue possa ocorrer com mais facilidade.
  • Alternar a temperatura do chuveiro. Desta forma, você favorece a circulação sanguínea. Quando usar água quente, não deve exceder os 38ºC.

Alternativas naturais para tratar as varizes

Existem vários medicamentos vasoprotetores e venotônicos. Além disso, você também pode encontrar várias alternativas naturais para melhorar o estado das varizes. A eficácia vai depender da frequência de uso. Consulte seu médico para saber qual é a melhor opção para você.

A medicina alternativa também propõe alguns complementos para a dieta. Isso ajudaria a prevenir e aliviar os desconfortos mais comuns – inchaço, peso, retenção de líquidos – e estimularia a circulação sanguínea.

Em lojas de alimentos naturais, você pode encontrar suplementos de:

  1. Alho.
  2. Hortelã.
  3. Louro.
  4. Eucalipto.
  5. Calêndula.
  6. Aloe vera.
  7. Cenoura.
  8. Sal marinho.
  9. Cavalinha.
  10. Castanha-da-índia.

Por que todos esses remédios são benéficos?

Entre as alternativas naturais para tratar varizes, também há a famosa aloe vera. Essa é a planta que traz mais benefícios estéticos. A aplicação de seu gel, em compressas frias diretamente sobre as pernas, ajuda a ativar a circulação.

Gel de aloe vera: uma das alternativas para tratar varizes

Por outro lado, a hortelã, o louro e o eucalipto são plantas que têm um efeito refrescante que é muito benéfico para tratar as varizes. Podem ser preparadas como uma loção tônica ou corporal e aplicadas diretamente sobre a pele. É possível adicionar bicarbonato de sódio ao tônico.

As folhas e as pétalas da calêndula são muito úteis para preparar uma pasta para melhorar as varizes. Você pode aplicar a pasta e deixá-la agir durante a noite. Também é possível aproveitar o caule da planta para preparar um tônico refrescante.

Os banhos de água e sal marinho são muito relaxantes, o que ajuda significativamente a circulação sanguínea. Além disso, você pode adicionar um pouco de vinagre de maçã ao seu banho para aproveitar ainda mais seus benefícios.

A grande vantagem de aproveitar esses elementos naturais é que eles são muito mais baratos do encontrar e preparar. No entanto, é necessário lembrar que os remédios naturais não devem ser tratados como o único tratamento, mas como um complemento. O ideal é tomá-los como medidas adicionais às recomendações do seu médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Arora M. Management of varicose veins. JK Science 2017. Available at: https://doi.org/10.9738/INTSURG-D-14-00084.1. Accessed 01/29, 2019.
  • Bootun R, Onida S, Lane TRA, Davies AH. Varicose veins and their management. Surgery (United Kingdom) 2016. Available at: https://doi.org/10.1016/j.mpsur.2016.02.002. Accessed 01/29, 2019.
  • Mandavia R, Anwar MA, Davies AH. Varicose veins. Metabolism of Human Diseases: Organ Physiology and Pathophysiology 2014. Available at: https://doi.org/10.1007/978-3-7091-0715-7_40. Accessed 01/29, 2019.
  • Muley, B. P., Khadabadi, S. S., & Banarase, N. B. (2009). Phytochemical constituents and pharmacological activities of Calendula officinalis Linn (Asteraceae): A review. Tropical Journal of Pharmaceutical Research. Pharmacotherapy

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.