4 maneiras de beber chá verde

Embora o chá verde seja uma das bebidas mais saudáveis ​​que devemos consumir, não é aconselhável exceder no seu consumo. O máximo que podemos tomar são 5 xícaras diárias, ou menos, se tomamos café
4 maneiras de beber chá verde

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 20 dezembro, 2022

O chá verde é uma bebida que deixou de ser moda para se tornar quase essencial e comum em nossas vidas. Muitas pessoas costumam beber chá verde hoje em dia.

Agora você pode obter o chá verde em qualquer restaurante ou café pronto para ser consumido. E mais, se acaso preferir, você mesmo pode prepará-lo.

Este chá tem muitas virtudes para o nosso corpo. De todas as suas qualidades, a mais conhecida é o seu poder de decompor a gordura, por isso tornou-se imprescindível para quem quer perder peso.

Porém, não terminam aqui as propriedades desta bebida.

Esse chá também é um bom substituto para o café, pois a proteína que fornece é muito mais suave e durável. Além disso, é rico em antioxidantes e vitaminas.

No entanto, beber chá verde de forma tradicional sempre pode ficar chato e você pode ficar tentado a optar por bebidas mais atraentes ao paladar.

Sendo assim, evite isso com as seguintes receitas.

Preparação básica de chá verde

Como beber chá verde

Vamos começar com a forma mais tradicional de tomar chá verde. Se até então você não costumava consumir essa bebida, esta é uma boa escolha para começar.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500ml)
  • 1 colher de chá de chá verde (5g)

Modo de Preparo

  • Em primeiro lugar, esquente a água. Mas, atenção! A água não deve atingir o ponto de ebulição, por isso, antes de ferver, retire da água do fogo;
  • Em seguida, coloque as folhas de chá verde na água e deixe repousar cerca de 3 ou 5 minutos no máximo, uma vez que o chá verde tem um sabor que pode ser desagradável;
  • Depois de remover as folhas, consuma de imediato ou então adicione um pouco de gelo se quiser algo mais fresco.

Formas alternativas de beber chá verde

Uma vez que aprendemos a forma mais básica de como preparar e consumir o chá verde, vejamos quais combinações podemos fazer com ele e quais os benefícios que nos oferecem.

1. Chá verde com limão

Os benefícios de beber chá verde com limão

Esta combinação é genial. O limão é uma fruta cheia de antioxidantes e vitamina C, além de ser uma grande queimadora de gordura.

Portanto, esta é uma excelente combinação se você quiser perder peso ou cuidar da sua pele.

  • Você só precisa adicionar o suco de um limão na receita básica de chá verde.

2. Vitamina de chá verde com abacate

Ao combinar as propriedades de energia que o chá verde nos dá naturalmente com as gorduras boas do abacate, obtém-se uma verdadeira bomba saudável.

  • Em primeiro lugar, bata a metade de um abacate com a metade de uma xícara de chá verde em um liquidificador e, então, desfrute.
  • Recomendamos tomar essa bebida na parte da manhã ou ao meio-dia para tirar proveito de toda a sua energia.

3. Chá verde com camomila, erva-doce e anis

Se acaso você tiver problemas digestivos, esta é uma das melhores maneiras de corrigi-los.

A camomila tem propriedades que auxiliam na digestão, e aliviam o peso. bem como as dores no estômago. Por outro lado, também temos o anis que é excelente para a inflamação.

Ao combinar todas essas propriedades, obtém-se um super digestivo natural e excelente aliado para o controle do peso.

Ingredientes

  • 1 litro de chá verde
  • Uma colher de sopa de anis (10g)
  • Uma colher de sopa de camomila (10g)

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, aqueça o chá verde e, antes que ferva, adicione o anis e a camomila;
  • Em seguida, retire do fogo e deixe descansar de 5 a 10 minutos;
  • Então, após esse tempo, beba a infusão.

4. Chá verde com hortelã e gengibre

Esta forma de beber chá verde é a favorita de muitos, pois conta com o efeito refrescante do hortelã.

O gengibre é um queimador de gordura e ativador do metabolismo, assim como o chá verde.

Ingredientes

  • 1 litro de chá verde
  • Uma colher de sopa de hortelã (10g)
  • Um pequeno pedaço de gengibre fresco
  • 2 cubos de gelo

Bata no liquidificar todos os ingredientes para tirar proveito de suas propriedades.

Os melhores horários para beber chá verde e obter os seus benefícios

Como beber chá verde

Uma vez que já conhecemos as diferentes maneiras de beber chá verde, vamos descobrir quais são os melhores horários para consumi-lo e quais seus benefícios.

Se você quer perder peso

O melhor momento para tomar chá verde é 20 minutos após cada refeição, pois dessa forma o chá começa a decompor a gordura antes que o corpo a absorva.

Se você quiser aumentar seus níveis de proteínas e minerais

É melhor consumir o chá verde antes de suas refeições, pois dessa forma o chá verde ajuda o corpo e aumenta os níveis de absorção de magnésio, vitamina C e E.

Em jejum

Muitas pessoas bebem café sem ter comido nada. Se acaso você for uma dessas pessoas, é melhor substituí-lo por uma xícara de chá verde.

Fará o mesmo efeito que o café, mas não será tão agressivo com seu estômago.

Além disso, tomar chá verde em jejum aumenta a capacidade do corpo de se beneficiar de suas propriedades.

Os detalhes finais

Embora seja verdade que o consumo de chá verde traz muitos benefícios para a saúde, você deve estar ciente de que não é aconselhável abusar dessa bebida.

  • A dose recomendada é de, no máximo, 5 xícaras por dia, se você não consumir café. Se acaso você quiser consumir uma xícara de café, deve diminuir uma das 5 de chá;
  • Se você sofre de taquicardia ou pressão alta, não é recomendado beber mais de 2 xícaras diárias. Aliás, nunca combine com alguma medicação sem a supervisão de seu médico.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chacko SM, Thambi PT, Kuttan R, Nishigaki I. Beneficial effects of green tea: a literature review. Chin Med. 2010;5:13. Published 2010 Apr 6. doi:10.1186/1749-8546-5-13
  • Dreher, M. L., & Davenport, A. J. (2013). Hass Avocado Composition and Potential Health Effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 53(7), 738–750. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.556759
  • Pervin M, Unno K, Ohishi T, Tanabe H, Miyoshi N, Nakamura Y. Beneficial Effects of Green Tea Catechins on Neurodegenerative Diseases. Molecules. 2018;23(6):1297. Published 2018 May 29. doi:10.3390/molecules23061297
  • Mikaili P, Mojaverrostami S, Moloudizargari M, Aghajanshakeri S. Pharmacological and therapeutic effects of Mentha Longifolia L. and its main constituent, menthol. Anc Sci Life. 2013;33(2):131–138. doi:10.4103/0257-7941.139059

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.