Creme Caseiro: 4 indicações com aloe vera que você não deve perder

· 31 de janeiro de 2016
Os benefícios da aloe vera para a beleza e para a nossa saúde são inquestionáveis.

As indústrias já sabem disso, e portanto encontramos no mercado produtos para prevenir o envelhecimento, tratar queimaduras, estrias, acne, cuidar dos cabelos etc. Mas você também pode fazer seu próprio creme caseiro com planta.

Se você gostar da medicina natural, deve ter em casa uma planta de aloe vera. É um presente da natureza capaz de solucionar muitas de nossas necessidades diárias. De fato, a babosa é quase uma “pequena farmácia”, perfeita para solucionar pequenas urgências de saúde e para nos ajudar a cuidar da beleza.

Por isso, hoje, vamos explicar como preparar quatro cremes fantásticos com aloe vera para tratar diversos problemas da pele e do cabelo. Vai perder? Com certeza você vai gostar de saber!

Indicamos também a leitura: 3 esfoliantes corporais com açúcar para combater a pele seca

Combata as rugas com creme caseiro de aloe vera

Sabemos que é muito difícil lutar contra o passar do tempo. No entanto, sempre podemos atenuar o impacto das rugas com remédios que nos ajudem a hidratar e a firmar novamente as áreas mais críticas do rosto.

Neste creme antirrugas, utilizaremos aloe vera e pepino. Graças a esses dois componentes naturais, obteremos maciez, elasticidade e nutrição. Vale a pena provar.

Ingredientes

  • 1 xícara de pepino
  • ½ xícara de aloe vera

Como fazer:

  • A primeira coisa a fazer é descascar o pepino e cortá-lo em lâminas bem finas. Depois, faremos o mesmo com o gel de aloe vera. Pegue uma colherada generosa da polpa, raspando o interior da folha.
  •  Agora, vamos usar o liquidificador para misturar de maneira mais eficaz esses dois componentes. Depois de obter uma pasta bem homogênea, coloque em um frasco de vidro.
  • Aplicamos o creme, com a ajuda de um pincel, todas as noites antes de dormir. Deixe atuar por cerca de 20 minutos e, depois, enxágue com água morna. O resultado é muito bom!

Creme caseiro com aloe vera para clarear manchas do rosto

Manchas_no_rosto

As manchas no rosto surgem como resultado do passar do tempo ou como efeito do sol. É algo que poderíamos prevenir protegendo adequadamente nossa pele, e fazendo uso de hidratantes para a face desde cedo.

No entanto, quando as manchas aparecem em nossa pele, existem remédios naturais muito úteis que nos ajudarão a atenuá-las. Não desaparecerão, mas ficarão bem mais claras.

Ingredientes

  • ½ xícara do gel de aloe vera
  • ¼ de copo de leite
  • 1 colher de sopa de chá de camomila

Como fazer:

  • A primeira coisa a fazer é, assim como com o creme anterior, obter meia xícara de polpa de aloe vera.
  • No liquidificador, coloque o gel, o leite e o chá de camomila, para obter um creme o mais homogêneo possível.
  • Use um chumaço de algodão para aplicar o creme sobre a região afetada da pele.
  • Coloque bastante creme e deixe agir por alguns minutos, até ser absorvido. Se preferir, deixe uma fina película sobre a pele durante a noite. Enxágue com água morna e use seu hidratante habitual.

Creme com aloe vera para estrias

Creme-caseiro-de-aloe-vera

As estrias são muito difíceis de combater. Aparecem devido às mudanças de peso, à gravidez e a mudanças hormonais.

As estrias se formam a partir da ruptura das fibras de colágeno, elastina e reticulina, naturalmente presentes pele. É comum que, no início, tenham uma tonalidade avermelhada, até que pouco a pouco adquirem uma coloração branca ou arroxeada, que é bem antiestética.

Muitas pessoas recorrem à cirurgia plástica para se livrar das estrias, mas, com tratamentos caseiros e naturais, poderemos atenuá-las um pouco.

Deixamos claro que elas não desaparecerão apenas com este creme caseiro, mas poderemos hidratar a região e nutri-la, para suavizar as estrias e dar uma aparência mais saudável à pele.

Ingredientes

  • ½ xícara de gel de aloe vera
  • ½ xícara de polpa de abacate
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem prensado a frio

Como fazer:

  • Neste caso, também vamos usar o liquidificador para conseguir um creme mais homogêneo, que nos permita aplicá-lo com facilidade sobre as estrias.
  • Misture o gel com a polpa de abacate e em seguida bata no liquidificador junto com o azeite de oliva.
  • Aplique o creme nas regiões mais afetadas pelas estrias, deixando agir por 20 minutos. Logo após esse tempo, retire o creme com água morna. Realize o tratamento quatro vezes por semana.

Indicamos também a leitura: Hemorragia nasal: remédios que ajudam a detê-la

Para prevenir a queda dos cabelos e a caspa

beleza_dos_cabelos_cremes_aloe_vera

A aloe vera é muito eficaz para hidratar o couro cabeludo e para torná-lo mais alcalino, combatendo fungos e bactérias. De fato, no mercado, você poderá encontrar xampus e condicionadores com aloe vera, muito bons para tratar tanto a caspa quanto a queda dos fios.

Mas se você tiver uma planta de aloe em casa, poderá fazer seu xampu ou creme caseiro. Saiba como:

Ingredientes

½ xícara de gel de aloe vera
2 colheres de sabonete líquido neutro

Como fazer:

  • É muito fácil. Misture bem os dois ingredientes.
  • Faça uma massagem com o xampu nos cabelos úmidos, sobretudo no couro cabeludo, mas não com muita força.
  • Deixe atuar por alguns minutos e por fim enxágue os cabelos.
  • Oliveira, S. H. S., Soares, M. J. G. O., Rocha, P. S., Colet, C., Zamberlan, G., Spanevello, S., … Melo-Reis, P. R. de. (2017). Aloe vera: características botânicas, fitoquímicas e terapêuticas. Estima. https://doi.org/10.1590/S1413-70542007000400029
  • Freitas, V. S., Rodrigues, R. A. F., & Gaspi, F. O. G. (2014). Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. https://doi.org/10.1590/S1516-05722014000200020