11 mudanças simples para comer mais saudável

4 de abril de 2019
Há uma série de dicas práticas de alimentação que podemos seguir para comer de forma mais saudável e, consequentemente, colher mais saúde e bem-estar geral.

Existem muitas maneiras de comer mais saudável, com uma série de mudanças simples que não significam um golpe no bolso. Dito isto, preste atenção às seguintes recomendações.

11 maneiras de comer mais saudável

Para comer mais saudável, inlcua mais frutas e verduras

1. Menos sal ajuda a comer mais saudável

Se você estiver acostumado a comer alimentos salgados demais, pode ser difícil para você, a princípio, se acostumar a perder esse sabor, mas é necessário para sua saúde.

Não estamos lhe dizendo para abandonar o sal mas, simplesmente, para diminuir a quantidade.

Esta recomendação é baseada no fato de que o sal afeta sua saúde com relação à pressão alta, gera retenção de líquidos e está associado a uma série de problemas digestivos ou cardiovasculares, entre outros.

2. Use especiarias e ervas

Para comer mais saudável, inlcua mais especiarias

Especiarias e ervas são excelentes para duas coisas:

  • trazer sabores requintados e novos aos nossos pratos
  • para substituir o sal.

Como as especiarias têm sabores característicos, usá-las permitirá diminuir as quantidades de sal.

Você também dará ao seu paladar a oportunidade de apreciar outros sabores. Sem mencionar que muitos deles têm propriedades muito benéficas para o organismo.

Descubra: 8 especiarias que você pode usar para substituir o sal

3. Esqueça o açúcar e seja mais saudável

Sabemos que soa extremamente drástico e quase impossível de realizar, mas é preciso minimizar o consumo de açúcar refinado.

Esta pode ser a medida mais decisiva que você pode tomar para a sua saúde e a da sua família, especialmente a das crianças.

Tem sido demonstrado que o açúcar refinado está diretamente relacionado à obesidade, diabetes e uma longa lista de condições para o corpo.

Isso não significa que você deva esquecer o gosto doce. Felizmente, contamos com produtos que não são prejudiciais ao nosso corpo e que têm aquele sabor que tanto gostamos. Por exemplo, experimente adoçantes naturais como a estévia.

4. Tire proveito das frutas

Isso está relacionado ao ponto anterior, já que as frutas contêm um tipo de açúcar que é bom para o nosso organismo. Além disso, contam com uma infinidade de micronutrientes que nos ajudam em muitos aspectos e, portanto, melhoram a nossa saúde.

Além disso, comer frutas é a melhor opção para deixar os sanduíches, que contribuem com gorduras e produtos artificiais ao organismo.

No entanto, você não só pode comer a fruta, mas também pode usá-la para fazer refeições mais saudáveis. Tente fazer saladas às quais você adicione maçãs, nozes, abacaxi, manga … Você verá que o gosto te encantará.

5. Mais vegetais, alimentação mais saudável

Você pode não gostar deles, mas certamente mudará de ideia se descobrir que eles são uma das maiores fontes de vitaminas e minerais e os alimentos mais saudáveis ​​que existem.

Não é de surpreender que muitos sabores vegetais não te agradem. No entanto, pergunte-se se, entre a ampla gama de produtos vegetais, não haverá alguns que você goste.

Tente comprar tipos diferentes, você verá como encontrará o caminho certo para você.

6. Use mais o forno

Um dos problemas mais comuns no preparo de alimentos tem a ver com a fritura. Algumas pessoas se acostumam a fritar quase tudo.

Tente encontrar novas maneiras de preparar os pratos que você consome. Deixe o óleo de lado e comece a grelhar. Tente também assar, ralar ou gratinar.

Nós garantimos que você não só terá uma refeição mais saudável, como descobrirá sabores que, talvez, goste ainda mais do que gosta de comidas fritas.

7. Elimine a manteiga da sua vida

A manteiga é uma gordura que não te oferece maiores benefícios. Embora nosso corpo precise de gorduras, só fazem faltam aquelas que são saudáveis.

Portanto, substitua a manteiga por azeite, óleo de colza e abacate. Estes elementos tornarão as suas refeições mais saudáveis ​​e com um sabor agradável.

8. Só consuma laticínios desnatados

Para comer mais saudável, opte por produtos lácteos desnatados

Os produtos lácteos são necessários para o nosso corpo, pois fornecem cálcio, vitaminas e proteínas de alta qualidade.

No entanto, opte pelo melhor. Ou seja, para aqueles que estão em sua versão desnatada.

9. Para comer mais saudável, leia os rótulos

Ler os rótulos dos alimentos embalados que você compra é muito mais importante do que você imagina.

Você não deve apenas ler o que está escrito no pacote, mas entender o que isso significa. Muitas vezes o que é vendido para nós como “light“, “sem açúcar” ou “natural” é enganoso.

10. Minimize os alimentos processados

A melhor coisa que você pode fazer para comer mais saudável ​​é diminuir a quantidade de produtos processados ​​que você compra, tanto o quanto possível.

Lembre-se que eles têm uma imensa quantidade de conservantes que podem causar vários problemas ao seu corpo a longo prazo. Assim, quanto mais orgânica for a comida, melhor.

Leia este artigo: Por que devemos evitar os alimentos com conservantes?

11. Cozinhe você mesmo

Ao preparar seus próprios pratos, você sabe exatamente o que adiciona. Portanto, pode controlar os ingredientes, quantidades, métodos de preparo e, até mesmo, as condições de higiene em que foram preparados.

Finalmente, em qualquer caso, não deixe de procurar aconselhamento profissional. Dessa forma, você mudará completamente sua dieta e cuidará do seu corpo.