10 razões para comer couve-flor

Ao comer couve-flor, proporcionamos ao nosso corpo uma grande quantidade de nutrientes. Dentre eles, destaca-se a fibra. Seu alto teor de fibras nos ajuda a eliminar toxinas e otimizar nossa saúde.
10 razões para comer couve-flor

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Você gosta de comer couve-flor ou é daquelas pessoas que evita este vegetal, porque seu sabor não é tão agradável?

Se seu caso for o segundo, você deve saber que esta crucífera está repleta de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e ácido fólico), C, K e E.

Além disso, proporciona minerais vitais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e manganês, e é uma das melhores fontes de proteína vegetal.

A quantidade de gordura que contém é mínima, e o aporte de proteínas, fibras e ácidos graxos essenciais ômega 3 é muito alto.

Por tudo isso, comer couve-flor com uma certa regularidade manterá seu organismo saudável e forte.

1. A couve-flor melhora a sua saúde cardiovascular

A vitamina K que você obtém ao comer couve-flor tem propriedades anti-inflamatórias que melhoram sua circulação sanguínea.

Assim, evita o acúmulo de lipídios no sangue, algo que poderia resultar em problemas cardiovasculares, como a aterosclerose.

O sulforafano que a couve-flor contém é de grande ajuda quando o que se quer é melhorar os níveis da pressão arterial.

2. Transtornos do estômago

Como mencionamos antes, a couve-flor é rica em fibras. Elas são de muita utilidade para a digestão e favorecem a eliminação das toxinas pelo corpo.

Por outro lado, o sulforafano contido nesse vegetal protege o revestimento do estômago e o torna mais resistente à formação de bactérias malignas.

Se a isso acrescentamos seu teor de isotiocianatos, você verá que comer couve-flor é uma excelente forma de diminuir o risco de sofrer com úlceras estomacais e câncer de cólon.

3. Luta contra o câncer

menina_sorrindo_cancer_infantil

O sulforafano e os isotiocianatos contêm elementos quimio-preventivos e antiestrógenos que constituem um obstáculo para o crescimento das células cancerígenas.

Isso faz com que seja mais fácil enfrentar o câncer e controlar seu avanço.

Consumir couve-flor também previne o aparecimento de certos tipos de câncer, como os de:

  • Pulmão
  • Bexiga
  • Mama
  • Próstata
  • Ovário
  • Colo uterino

4. Previne a degeneração macular

Por seu alto teor de vitamina C e antioxidantes, a couve-flor pode ser eficaz para reduzir o risco de degeneração macular própria da idade, e que, em certos casos, causa cegueira.

O sulforafano, além disso, ajuda a proteger os tecidos da retina dos danos causados pelo estresse oxidativo. Assim, previne em grande medida a incapacidade visual e doenças oculares, como a catarata.

5. Combate os danos causados pela radiação ultravioleta

sol_mulher_se_bronzeando_praia

O sulforafano da couve-flor também é útil quando se trata de proteger a pele contra os danos que a radiação ultravioleta causa. Protege seu corpo de problemas como:

  • Inflamação
  • Câncer de pele induzido pelos raios UV
  • Vermelhidão da pele pelo aumento de sangue nos capilares
  • Danos celulares

É importante que, além de comer este vegetal, você mantenha uma correta vigilância de sua exposição ao sol. Lembre-se de aplicar protetor solar e evitar passar várias horas seguidas sob o sol.

6. Transtornos neurodegenerativos

Outro motivo para comer couve-flor é que o sulforafano ativa as enzimas de desintoxicação e ajuda seu cérebro no tratamento de lesões neuronais, causadas pela inflamação e estresse oxidativo.

Isso significa que doenças como o Parkinson e o Alzheimer têm menos probabilidade de afetá-lo.

7. Combate a hipertensão e o colesterol

Graças às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da couve-flor, suas artérias se mantêm saudáveis.

Os ácidos graxos ômega 3 e a fibra ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL). Isso é excepcionalmente bom se você estiver lidando com problemas cardíacos, ou se quiser evitá-los.

8. Equilibra os eletrólitos

homem_na_bicicleta_academia

Comer couve-flor ajuda a equilibrar os eletrólitos do seu corpo. Graças a isso, seu sistema nervoso realiza as transmissões dos impulsos nervosos e as contrações musculares da maneira correta.

Se você for uma pessoa que pratica muitos esportes, é provável que tenha adotado o hábito de consumir grandes quantidades de bebidas energéticas. Muita gente faz isso para obter mais eletrólitos.

O problema é que as ditas bebidas também contêm açúcares que você não precisa. Uma boa alternativa é incluir mais couve-flor na sua dieta.

9. A saúde de seu cérebro e células

O fósforo que se encontra na couve-flor é de grande ajuda para a reparação das membranas celulares. Elas são essenciais para que seu cérebro e sistema nervoso funcionem corretamente.

Por sua vez, o potássio e a vitamina B6 favorecem a saúde de seu cérebro e seus neurotransmissores. Isso é muito importante se você quiser que o seu cérebro esteja alerta e trabalhe corretamente.

10. Comer couve-flor protege você da diabetes

Graças ao seu teor de vitamina C e potássio, o consumo regular de couve-flor ajudará você a diminuir o risco de desenvolver a diabetes. Esses dois elementos regulam a glicose em seu sangue e o metabolismo.

Quando seus níveis de potássio estão baixos, a glicose pode se elevar e ser uma ameaça importante se você tiver diabetes.

Por esse motivo, é fundamental consumir alimentos que mantenham seus níveis de potássio estáveis.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Imran M., Salehi B., Sharifi Rad J., Aslam Gondal T., et al., Kaempferol: a key emphasis to its anticancer potential. Molecules, 2019. 24 (12): 2277.
  • Abbaoui B., Lucas CR., Riedl KM., Clinton SK., Mortazavi A., Cruciferous vegetables, isothiocyanates, and bladder cancer prevention. Mol Nutr Food Res, 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.