O limão congelado poderia combater os tumores malignos

Para utilizar o limão inteiro, é fundamental conseguir unidades orgânicas ou então lavá-las e desinfetá-las muito bem se não conhecermos a sua procedência, para eliminar todo o resto de pesticidas.
O limão congelado poderia combater os tumores malignos
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

O limão é um dos alimentos mais famosos do mundo todo, conhecido pela sua versatilidade na cozinha e pelo seu alto poder medicinal. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como o limão congelado poderia combater os tumores malignos.

Desde a antiguidade, seu suco fez parte de centenas de receitas e remédios, já que ele tem um sabor muito particular e concentra uma grande quantidade de nutrientes e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Está comprovado que ele tem a capacidade de desintoxicar o organismo, ao contribuir para o funcionamento dos órgãos purificadores. Além disso, o limão fortalece o sistema imunológico e freia a ação dos radicais livres para prevenir o desenvolvimento de diferentes doenças.

O que poucos sabem é que uma parte importante dos nutrientes do limão está na sua casca, que estamos acostumados a jogar fora.

É justamente nela que há uma maior concentração de compostos antioxidantes e óleos essenciais que, de acordo com um estudo recente, poderiam ser benéficos para o tratamento contra o câncer.

Terapia anticancerígena do limão congelado

Durante muitos anos, as propriedades antibióticas e antivirais do limão foram reconhecidas e evidenciadas, sendo capazes de frear a ação de diferentes micro-organismos que causam infecções e doenças.

Também foi demonstrado que ele é um tratamento natural eficaz contra os vermes e parasitas internos, para a pressão alta e diferentes transtornos nervosos.

O que não se sabia até pouco tempo atrás é que ele também conta com efeitos anticancerígenos que poderiam complementar o tratamento de diferentes tipos desta doença, tendo um impacto inclusive mais positivo que a quimioterapia. Veja a seguir quais são as razões desses benefícios.

Primeiramente o alto poder medicinal do extrato de limão: ele tem uma potente ação contra as células cancerígenas, já que é capaz de destruí-las sem alterar as células “normais”, que é um dos principais problemas da quimioterapia.

Por ter propriedades alcalinas, ele altera o ambiente para o câncer e impede que se prolifere no organismo.

terapia-anticancerigena-limao-ralado

As conclusões de mais de 20 investigações puderam determinar que componentes conhecidos como “limonoides”, presentes em grandes quantidades neste cítrico, são os responsáveis por dar a ele o seu poder anticancerígeno, em especial contra as células que provocam o câncer de mama.

De fato, chegou-se a afirmar que o cítrico é até 10.000 vezes mais eficaz que a adriamicina, substância utilizada em todo o mundo como tratamento quimioterápico para deter a propagação do câncer.

O melhor de tudo é que, diferentemente dos fármacos, o extrato da fruta não destrói as células boas, e por isso é totalmente seguro.

Os chamados “limonoides” também teriam um efeito positivo no tratamento de:

  • Câncer de cólon
  • Câncer de pâncreas
  • Câncer de próstata
  • Câncer no fígado
  • Neuroblastoma
  • Leucemia

O remédio: um limão inteiro, congelado e ralado

limao-ralado

O que está sendo recomendado para aproveitar as propriedades anticancerígenas do limão é seu consumo regular sem extrair sua casca e nem seu suco.

A forma correta de ingeri-lo com este fim é ralando-o depois de congelá-lo.

  • Para começar, lave e desinfete o limão utilizando um pouco de água com bicarbonato de sódio ou com vinagre de maçã. Isso é muito importante, principalmente quando a origem da fruta for desconhecida.
  • Quando estiver limpo, coloque-o no congelador e deixe-o lá até que fique duro e gelado.
  • Em seguida, tire-o do congelador e utilize um ralador de alimentos para obter o pó da sua casca e polpa congeladas.

O pó de limão obtido pode ser adicionado a muitos pratos diferentes, ou então em bebidas especiais como sucos.

Este remédio tem os mesmos efeitos que tomar o suco de limão?

suco-de-limao

Certamente que não. O suco de limão tem propriedades incríveis que são valorizadas em muitos campos da saúde. No entanto, em relação ao tratamento do câncer, seus efeitos não são suficientes e é preciso complementá-lo com os nutrientes que estão contidos na casca do limão.

É justamente na casca que se encontra a maior parte de limonoides e outros antioxidantes, responsáveis por diminuir e eliminar diferentes tipos de tumores malignos.

De fato, estima-se que um limão inteiro possa conter até 22 agentes anticancerígenos, entre os quais estão incluídos:

  • A limonina
  • A pectina cítrica
  • Glicosídeos flavonoides
  • A vitamina C

Quão efetivo pode ser o limão congelado contra o câncer?

De acordo com os dados da organização australiana ‘Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization’  (CSIRO), o limão inteiro pode chegar a reduzir alguns tipos de câncer em até 50%.

A modo de prevenção, a recomendação é ingerir no mínimo 150 g semanais de cítricos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Arnoux, B., & Pascard, C. (1980). Structures de trois nouveaux limonoïdes cytotoxiques: aphanastatine, amoorastatine, hydroxy-12 amoorastatine. Acta Crystallographica Section B Structural Crystallography and Crystal Chemistry. https://doi.org/10.1107/s0567740880009752.
  • Clark M. J, Slavin J. L. The effect of fiber on satiety and food intake: a systematic review. Journal of the American College of Nutrition. 2013. 32 (3): 200-11.
  • Ferrari N. Making one change -getting more fiber- can help with weight loss. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Febrero 2015.
  • Fukuchi Y, Hiramitsu M, et al. Lemon polyphenols superas diet-induced obesity by up-regulation of mRNA levels of the enzymes involved in beta-oxidation in mouse white adipose tissue. Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition. Noviembre 2008. 43 (3): 201-209.
  • García-Salas, P., Gómez-Caravaca, A. M., Arráez-Román, D., Segura-Carretero, A., Guerra-Hernández, E., García-Villanova, B., & Fernández-Gutiérrez, A. (2013). Influence of technological processes on phenolic compounds, organic acids, furanic derivatives, and antioxidant activity of whole-lemon powder. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2013.02.124.
  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027.
  • Nair Ajikumaran S., Kurup Rajani Sr., Akhila Nair S., Sabulal B., Citrus peles prevent cáncer. Phytomedicine, 2018. 50: 231-237.
  • Rockman J. C, Barrett D. M, et al. Nutritional comparison of fresh, frozen and canned fruits and vegetables. Part 1. Vitamins C and B phenolic compounds. Journal of the Science of Food and Agriculture. Marzo 2007. 87 (6): 930-944.
  • Wood M. Health benefits of citrus limonoids explored. Febrero 2005. Agricultural Research Service. U. S. Department of Agriculture.
  • Yazgan H., Ozogul Y., Kuley E., Antimicrobial influence of nanoemulsified lemon essential oil and pure lemon essential oil on food- borne pathogens and fish spoilage bacteria. Int J Food Microbiol, 2019.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.