Dieta para desintoxicar os pulmões

Quando fizermos esta dieta depurativa não devemos fazer esforços para que nossos pulmões não se sobrecarreguem. A recomendação é ficar em casa, relaxando.
Dieta para desintoxicar os pulmões

Última atualização: 21 junho, 2020

Ao contrário do que se acredita, não só os fumantes (ativos ou passivos) devem fazer uma limpeza para desintoxicar os pulmões.

Este órgão, um dos mais importantes do corpo humano, pode se encontrar afetado pelas substâncias tóxicas, pela fumaça das cidades, pela contaminação ambiental, pelo tipo de trabalho que realizamos ou pela falta de atividade física, por exemplo.

Por isso aconselhamos seguir uma dieta para desintoxicar os pulmões, conseguindo eliminar todas aquelas toxinas prejudiciais. Saiba mais a seguir.

Por que é necessário limpar os pulmões?

Existem muitos textos relacionados a limpar o sangue, a pele e o cabelo ou até mesmo o intestino, mas quase nenhum sobre desintoxicar os pulmões… e são eles que todos os dias recebem e acumulam diferentes gases tóxicos que podem nos causar muitas doenças.

Esta rotina de limpeza não é indicada somente para os fumantes ou para os que acabaram de deixar o vício; ou seja, também é indicada para todos os que desejam desfrutar de uma saúde melhor.

Sendo assim, se você costuma ter doenças relacionadas ao sistema respiratório ou sente falta de ar (o que também pode acontecer devido ao fato de não fazer exercícios), se você mora ou trabalha com alguém que fuma muito ou tem que atravessar a cidade cheia de carros e ônibus para chegar ao trabalho, esta dieta de desintoxicação com certeza vai te ajudar!

Similarmente, também é necessário evitar situações que possam contaminar os pulmões. Se você não pode ir morar no campo, com certeza pode tentar passar mais tempo ao ar livre ou rodeado de árvores e natureza nos finais de semana, por exemplo.

Como desintoxicar os pulmões

Dieta para desintoxicar os pulmões

Esta rotina deve ser realizada durantes três dias consecutivos e se possível quando estiver de férias, já que nessas 72 horas você terá que:

  • Evitar ir a lugares onde você possa se contaminar (segundo foi indicado antes);
  • Evitar pessoas que fumam;
  • Fazer refeições leves, principalmente saladas de frutas e vegetais;
  • Evitar consumir carnes vermelhas ou brancas;
  • Eliminar a ingestão de lácteos, pois causam alergias ou intolerância e são causadores de problemas respiratórios em muitas pessoas;
  • Evitar cafeína, refrigerantes, açúcar refinado e sucos industriais;
  • Beber água (2 litros por dia), sopas de vegetais sem gordura e chás de ervas;
  • Incluir nas refeições sopas, sucos e ervas antimicrobianas, como por exemplo, o alecrim, tomilho e orégano.

Todas essas ações vão ajudar a liberar as toxinas aglutinadas no intestino que podem estar causando prisão de ventre.

É bom saber que durante a purificação, os pulmões não podem se sobrecarregar com tarefas difíceis que requerem muito esforço, seja trabalhar, limpar, carregar objetos, fazer esportes, etc.

Por isso é indicado fazer isso nas férias ou em finais de semana prolongados para ficar em casa e relaxar.

Como desintoxicar os pulmões

Sucos para desintoxicar os pulmões

Além de seguir os passos já indicados, devem ser consumidos três sucos diferentes durante os três dias, como parte da dieta para purificar os pulmões.

Antes do café da manhã, consuma uma boa quantidade de vitamina C, o que aumentará a imunidade e melhorará, assim, a saúde pulmonar.

Dessa forma, esprema dois limões e acrescente um copo de água. Se você não gosta muito de limão, substitua por tangerina. Lembre-se de que para adoçar, só são permitidas opções naturais como o estévia ou o açúcar mascavo ou, se possível, beber de forma natural, sem adoçar.

Pela manhã

Você vai precisar de muito potássio, um mineral que limpa o organismo, evita as cãibras e, ao mesmo tempo, regula o líquido do nosso corpo ao ser distribuído entre todos os órgãos.

Sendo assim, beba um ou dois copos de uma vitamina rica em potássio. Uma boa receita pode ser:

  • 1 banana
  • Meia xícara de polpa de cereja ou de ameixa
  • Meia xícara de morangos
  • Meia xícara de mamão
  • Dois copos de leite de arroz ou de amêndoas
  • Três tâmaras

Para o almoço

Além de consumir muitas saladas cruas, não se esqueça dos carotenoides, que melhoram o estado das membranas mucosas do tecido pulmonar e protegem as células destes órgãos.

Isso porque um estudo realizado por Joseph Levy em parceria com outros pesquisadores verificou que o licopeno, uma substância carotenoide, inibe o crescimento de células cancerosas humanas endometriais, mamárias e pulmonares.

Os alimentos com mais quantidade deste nutriente são cenoura, tomate, beterraba, laranja, pimentão vermelho, melão, manga, tomate e pêssego.

Assim, você pode bater 300ml de suco de cenoura, uma maçã verde ou vermelha e um pouco de salsinha. Dessa forma, você vai ter uma grande quantidade de vitamina A e de carotenoides que alcalinizam o sangue.

Receitas para desintoxicar os pulmões

Antes de ir dormir

Duas horas depois do jantar, é preciso beber dois copos de suco de mirtilo. Esta fruta tem muitas propriedades, entre elas está a facilidade em destruir as bactérias dos pulmões e prevenir infecções.

Por último, você deve seguir uma rotina de cuidado ou limpeza corporal e bons hábitos:

  • Dessa forma, tome um banho de vapor de 20 minutos para eliminar as toxinas do corpo através da transpiração. Acrescente 10 gotas de essência de eucalipto na água ou em uma toalha para se cobrir quando sair do banho.
  •  Saia para um espaço ao ar livre, como um parque com muitas árvores e plantas, se possível distante do centro.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Levy, J., Bosin, E., Feldman, B., Giat, Y., Miinster, A., Danilenko, M., & Sharoni, Y. (1995). Lycopene Is A More Potent Inhibitor Of Human Cancer Cell Proliferation Than Either A-Carotene Or β-Carotene. Nutrition and Cancer. https://doi.org/10.1080/01635589509514415

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.