9 relaxantes musculares naturais

Misture a pimenta caiena com um pouco de azeite de oliva e aplique sobre a área afetada. A capsaicina ajuda a tratar as dores musculares.
9 relaxantes musculares naturais
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 11 outubro, 2022

A vida atual, repleta de obrigações, estresse e trabalho sedentário cria infinitos problemas de saúde. Os músculos do pescoço, ombros e cabeça são os que mais sofrem em decorrência de horas a fio sentados na frente do computador. Algumas plantas podem ajudar como relaxantes musculares, evitando o tratamento médico.

Dores musculares sem fim

É o que gera a vida urbana atualmente. Pode-se incluir também todos os problemas decorrentes de oito ou mais horas no escritório, sem contato com o sol, uma má alimentação, postura incorreta, o peso das obrigações, contas, etc. O estresse também perturba o sono, criando mais dores e contraturas.

A dor no pescoço ou cervical, que mal permite mover a cabeça, é uma das mais comuns na atualidade. A sensação desce pelas costas, chega na lombar e vai até o quadril; enfim, todo o corpo dói. Mesmo com sessões de massagens, compressa morna ou acomodação em uma cadeira confortável, os músculos tardarão a “voltar à normalidade”, já que foram muito maltratados​​. Portanto, é possível utilizar ervas naturais como relaxantes musculares.

relaxantes musculares

Essas são geralmente consumidas em forma de chá. Além de melhorarem a condição dos músculos, também transmitem serenidade para o cérebro, estômago e todos os órgãos. Será possível descansar melhor, neutralizar as dores e ser mais eficiente.

Felizmente, existem muitos tratamentos naturais que revertem as dores musculares que nos afligem tanto, e o bom é que eles quase não têm efeitos colaterais, sendo muito mais seguros que os remédios de farmácia, embora, de fato, sua eficácia demore um pouco mais para se materializar. Se o seu desejo for viver com qualidade e sem dores, então recomendamos acrescentar essas ervas medicinais ao seu dia a dia.

Vale lembrar que é preciso manter uma dieta saudável e equilibrada, de modo que os músculos fiquem menos contraídos. É necessário consumir diariamente 1.500 mg de cálcio, 1.500 de magnésio, 99 mg de potássio e 3.000 mg de vitamina C.

Ervas medicinais servem como relaxantes musculares

Os melhores relaxantes musculares naturais

Alecrim

É uma especiaria muito utilizada na cozinha como tempero de muitos pratos. É muito benéfica para a saúde, principalmente para o relaxamento. Pode-se fazer um banho de imersão, diluindo um pouco de alecrim, para aliviar cólicas menstruais ou espasmos musculares.

O óleo essencial de alecrim serve para massagear as articulações. As compressas quentes sobre as áreas doloridas ou inflamadas reduzem os sintomas da artrite.

Valeriana

Vem sendo utilizada por centenas de anos para aliviar a tensão no pescoço e tem, por sua vez, um grande efeito sedativo para controlar a ansiedade e os distúrbios do sono. Pode-se fazer uma infusão ou chá dessa erva, e também consumir pílulas naturais, porque esta planta tem um cheiro forte e não totalmente agradável.

Camomila é dos melhores relaxantes musculares naturais

Camomila

É um “calmante por excelência”, um dos mais populares e recomendados. Trata dores musculares, transtornos menstruais, tensões, cefaleias, ansiedade, estresse, nervos, etc. Relaxa a tensão dos músculos e tem propriedades anti-inflamatórios que aliviam as câimbras. É um dos melhores relaxantes musculares naturais.

Catnip (Erva de gato)

É uma planta nativa da Europa, da família da menta, que foi plantada na América do Norte e na Ásia. É um sedativo natural e relaxante muscular. Reduz o inchaço nas articulações, alivia dores de cabeça tensionais, cura lesões dos tecidos moles, entre outras propriedades.

Pimenta caiena

É amplamente utilizada nos lares em receitas culinárias, e sua eficácia tem sido comprovada no alívio e tratamento rápido da dor causada por cãibras musculares.

Pimenta pode contribuir como um dos melhores relaxantes musculares

Rabanete

É utilizado desde tempos remotos para aliviar a tensão muscular, incluindo cólicas e dores. Compre ou faça o óleo essencial de rabanete, misturando com água quente para um banho de imersão, ou realize uma massagem.

Serpão

Planta semelhante ao tomilho, com grandes capacidades de relaxamento natural dos músculos mediante o uso de seus óleos essenciais. Pode-se consumir qualquer quantidade diariamente.

Passiflora

Também conhecida como flor de maracujá, é muito bonita de se ver e mais ainda ao descobrir todas as suas propriedades, principalmente o fato de que suas pétalas contêm agentes antioxidantes (fitoesteróis e flavonoides).

Por sua vez, tem alcaloides, óleos essenciais e outros compostos para uma ação relaxante e analgésica. É usada em casos de insônia, espasmos musculares, estresse, ansiedade, nervosismo, etc. Pode ser ingerida em forma de infusão.

Lavanda

Uma flor lilás azulada muito bonita que tem muitas propriedades para combater várias doenças ou enfermidades. O óleo da flor de lavanda, por exemplo, é conhecido como um dos mais eficazes relaxantes musculares naturais.

Massageie a área dolorida com movimentos circulares para aumentar a circulação sanguínea. Em seguida, tome um banho quente para relaxar a mente e o corpo, permitindo o descanso e a cura muscular.

Imagens cortesia de Unique Hotels, c.e. Delohery, Dennis Wong, Pato Novoa, John Athayde y Alvaro Galve.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Black CD, O’Connor PJ. Acute effects of dietary ginger on muscle pain induced by eccentric exercise. Phytother Res. 2010 Nov;24(11):1620-6.
  • Caudal D, Guinobert I, Lafoux A, Bardot V, Cotte C, Ripoche I, Chalard P, Huchet C. Skeletal muscle relaxant effect of a standardized extract of Valeriana officinalis L. after acute administration in mice. J Tradit Complement Med. 2017 Oct 12;8(2):335-340.
  • Davis JM, Murphy EA, Carmichael MD, Zielinski MR, Groschwitz CM, Brown AS, Gangemi JD, Ghaffar A, Mayer EP. Curcumin effects on inflammation and performance recovery following eccentric exercise-induced muscle damage. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2007 Jun;292(6):R2168-73.
  • Ghasemzadeh Rahbardar M, Hosseinzadeh H. Therapeutic effects of rosemary (Rosmarinus officinalis L.) and its active constituents on nervous system disorders. Iran J Basic Med Sci. 2020 Sep;23(9):1100-1112.
  • Meamarbashi A, Rajabi A. Preventive effects of 10-day supplementation with saffron and indomethacin on the delayed-onset muscle soreness. Clin J Sport Med. 2015 Mar;25(2):105-12.
  • Mehmood MH, Munir S, Khalid UA, Asrar M, Gilani AH. Antidiarrhoeal, antisecretory and antispasmodic activities of Matricaria chamomilla are mediated predominantly through K(+)-channels activation. BMC Complement Altern Med. 2015 Mar 24;15:75.
  • Park CH, Kwak YS, Seo HK, Kim HY. Assessing the Values of Blueberries Intake on Exercise Performance, TAS, and Inflammatory Factors. Iran J Public Health. 2018 Jul;47(Suppl 1):27-32.
  • Poma A, Fontecchio G, Carlucci G, Chichiriccò G. Anti-inflammatory properties of drugs from saffron crocus. Antiinflamm Antiallergy Agents Med Chem. 2012;11(1):37-51.
  • Su QS, Tian Y, Zhang JG, Zhang H. Effects of allicin supplementation on plasma markers of exercise-induced muscle damage, IL-6 and antioxidant capacity. Eur J Appl Physiol. 2008 Jun;103(3):275-83.
  • Trombold JR, Reinfeld AS, Casler JR, Coyle EF. The effect of pomegranate juice supplementation on strength and soreness after eccentric exercise. J Strength Cond Res. 2011 Jul;25(7):1782-8.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.